ProfissAí: 1ª Feira de Profissões e Mercado de Trabalho
ProfissAí: 1ª Feira de Profissões e Mercado de Trabalho

ProfissAí: 1ª Feira de Profissões e Mercado de Trabalho

Em: 25/10/2023

Por: Colégio Dom Bosco Santa Rosa

Categorias: Ensino Santa Rosa Notícia


Idealizada pela professora Bruna Hohm, da disciplina de Projeto de Vida, a feira contou com a parceria de faculdades e profissionais da região de Santa Rosa-RS

Dentre todas as pressões da adolescência, escolher uma carreira é talvez a maior delas. Durante o Ensino Médio, os estudantes são encaminhados para a decisão de qual faculdade fazer, em qual universidade, qual especialização e que rumo dar para a própria existência. É bastante coisa para uma época já cheia das mais variadas emoções.

Fornecer um espaço seguro de experimentação e aprendizagem é um dos objetivos do Novo Ensino Médio, plenamente implantado no Colégio Dom Bosco desde o ano passado. Pioneiro nas atualizações e propostas, o colégio deu um passo à frente, então, trazendo os profissionais para dentro da sala de aula, diretamente em contato com os estudantes.

Idealizado pela professora Bruna Hohm, responsável pela disciplina de Projeto de Vida, o ProfissAí – 1ª Feira de Profissões e Mercado de Trabalho, reuniu diversos profissionais e empresas locais, oferecendo orientação de maneira gratuita para os estudantes dos três anos do Ensino Médio da instituição. “São espaços pensados para promover debates que façam os estudantes pensarem na vida adulta de forma real, com coisas que podem acontecer no dia a dia e com necessidades do mercado de trabalho”, explica a professora Bruna. “Queremos dar a oportunidade para que eles possam perceber como é importante dominar técnicas e aprender a se relacionar com outras pessoas no ambiente de trabalho.”

Foram 16 ofertas de oficinas com os temas de: alimentação biofortificada, bordado, confeitaria, engenharia civil, fotografia, ilustração, jardinagem, jornalismo, marcenaria, mídias corporativas, moda, pintura, primeiros socorros, saboaria, robótica e treino. Fema, Unijuí e Sicredi participaram com oficinas, estandes de apoio e orientação vocacional durante o dia. O Cartório Eleitoral também foi um dos parceiros e permitiu aos estudantes tirarem seu título de eleitor. Terceirão e Ervateira Rei Verde forneceram lanches e material para o chimarrão, complementando o clima festivo da feira.

A professora Angela Hofmeister, coordenadora do Ensino Médio, acompanhou de perto as oficinas e também aproveitou para desenvolver novas habilidades. “Adorei, uma experiência incrível, incrível, adorei. E descobri que sou uma ótima bordadeira”, conta ela.

As amigas Ana Clara Simonetto, Valentini Popp e Camila Hamoui, do 2º Ano A, aproveitaram bastante o dia e se dividiram entre várias oficinas. “Eu fiz de confeitaria, primeiros socorros, saboaria e fotografia e achei muito interessante poder fazer coisas além do que já fazemos na sala de aula”, comenta Ana Clara. “Também nos dá uma perspectiva do que queremos escolher para o nosso futuro, nos dá uma ideia prática do nosso projeto pessoal de vida.”

A Valentini se interessou bastante pela oficina de marcenaria, já pensando nos planos de morar sozinha durante a faculdade. “São coisas que vamos levar para a vida, coisas que podemos fazer e são simples, mas no primeiro momento parecem monstros! Me sinto até um pouco mais preparada para a vida”, brinca Valentini.

O primeiro ProfissAí foi uma experiência nova dentro do colégio e trouxe resultados positivos entre estudantes e famílias, dando espaço para planejar próximas edições ainda mais desenvolvidas, com mais oportunidades de oficinas.

“Esse ano foi quase experimental, com um objetivo e muita força de vontade”, conclui a professora Bruna. “Esperamos que as próximas edições sejam ainda maiores, com muito mais participação de profissionais e alunos.”

As fotos do evento foram produzidas pelos alunos da oficina de jornalismo: Bruna Reghelin, Cauã Maders, Daniel Gaviraghi, Júlia Peters, Luiza Roehrs, Luna Wagner, Mariana Santos, Sofia Ames, Valentina Braun.

Comentar