

Será que sou chamado para vocação religiosa?
Em: 22/02/2022
Por: comunicacao
Categorias: Vocacional Blog
Descobrir se somos chamados a uma vocação religiosa como nosso lugar neste mundo, ou ainda para que fomos criados e qual a nossa missão, é algo que várias pessoas desejam descobrir. Em especial, os jovens.
Para discernir um chamado à vida religiosa, precisamos ter coragem e disposição de coração. Para escutarmos a voz de Deus e o seu chamado, nosso coração precisa ser dócil.
Preparamos este post, com dicas e informações que podem te ajudar a começar a trilhar um caminho de discernimento
Seja sincero e verdadeiro para discernir sua vocação
A primeira coisa importante dentro de um processo de descoberta vocacional é a verdade acerca dos sentimentos e motivações. Contudo, a sinceridade, dentro do processo, ajuda a ter mais clareza acerca do possível chamado a uma vocação religiosa.
Quando não somos verdadeiros dentro de um caminho de discernimento vocacional, tornamos o processo duvidoso. Do mesmo modo, acabamos por não ter confiança na nossa resposta, o que pode retardar ainda mais o processo.
Portanto, quando somos verdadeiros, deixamos o processo leve e sentimos paz diante daquilo que acreditamos ser o chamado de Deus para nossas vidas. Por isso, seja verdadeiro com Deus, consigo mesmo, com o seu diretor espiritual e com a vocação religiosa ao qual foi chamado.
Não tenha medo da vida religiosa
Nas Sagradas Escrituras, encontramos várias vezes a exortação: “Não tenha medo”. No capítulo quinto do Evangelho de São Lucas, “Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”.” (cf. Lc 5,8).
Diante de um chamado à vida religiosa, é recorrente escutarmos dos candidatos à vocação religiosa sobre relatos de medo durante o processo decisório.
As palavras de Jesus, ao chamar os discípulos, são sempre cheias de autoridade e encorajamento. Os discípulos foram facilmente conquistados ao ouvirem o chamado do Senhor.
Para dizer sim a uma vocação, é preciso ter coragem de dizer não a muitas outras coisas. Afinal, um chamado à vida religiosa comporta muitas renúncias e ofertas feitas por amor a Deus e ao chamado.
Uma vocação religiosa é um chamado para felicidade. Então, ter medo do chamado é ter medo da própria felicidade? É preciso acreditar no caminho de felicidade que Deus está propondo por meio do chamado a essa forma de vida.
Insegurança x Futuro na vida religiosa
Além do medo, muitos vocacionados acabam sentindo certa insegurança, por conta do futuro. Muitos já têm um futuro planejado por si e sonhado por seus pais, e terão que renunciar a tudo isso por conta do chamado à vida religiosa?
Ter que renunciar aos planos e projetos humanos, geralmente produz um pouco de insegurança nos vocacionados. Desse modo, quem está se dispondo à vida religiosa, precisa entender que o chamado de Deus é muito maior que qualquer plano ou projeto humano.
Um coração despojado que esteja nas mãos de Deus é o que todo aspirante à vida religiosa deveria suplicar em suas orações.
A preocupação com o futuro pode ser substituída pela confiança em Deus que está no comando de todas as coisas. Desse modo, precisamos acreditar no que está escrito na Carta aos Romanos: “tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”. Rm 8,28.
Quer saber mais sobre a família Salesiana? Acesse nosso site e saiba mais.
Escolha um diretor espiritual
O caminho de discernimento vocacional não pode ser solitário, mas uma via acompanhada. Ter um diretor espiritual durante todo esse processo é muito importante e necessário.
O diretor espiritual tem o papel de iluminar o vocacionado e o ajudar a discernir as melhores decisões.
O papel do diretor espiritual nunca será tomar decisões no lugar do vocacionado, mas de ajudá-lo em suas escolhas.
Ter alguém que dirija sua vida espiritualmente, é como ter um irmão mais velho. Bem como, o diretor espiritual contribui com sua longa experiência na vida religiosa.
Portanto, tenha bons critérios na escolha de alguém que te acompanhe durante o seu caminho vocacional.
Participe de encontros vocacionais
Uma das opções que um vocacionado pode fazer para ajudar em seu processo é participar de encontros vocacionais.
Encontre uma instituição com a qual você se identifica e se informe acerca dos encontros vocacionais da instituição.
Geralmente os encontros promovem momentos de pregação e de orações que nos ajudam a escutar melhor o chamado de Deus.
Os encontros proporcionam ainda momentos de fraternidade, que nos ajudam a conhecer pessoas que estão vivendo o mesmo caminho.
Compartilhar a vida com outros vocacionados, principalmente as dores e os medos, nos fazem entender que temos sentimentos comuns a outros aspirantes à vocação religiosa.
Buscar
Posts Recentes

Volta às aulas 2023 📚
Ler mais

Início das atividades do Programa Educando para a Vida
Ler mais

Formação continuada do Parque Dom Bosco
Ler mais

P. Sérgio Ramos de Souza nomeado Vice-Inspetor
Ler mais

Esporte e brincadeiras marcam colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Festa de Natal 2022
Ler mais

Entrega dos Certificados do curso Geração 2030
Ler mais

Auto de Natal encanta famílias
Ler mais

Parque Dom Bosco recebe certificação do Selo Social ciclo 2021/2022
Ler mais

Mostra de Talentos Parque Dom Bosco
Ler mais

Expo Geração 2030
Ler mais

Casamento é um namoro que deu certo!
Ler mais

Dias dos namorados e Santo Antônio: qual a relação?
Ler mais

Como ser um Jovem autêntico no mundo hoje?
Ler mais

Os 5 mártires Salesianos: conheça a história do Beato Francisco Kesy e seus Companheiros
Ler mais

ISAS recebe visita de voluntária Salesiana da Bolívia
Ler mais