Encontro Inspetorial das Redes de Escolas e Obras Sociais
Encontro Inspetorial das Redes de Escolas e Obras Sociais

Encontro Inspetorial das Redes de Escolas e Obras Sociais

Em: 01/04/2022

Por: Fabio Melo

Categorias: Obras Sociais Novo Lar Blog


No dia 22, 23 e 24 de março de 2022 reuniram-se os membros das Redes de Escolas e Obras Sociais no Centro de Espiritualidade Cristo Rei em São Leopoldo. Estavam presentes os diretores institucionais e executivo de cada escola, os coordenadores de projeto das obras sociais, um coordenador pedagógico de cada escola, um representante do administrativo e os coordenadores de pastoral e educativo pastoral. O encontro tinha o objetivo de promover a articulação e a animação das obras sociais e das escolas da Inspetoria, oferecendo formação continuada, recursos e serviços estratégicos aos gestores e educadores participantes, partilhando caminhos no âmbito administrativo, pastoral e pedagógico.

No primeiro dia do encontro, após a celebração da Eucaristia, o padre Sérgio conduziu um riquíssimo momento de formação histórica sobre a primeira expedição missionária. O momento formativo partiu do sonho missionário de Dom Bosco e seus ideais para a congregação; tratou sobre o panorama das missões e os desafios da Igreja naquele momento histórico e como foi o desenrolar da missão na América Latina. O delegado da pastoral juvenil fez a motivação para bem celebrarmos os 150 da primeira missão, nesses três anos de preparação devemos nos aprofundar e replicar o conteúdo e a espiritualidade em nossas presenças.

Ainda no âmbito pastoral, o Padre Sérgio motivou a caminhada da Pastoral Juvenil para o ano de 2022, para que possam crescer em identidade carismática salesiana e caminhem em sintonia em todos os processos pastorais. O projeto do SAV (serviço de animação missionária) foi destacado pelo delegado da pastoral juvenil como prioridade de trabalho nas várias presenças. O SAV vem ser uma resposta da Inspetoria para um olhar mais atento a dimensão vocacional em nossas casas, projetando e acompanhando sistematicamente as atividades vocacionais e os vocacionados de cada presença.

O padre Renato e o sr. Marco Rippel apresentaram o projeto de sustentabilidade para os participantes do encontro, tendo em vista que o PEPS tem esse enfoque no ano de 2022. Mesmo com a solidez e a organização do plano inspetorial, salientou-se que o projeto de sustentabilidade será construído em cada unidade, contando com a coparticipação e colaboração dos gestores locais. Nos dois dias seguintes do encontro, os participantes se dividiram nas redes específicas, para refletir, avaliar e planejar as atividades na RSB-Social e RSB-Escolas.

Comentar