Querigma e catequese, qual a diferença?
Querigma e catequese, qual a diferença?

Querigma e catequese, qual a diferença?

Em: 11/07/2023

Por: raphael

Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia


Querigma é uma palavra grega “Kerygma” que significa ‘anúncio’. Na antiguidade, os imperadores proclamavam notícias, em voz alta, nas praças públicas para o povo. Com a chegada do cristianismo, o sentido da palavra direcionou-se para a proclamação da mensagem de Cristo.

E o Papa Francisco descreve bem a primeira proclamação que a pessoa escuta:

“Jesus Cristo ama-te, deu a sua vida para te salvar, e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar” (Evangelii Gaudium 164).

Logo, querigma é a proclamação do primeiro anúncio, do centro da fé cristã, da mensagem mais importante de todas:

Cristo nasceu, viveu, morreu e ressuscitou por cada pessoa humana a fim de nos libertar para sempre do pecado.

Mas e sobre a catequese? Não é o anúncio de Cristo que acolhemos na catequese, não seria ela o mesmo que querigma? Realmente, são parecidas, querigma e catequese se complementam, porém não são iguais.

E a fim de que nossa vida cristã faça as passagens devidas, ou seja, passe do primeiro anúncio para o compromisso com o Reino de Deus, vamos explicar qual a diferença entre esses dois conceitos. 

O que é querigma

Observe: caso você fosse apresentar Jesus para alguém, o que você diria? Falaria sobre a Missa? Sobre os dez mandamentos? Sobre os dogmas da Igreja? Todos esses assuntos são importantes, porém são consequências da fé, porque primeiro se crê para então seguir.

Aí entra o querigma como a mensagem central da fé cristã. Ele se preocupa em anunciar a decisão de Deus em salvar toda a humanidade com a morte e a ressurreição de Jesus (cf. Rm 16,25; 1Cor 1,21; 15,3-5), fala sobre o amor, a fé, a salvação, a vida nova em Cristo.

Sendo assim, esse primeiro anúncio contém o essencial, ou seja, ele proclama a mensagem principal da iniciação cristã, o que celebramos todos os anos na semana santa: Cristo viveu, morreu e ressuscitou para nossa salvação. 

Portanto, querigma é o passo inicial do caminho cristão e ele acontece a qualquer momento da vida, não há idade para anunciar a fé para alguém, mas a oportunidade certa. E quando a pessoa aceita o querigma, começa a caminhada rumo ao conhecimento.

Podemos, então, concluir que o querigma está no início, é a primeira mensagem feita e a mais importante, porque conta a história do amor de Deus por nós; isso é a base para alguém ir adiante, conhecer a doutrina e comprometer-se com a fé, os irmãos e a Igreja. 

Querigma é o mesmo que catequese?

Sendo o querigma o primeiro anúncio da vida de Cristo para alguém, a catequese chega para aprofundar esse anúncio. A finalidade da catequese é exatamente esta: 

“Levar a pessoa a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo. Conduz à entrega do coração a Deus, à comunhão com a Igreja, corpo de Cristo, e à participação em sua missão” (CIC – 426-429).

Tanto o querigma como a catequese têm seus fundamentos na Palavra de Deus; cada uma tem sua finalidade, método e público-alvo; e a catequese se dedica em conduzir a pessoa ao conhecimento de Cristo e torná-la um filho(a) de Deus a serviço do Reino.

Para isso, existem documentos próprios, orientações na Igreja, reuniões, orações; o próprio catecismo da Igreja é o documento para a catequese, porque lá explica tudo sobre os sacramentos, a vocação, o serviço ao outro e à Igreja, com detalhes e bem organizado.

Assim, a catequese ajuda o cristão a amadurecer sua fé à medida em que ele cresce em idade e no conhecimento de Deus; ela é a passagem da infância na fé para a vida adulta, é quando o cristão assume: eu creio e sigo esse Mestre. Ele é o Senhor da minha vida.

Leia também: Qual o passo a passo para crescer na oração?

Agora, tudo ficou mais claro!

Após as explicações, é possível compreender a importância e a diferença entre querigma e catequese. Provavelmente, em sua paróquia, existem a pastoral do acolhimento e a pastoral da catequese, as duas são importantes, mas acontecem de maneiras diferentes!

Assim é com o querigma e a catequese. Enquanto a proclamação querigmática é o primeiro anúncio; a catequese é o anúncio progressivo e sistemático da fé. 

Ou seja, o querigma é a porta de entrada, assim como a pastoral da acolhida. Já a catequese explica porque acolhemos tão bem, quais os fundamentos da nossa vida!

E para que as duas ações aconteçam realmente como oferta da salvação, é preciso que o anunciador esteja atento e identifique quem é o alvo de sua evangelização, as inquietações, o que a pessoa busca para saber como ajudar. 

Quem está ao seu lado agora precisa de querigma ou de catequese? Qualquer que seja a resposta à necessidade do outro, o ponto de partida é sempre o amor de Deus provado na Cruz e eternizado na Eucaristia.  

Aproveite e baixe o seu: Infográfico: Vida Paroquial: 6 características de quem vive

Comentar