Presença Salesiana de Joinville participa do XVII Congresso do Sistema Preventivo de Dom Bosco em Curitiba
Presença Salesiana de Joinville participa do XVII Congresso do Sistema Preventivo de Dom Bosco em Curitiba

Presença Salesiana de Joinville participa do XVII Congresso do Sistema Preventivo de Dom Bosco em Curitiba

Em: 03/10/2022

Por: Thiago Caminada

Categorias: Obras Sociais Joinville Noticias


Nos dias 23 e 24 de setembro, na cidade de Curitiba, ocorreu o XVII Congresso do Sistema Preventivo de Dom Bosco. Com o tema: “Da mihi animas” o XVII Congresso se propôs a aprofundar na espiritualidade de São Francisco de Sales.
A recepção das delegações de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul foram recepcionadas na Paróquia São Cristóvão. Pela primeira vez participando do Congresso, as Filhas de Maria Auxiliadora, ramo feminino dos Salesianos de Dom Bosco, enviaram sua delegação. Também estavam presentes o Inspetor P. Gilson Marcos da Silva, SDB a Inspetora das Filhas de Maria Auxiliadora Ir. Nilza Fátima de Moraes, FMA e o conselheiro Cone da América Latina Padre Gabriel Romero, SDB.
Três conferencistas foram os responsáveis pelas conduções temáticas nos dois dias: Pe. Tarcizio Odelli, SDB, Pe. Aldino Kiesel, Oblato de São Franciso de Sales, e Maria Teresa Rosa, bacharel em teologia da comunidade Salesiana de Dom Bosco na cidade de São José dos Campos –SP.
No primeiro dia tratou-se do contexto histórico em que vivia São Francisco de Sales assim como o pensamento do Doutor da Igreja.
Houveram oficinas, onde grupos menores puderam ouvir a partilhar sobre a profunda ligação entre São Francisco de Sales e São João Bosco, dando a todos a oportunidade de conhecer as realidades diversas e vivência do carisma de cada instituição nas diferentes Inspetorias Salesianas.
Na conclusão do primeiro dia, a comunidade salesiana se uniu a Comunidade Ucraniana Greco-Católica numa corrente de oração pela paz no mundo e o fim da guerra.
O segundo dia contou com a conferência sobre o chamado universal à santidade e o acompanhamento espiritual, ideias inerentes a todas as Obras Salesianas.
-“Estudar São Francisco de Sales me fez cair a ficha sobre muitas coisas que não tinham ficado muito claras para mim sobre a espiritualidade de Dom Bosco” – relata uma das participantes da delegação de Joinville.
E esse sentimento de completude permeou todo o congresso, lançando muita luz sobre a vida de Dom Bosco através dos relatos da vida de São Francisco de Sales. Entender melhor o “Doutor Amoroso” é um meio de seguro de compreender mais a pedagogia do amor de Dom Bosco. Pode-se dizer que o congresso, embora não esgote o tema, teve muito sucesso em reapresentar aos Salesianos de Dom Bosco aquele que inspirou o seu fundador: São Francisco de Sales.
São Francisco de Sales e São João Bosco: Rogai por nós!

Danyel de Leão

Comentar