

Querigma e catequese, qual a diferença?
Em: 11/07/2023
Por: raphael
Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia
Querigma é uma palavra grega “Kerygma” que significa ‘anúncio’. Na antiguidade, os imperadores proclamavam notícias, em voz alta, nas praças públicas para o povo. Com a chegada do cristianismo, o sentido da palavra direcionou-se para a proclamação da mensagem de Cristo.
E o Papa Francisco descreve bem a primeira proclamação que a pessoa escuta:
“Jesus Cristo ama-te, deu a sua vida para te salvar, e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar” (Evangelii Gaudium 164).
Logo, querigma é a proclamação do primeiro anúncio, do centro da fé cristã, da mensagem mais importante de todas:
Cristo nasceu, viveu, morreu e ressuscitou por cada pessoa humana a fim de nos libertar para sempre do pecado.
Mas e sobre a catequese? Não é o anúncio de Cristo que acolhemos na catequese, não seria ela o mesmo que querigma? Realmente, são parecidas, querigma e catequese se complementam, porém não são iguais.
E a fim de que nossa vida cristã faça as passagens devidas, ou seja, passe do primeiro anúncio para o compromisso com o Reino de Deus, vamos explicar qual a diferença entre esses dois conceitos.
O que é querigma
Observe: caso você fosse apresentar Jesus para alguém, o que você diria? Falaria sobre a Missa? Sobre os dez mandamentos? Sobre os dogmas da Igreja? Todos esses assuntos são importantes, porém são consequências da fé, porque primeiro se crê para então seguir.
Aí entra o querigma como a mensagem central da fé cristã. Ele se preocupa em anunciar a decisão de Deus em salvar toda a humanidade com a morte e a ressurreição de Jesus (cf. Rm 16,25; 1Cor 1,21; 15,3-5), fala sobre o amor, a fé, a salvação, a vida nova em Cristo.
Sendo assim, esse primeiro anúncio contém o essencial, ou seja, ele proclama a mensagem principal da iniciação cristã, o que celebramos todos os anos na semana santa: Cristo viveu, morreu e ressuscitou para nossa salvação.
Portanto, querigma é o passo inicial do caminho cristão e ele acontece a qualquer momento da vida, não há idade para anunciar a fé para alguém, mas a oportunidade certa. E quando a pessoa aceita o querigma, começa a caminhada rumo ao conhecimento.
Podemos, então, concluir que o querigma está no início, é a primeira mensagem feita e a mais importante, porque conta a história do amor de Deus por nós; isso é a base para alguém ir adiante, conhecer a doutrina e comprometer-se com a fé, os irmãos e a Igreja.
Querigma é o mesmo que catequese?
Sendo o querigma o primeiro anúncio da vida de Cristo para alguém, a catequese chega para aprofundar esse anúncio. A finalidade da catequese é exatamente esta:
“Levar a pessoa a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo. Conduz à entrega do coração a Deus, à comunhão com a Igreja, corpo de Cristo, e à participação em sua missão” (CIC – 426-429).
Tanto o querigma como a catequese têm seus fundamentos na Palavra de Deus; cada uma tem sua finalidade, método e público-alvo; e a catequese se dedica em conduzir a pessoa ao conhecimento de Cristo e torná-la um filho(a) de Deus a serviço do Reino.
Para isso, existem documentos próprios, orientações na Igreja, reuniões, orações; o próprio catecismo da Igreja é o documento para a catequese, porque lá explica tudo sobre os sacramentos, a vocação, o serviço ao outro e à Igreja, com detalhes e bem organizado.
Assim, a catequese ajuda o cristão a amadurecer sua fé à medida em que ele cresce em idade e no conhecimento de Deus; ela é a passagem da infância na fé para a vida adulta, é quando o cristão assume: eu creio e sigo esse Mestre. Ele é o Senhor da minha vida.
Leia também: Qual o passo a passo para crescer na oração?
Agora, tudo ficou mais claro!
Após as explicações, é possível compreender a importância e a diferença entre querigma e catequese. Provavelmente, em sua paróquia, existem a pastoral do acolhimento e a pastoral da catequese, as duas são importantes, mas acontecem de maneiras diferentes!
Assim é com o querigma e a catequese. Enquanto a proclamação querigmática é o primeiro anúncio; a catequese é o anúncio progressivo e sistemático da fé.
Ou seja, o querigma é a porta de entrada, assim como a pastoral da acolhida. Já a catequese explica porque acolhemos tão bem, quais os fundamentos da nossa vida!
E para que as duas ações aconteçam realmente como oferta da salvação, é preciso que o anunciador esteja atento e identifique quem é o alvo de sua evangelização, as inquietações, o que a pessoa busca para saber como ajudar.
Quem está ao seu lado agora precisa de querigma ou de catequese? Qualquer que seja a resposta à necessidade do outro, o ponto de partida é sempre o amor de Deus provado na Cruz e eternizado na Eucaristia.
Aproveite e baixe o seu: Infográfico: Vida Paroquial: 6 características de quem vive
Buscar
Posts Recentes

Obra Social investe mais de 300 mil reais em energia solar
Ler mais

Desperta Aí: Encontro Vocacional Reúne 150 Jovens para Projetar a Vida
Ler mais

Educanda elabora poesia em gratidão ao CEDB
Ler mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ ATENDE JOVENS COM DEFICIÊNCIA
Ler mais

Falece Isabel Artime García, Mãe do Reitor-Mor, P. Ángel.
Ler mais

Volta às aulas 2023 📚
Ler mais

Início das atividades do Programa Educando para a Vida
Ler mais

Formação continuada do Parque Dom Bosco
Ler mais

P. Sérgio Ramos de Souza nomeado Vice-Inspetor
Ler mais

Esporte e brincadeiras marcam colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Festa de Natal 2022
Ler mais

Entrega dos Certificados do curso Geração 2030
Ler mais

Auto de Natal encanta famílias
Ler mais

Parque Dom Bosco recebe certificação do Selo Social ciclo 2021/2022
Ler mais

Mostra de Talentos Parque Dom Bosco
Ler mais

Expo Geração 2030
Ler mais

Faculdade Dom Bosco promove exposição Territórios Religiosos
Ler mais

Reitor-Mor dos Salesianos é cardeal para toda Igreja
Ler mais

Reitor-Mor dos Salesianos receberá título de cardeal no sábado
Ler mais

Comemoração do aniversário do Padre Assis
Ler mais

Setembro Amarelo no Parque Dom Bosco
Ler mais