Santos Salesianos como padrinhos dos jovens
Santos Salesianos como padrinhos dos jovens

Santos Salesianos como padrinhos dos jovens

Em: 03/05/2023

Por: raphael

Categorias: Vocacional Blog


A família salesiana foi agraciada pela Providência Divina com vários irmãos e irmãs, que pertenceram em vida aos Salesianos e hoje, contemplando a face de Deus, foram elevados às honras dos altares. 

São santos, beatos, servos de Deus e veneráveis, verdadeiros exemplos para nós que ainda caminhamos peregrinos nessa terra. Desse modo, assumem a intercessão sobre a missão salesiana no mundo, em especial pelos jovens. 

Portanto, os santos salesianos são como padrinhos para os jovens. Padrinhos, são aqueles que acompanham nossos passos no caminho da fé, do nosso próprio itinerário de santidade.

A biografia dos santos salesianos inspiram, motivam, encorajam e nos apresentam que é possível, sim, também a cada jovem aspirar à vida santa. Apresentamos, portanto, um resumo da história de alguns dos santos salesianos mais populares entre a juventude, para motivar você nesse caminho. 

Confira!

Dom Bosco, pai da família Salesiana, amante da juventude

Nascido em uma família humilde de Turim, aos 2 anos de idade Dom Bosco perdeu seu pai. No entanto, teve sua piedosa mãe como referência de fé e amor a Jesus. 

Ousado e decidido, entrou no seminário muito jovem, sendo ordenado sacerdote com 26 anos, fazendo-se tudo para todos. Desse modo, procurou aproximar-se, amar e evangelizar os jovens pobres da periferia. Fundou assim os oratórios tornando-se um poderoso instrumento da Graça de Deus na vida da juventude de Turim. 

Sua vida inspira, ainda hoje, jovens no mundo inteiro que se entregam pela evangelização de outros jovens, por meio da família Salesiana. 

Saiba mais baixando gratuitamente o Ebook “Dá-me almas” – A História de Dom Bosco 

Laura Vicuña, uma vida pela salvação da família 

A quê uma jovem de 12 anos estaria disposta se descobrisse que a alma de sua mãe estava em risco? A beata Laura Vicuña entregou a Deus sua vida a fim de que sua mãe, que vivia em uma união livre com um homem, o abandonasse e deixasse o pecado. 

A aluna do colégio das Filhas de Maria Auxiliadora foi socorrida quando desmaiou ao ouvir na aula de religião que Deus não se agrada dos que viviam em união livre sem se casar. Por isso, foi impelida pelo Espírito Santo a oferecer o sacrifício de si mesma, a fim de que sua mãe abandonasse a vida errada. 

Nos últimos dias de vida dizia repetidamente: “Senhor que eu sofra tudo o que Vos pareça bem, mas que minha mãe se converta e se salve”. Sua mãe, profundamente tocada, arrepende-se, busca a confissão e abandona o companheiro, em vista da sua salvação.  

Domingos Sávio: “Antes morrer do que pecar!” 

Domingos Sávio brilhou no céu dos salesianos muito cedo. Sua história marca a juventude salesiana. 

Contam os altos da história que estava Domingos jogando bola com seus colegas do oratório quando foi perguntado sobre o que faria se Jesus o chamasse naquele momento. Surpreendendo a todos, Sávio  afirmou que continuaria jogando bola. Afinal, sua consciência limpa de ter amado a Deus e aos seus irmãos com todo o coração o assegurava de que ali era o lugar que deveria ser encontrado pelo Senhor. 

Além disso, testemunhou com uma frase que marca a vida de jovens do mundo inteiro: “Antes morrer do que pecar!”. Com sua tenra idade soube discernir e escolher entre o bem e o mal, entendeu que a verdadeira alegria e juventude nesta vida consiste na santidade.  

Alexandrina da Costa, jovem e mística

No auge de sua juventude, Alexandrina de Balasar, para defender sua castidade, saltou de 4m de altura, o que a marcou na sua condição física permanentemente. Buscou uma vida austera e piedosa, pedindo a Jesus por sua cura. 

No entanto, depois de um longo caminho encontrou na aceitação da vontade de Deus sua resignação e seu itinerário de santidade. Passou mais de 30 anos acamada e ali viveu profundas experiências de amor, sofrimento, piedade e caridade. 

Em 1944, Alexandrina inscreveu-se na União dos Cooperadores Salesianos. Quis colocar o diploma de Cooperadora “num lugar onde pudesse tê-lo sempre debaixo dos olhos”, para colaborar com a sua dor e as suas orações na salvação das almas, sobretudo juvenis. Rezou e sofreu pela santificação dos Cooperadores do mundo inteiro.

Encontramos nela, uma madrinha de oração e testemunho pelos jovens que sofrem enfermidades físicas e psíquicas. 

Santos que inspiram e intercedem 

A juventude salesiana conta com uma imensa “nuvem de testemunhas” que viveram intensamente sua vocação e buscaram a santidade. Nomes como Alberto Marvelli, os CINCO JOVENS ORATORIANOS MÁRTIRES Kesy Franciszek, Edoardo Klinik, Jarogniew Wojciechowski, Ceslao Józwiak e Edoardo Kazmierski; e tantos outros testemunham que é possível ser santo sem deixarmos de ser jovens. 

Portanto, peçamos sua intercessão e cada um tomemos por direção à santidade! Sejamos fiéis ao projeto de Amor do Pai para cada um de nós. 

Baixe agora mesmo nosso Ebook Salesianos e Juventude, modelo de serviço e oração e aprofunde-se ainda mais. 

Comentar