Qual o sentido da vida?
Qual o sentido da vida?

Qual o sentido da vida?

Em: 02/05/2022

Por: raphael

Categorias: Sem categoria


Quantas vezes nos perguntamos qual o sentido da vida? Ou ainda: qual a razão da nossa existência? Por que existimos neste tempo da história?

Encontrar respostas para tais questionamentos, nem sempre acontecerá fora de nós, mas olhando para o nosso interior.

Preparamos algumas dicas que podem nos ajudar a descobrir qual o sentido da nossa vida e como podemos ter mais razões para vivê-la.

Tenha propósitos e mais sentido de vida

Os propósitos preenchem a nossa vida de sentido, pois nos dão direção e clareza acerca do que queremos. Uma vida com propósitos se torna cheia de sentido, não por ser mais ou menos útil, mas por viver o que o coração deseja.

Quando a vida não tem tantos propósitos ou quando não é tão claro aquilo que queremos, podemos cair num vazio existencial.

Nesses momentos nos perguntamos qual o sentido da nossa vida, porque sentimos que não estamos cumprindo nossos propósitos.

Quando lutamos para viver e conquistar aquilo que queremos, inclusive os nossos sonhos, nos sentimos mais vivos.

Parar um pouco para pensar o que nós queremos ser, fazer e ter, nos ajuda a definir bem nossa caminhada. Desse modo, conhecemos melhor a direção e o sentido para onde estamos indo.

A vida vocacional é um dos modos que Deus nos deu para encher a nossa vida de sentido de vida. Já pensou em descobrir a sua vocação dentro da Igreja? Conheça a Família Salesiana. Clique aqui e saiba mais.

Abrace sua missão pessoal

Ter claro nossos propósitos pode ser algo bastante interessante no processo de entendimento do sentido da nossa vida. No entanto, descobrir a nossa missão pessoal pode ser melhor ainda.

Assim, a nossa missão pessoal, como o nome já diz, é algo com que nos identificamos e sentimos que precisamos realizar.

Sendo assim, essa missão pode estar ligada a uma questão profissional, vocacional, caritativa ou a outras coisas.

Dessa forma, existem pessoas que descobriram sua missão pessoal vivendo sua profissão no dia a dia.

Por exemplo, um médico oncologista que entende que o sentido da sua vida é salvar pessoas com câncer. Isso lhe dá sentido para cada plantão, especializações, férias e para toda sua vida.

Quando descobrimos a nossa missão pessoal, temos mais sentido para viver cada momento da nossa vida.

Tenha atitudes transformadoras

Outro fator que pode nos ajudar a ter mais sentido de viver são as nossas atitudes transformadoras.

Quando fazemos algo que, de algum modo, transforma positivamente algo ou alguém, sentimos que nossa vida tem mais sentido.

Experimentar que realizamos algo que fez diferença no mundo, é bastante realizador.

Portanto, escolher ações e atitudes transformadoras mudam a realidade para melhor, nos faz descobrir o sentido da nossa vida.

Aumente seu sentido de vida ajudando o próximo

A caridade com o próximo é uma das coisas que mais nos fazem ter razão para viver. Dar dignidade ao outro, socorrê-lo em um momento difícil, nos faz sentir que, de algum modo, contribuímos com a vida de alguém.

Por exemplo, a experiência de ajudar alguém, em um momento difícil, e perceber o quão importante foi nossa ajuda é muito gratificante.

Saber que podemos fazer a diferença na vida do nosso próximo é espetacular.

Não tem como não sentir que nossa vida tem sentido ao olharmos nos olhos de um pobre que recebe comida das nossas mãos. Ou ainda, estar ao lado de um amigo que  socorremos em um momento difícil da sua vida.

Quanto mais fazemos o bem, caridade e ações sociais que impactem as pessoas, mais encontramos sentido para nossa existência.

Existe um sentido além

Pela fé, podemos afirmar que existe algo que ainda não vimos. Vivemos a nossa vida terrena pensando na que nos foi preparada por Deus, na eternidade.

A força da fé nos faz olhar além e colocar o sentido de tudo na pátria celeste onde iremos habitar.

A fé inclusive oferece bastante conteúdo para a razão da nossa existência, principalmente nos momentos mais desafiantes da nossa história. Ela nos faz acreditar que os sofrimentos do tempo presente não se comparam a glória que está por vir.

Portanto, a fé nos oferece um sentido fundamental em nossas vidas. Faz-nos acreditar de onde viemos, porque existimos e para onde partiremos ao fim da vida.

Nossa existência não deveria ser considerada como um fruto do acaso, mas um mistério do criador com uma missão neste mundo.

Um grande pensador do sentido da vida, Viktor Frankl, afirma que:

“Nada proporciona melhor capacidade de superação e resistência aos problemas e dificuldades em geral do que a consciência de ter uma missão a cumprir na vida.”.

Ter sentido de vida nos ajuda a viver com mais qualidade e coragem. Nossa missão se torna mais clara e vivemos com mais paixão.

Comentar