Prefeitura realiza primeiro encontro do projeto Trilhas no Centro Educacional Dom Bosco
Prefeitura realiza primeiro encontro do projeto Trilhas no Centro Educacional Dom Bosco

Prefeitura realiza primeiro encontro do projeto Trilhas no Centro Educacional Dom Bosco

Em: 28/04/2023

Por: Centro Educacional Dom Bosco

Categorias: Portal Notícia


A prefeitura de Joinville realizou na última quarta-feira, 25, o primeiro encontro do programa Trilhas da Educação. A reunião ocorreu no Centro Educacional Dom Bosco (CEDB) de Joinville e teve o objetivo de formação e orientação das instituições parceiras. São elas: CEDB, Senac, Instituto Priscila Zanetti, Instituto Esperança e ABC do Esporte.

O programa Trilhas da Educação, implantado em agosto de 2022, é uma inciativa da Prefeitura de Joinville que visa dar educação para os alunos em tempo integral. De acordo com Juliana da Silva Alano, 37, responsável pelo projeto, 856 jovens são atendidos atualmente. Ela ainda afirmou que a meta é ampliar para 1500 alunos até o final deste ano.

“São crianças que poderiam estar na rua e que hoje a gente traz pra educação”, relatou a profissional. Ela explicou que a ideia veio da necessidade de um espaço para acolher os alunos no contraturno escolar, já que as escolas não teriam essa capacidade. Com o projeto, os jovens vão para a instituição, antes ou a após as aulas, e recebem apoio pedagógico, alimentação e participam de atividades complementares.

Juliana ainda elogiou a participação do Centro Educacional no programa. Para ela, o jovem encontra no Dom Bosco a atenção, o apoio e o cuidado que muitas vezes não encontra em casa. “Muitos tem o pai, a mãe, o irmão, que já foi preso ou que está preso neste momento. A gente tem situações em que o aluno ficava o dia inteiro jogado na rua e aqui ele está recebendo alimentação, apoio, olhar… Então, a importância do Dom Bosco no programa Trilhas é imensa”, afirmou.

Também foi proporcionado um momento de bate-papo com a psicóloga Andreza Kostetzer, funcionária do Senac, sobre “Comunicação Assertiva”. O encontro ocorreu pela manhã e reuniu cerca de 50 profissionais.

Comentar