Quais os passos para ser um salesiano
Quais os passos para ser um salesiano

Quais os passos para ser um salesiano

Em: 02/08/2022

Por: raphael

Categorias: Vocacional Blog


Os Salesianos têm mais de 160 anos de história. Durante esse tempo, muitas vocações corresponderam ao chamado do Senhor servindo à Igreja e a comunidade por meio desse carisma, muitos no altar, como um padre salesiano. 

O sacerdote ou irmão salesiano recebe um chamado específico do Senhor e o aceita com alegria. Assim, dedica a sua vida para evangelizar e seguir os passos do fundador Dom Bosco. 

Leia mais: História de Dom Bosco

Para ser um salesiano, o vocacionado tem que cumprir algumas etapas na congregação. Dessa maneira, o seu processo de discernimento é minucioso. 

As fases são específicas e envolvem encontros com outros vocacionados, experiência comunitária e acompanhamento religioso e psicológico. 

Além disso, precisa assumir a missão de ser sinal e portador do amor de Deus aos jovens, especialmente os mais carentes. Afinal de contas, Dom Bosco já dizia que “Deus colocou-nos no mundo para os outros”. 

Quero ser um salesiano. O que devo fazer?

O primeiro passo é conhecer e identificar-se com o carisma salesiano. Assim, também estar disposto a cumpri-lo durante toda a sua vida, sempre com alegria, amor e dedicação. Para ter esse entendimento e discernimento sobre o carisma, o candidato passará por um acompanhamento vocacional durante um ano. 

Porém, essa fase de decisão pode ser antecipada ou prorrogada dependendo do vocacionado, ou da congregação.

Nesse tempo o vocacionado passará por encontros com outros jovens que também estão em processo de discernimento, viverá uma experiência na comunidade e terá atendimentos especializados psicológicos e espirituais. 

As etapas de formação servem para preparar o vocacionado para vida religiosa e para discernir se é esse mesmo o caminho que quer seguir. Além disso, em cada fase ele tem um aprofundamento no carisma e nos aspectos fundamentais da congregação salesiana.

Leia mais: Curiosidade sobre os Salesianos

Se depois do período de discernimento, o desejo de ser um padre salesiano permanecer no seu coração e a congregação aceitar a sua entrada, segue para as outras fases. E então, a próxima etapa de formação é o Aspirantado. 

Aspirantado 

Durante o Aspirantado, os jovens passam a morar na casa salesiana de Curitiba/PR, ou em outra casa salesiana se assim a formação exigir. 

Vivendo o cotidiano da vida comunitária e da oração, também fazem a experiência pastoral em meio à juventude. Essa fase dura um ano.

Leia mais: Será que sou chamado para a vocação religiosa?

Pré-Noviciado 

Esse período é considerado propriamente o início da caminhada para se tornar um padre salesiano. 

Durante um ano, o jovem mora na casa salesiana de São Carlos/SP. Nessa etapa dedicam-se à formação humana e psicológica preparando-se para o Noviciado.

Noviciado

O Noviciado é uma etapa muito especial na formação de qualquer seminarista, inclusive do futuro padre salesiano. Nessa etapa os candidatos se aprofundam na vida de Dom Bosco. 

Durante esse período, recebem um acompanhamento especial do Mestre de Noviços em todos os aspectos da sua vida e missão:  estudos,  acompanhamento espiritual,  atividades pastorais, vida comunitária e de oração.

Ao concluir o ano do Noviciado, os candidatos fazem a primeira profissão religiosa com os votos de: pobreza, castidade e obediência. Como religiosos, se comprometem a entregar a vida para Deus em favor da juventude. 

Essa etapa também tem duração de um ano e a residência fica em Jaboatão dos Guararapes?PE. 

Pós-Noviciado 

No Pós-Noviciado o candidato permanece seguindo os compromissos que firmou na etapa anterior, sempre com alegria e fidelidade. 

Essa etapa tem a duração de 3 anos e é o período onde os candidatos se dedicam ao curso de Filosofia, dando enfoque na integração: fé, cultura e vida.

A casa de formação do Pós-Noviciado é no Instituto São José, em Lorena-SP.

Padre salesiano e o Tirocínio

A fase seguinte de formação para ser um padre salesiano é a Tirocínio. Nessa etapa os jovens são enviados para comunidades apostólicas para viver com mais profundidade tudo que aprenderam nos anos anteriores.

Assim, durante dois anos, os formandos servem nas casas de formação, colégios, obras sociais, e em qualquer outra obra Salesiana. Essa fase é muito importante, pois é o momento da prática, de colocar a serviço da comunidade tudo o que aprendeu por seis anos. 

É o momento de doar-se a Deus na prática do carisma salesiano. 

Ser um padre salesiano: a decisão 

Após concluir os dois anos de Tirocínio, o candidato deve escolher se quer de fato se tornar um padre salesiano ou permanecer com um irmão salesiano. 

Os que optam pelo caminho de um irmão religioso, são enviados ao Centro Salesiano de Formação na Guatemala para estudar Teologia Pastoral. 

Já os que se sentem chamados ao sacerdócio passam a estudar Teologia no Instituto Pio XI, em São Paulo-SP. 

Ao final dessa etapa, que leva quatro anos, os seminaristas finalmente recebem o sacramento da Ordem, tornando-se diáconos transitórios e posteriormente presbíteros.

Vivendo como salesiano 

Ser salesiano é tomar para si o compromisso de viver pautado na pedagogia de Dom Bosco de educar-evangelizando e evangelizar-educando, carregando consigo a razão, a religião e o amor. 

A ação pastoral do padre salesiano é estar entre os jovens ouvindo confissões, ministrando sacramentos e celebrando missa. Além disso, também cabe a ele acolher os jovens no cotidiano e ensiná-los a evangelizar. 

Leia mais: como um padre salesiano pode ajudar a juventude

São muitas as funções e obrigações do padre salesiano perante à juventude. Mas também muitas alegrias e graças. Compartilhar os momentos do cotidiano da vida salesiana, levam outras pessoas a ouvirem os chamados de Deus, esse também é um papel do sacerdote salesiano. 

Se você ama a juventude e se vê dedicando a sua vida para ela, assim como Dom Bosco, venha viver uma experiência salesiana. Conheça a nossa ação pastoral de perto e visite as nossas casas. Estamos de braços abertos esperando por você!

Comentar