Será que sou chamado para vocação religiosa?
Será que sou chamado para vocação religiosa?

Será que sou chamado para vocação religiosa?

Em: 22/02/2022

Por: raphael

Categorias: Vocacional Blog


Descobrir se somos chamados a uma vocação religiosa como nosso lugar neste mundo, ou ainda para que fomos criados e qual a nossa missão, é algo que várias pessoas desejam descobrir. Em especial, os jovens. 

Para discernir um chamado à vida religiosa, precisamos ter coragem e disposição de coração. Para escutarmos a voz de Deus e o seu chamado, nosso coração precisa ser dócil.

Preparamos este post, com dicas e informações que podem te ajudar a começar a trilhar um caminho de discernimento 

Seja sincero e verdadeiro para discernir sua vocação

A primeira coisa importante dentro de um processo de descoberta vocacional é a verdade acerca dos sentimentos e motivações. Contudo, a sinceridade, dentro do processo, ajuda a ter mais clareza acerca do possível chamado a uma vocação religiosa.

Quando não somos verdadeiros dentro de um caminho de discernimento vocacional, tornamos o processo duvidoso. Do mesmo modo, acabamos por não ter confiança na nossa resposta, o que pode retardar ainda mais o processo.

Portanto, quando somos verdadeiros, deixamos o processo leve e sentimos paz diante daquilo que acreditamos ser o chamado de Deus para nossas vidas. Por isso, seja verdadeiro com Deus, consigo mesmo, com o seu diretor espiritual e com a vocação religiosa ao qual foi chamado.

Não tenha medo da vida religiosa

Nas Sagradas Escrituras, encontramos várias vezes a exortação: “Não tenha medo”. No capítulo quinto do Evangelho de São Lucas, “Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”.” (cf. Lc 5,8).

Diante de um chamado à vida religiosa, é recorrente escutarmos dos candidatos à vocação religiosa sobre relatos de medo durante o processo decisório.

As palavras de Jesus, ao chamar os discípulos, são sempre cheias de autoridade e encorajamento. Os discípulos foram facilmente conquistados ao ouvirem o chamado do Senhor.

Para dizer sim a uma vocação, é preciso ter coragem de dizer não a muitas outras coisas. Afinal, um chamado à vida religiosa comporta muitas renúncias e ofertas feitas por amor a Deus e ao chamado.

Uma vocação religiosa é um chamado para felicidade. Então, ter medo do chamado é ter medo da própria felicidade? É preciso acreditar no caminho de felicidade que Deus está propondo por meio do chamado a essa forma de vida.

Insegurança x Futuro na vida religiosa

Além do medo, muitos vocacionados acabam sentindo certa insegurança, por conta do futuro. Muitos já têm um futuro planejado por si e sonhado por seus pais, e terão que renunciar a tudo isso por conta do chamado à vida religiosa?

Ter que renunciar aos planos e projetos humanos, geralmente produz um pouco de insegurança nos vocacionados. Desse modo, quem está se dispondo à vida religiosa, precisa entender que o chamado de Deus é muito maior que qualquer plano ou projeto humano.

Um coração despojado que esteja nas mãos de Deus é o que todo aspirante à vida religiosa deveria suplicar em suas orações.

A preocupação com o futuro pode ser substituída pela confiança em Deus que está no comando de todas as coisas. Desse modo, precisamos acreditar no que está escrito na Carta aos Romanos: “tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”. Rm 8,28.

Quer saber mais sobre a família Salesiana? Acesse nosso site e saiba mais.

Escolha um diretor espiritual

O caminho de discernimento vocacional não pode ser solitário, mas uma via acompanhada. Ter um diretor espiritual durante todo esse processo é muito importante e necessário.

O diretor espiritual tem o papel de iluminar o vocacionado e o ajudar a discernir as melhores decisões.

O papel do diretor espiritual nunca será tomar decisões no lugar do vocacionado, mas de ajudá-lo em suas escolhas.

Ter alguém que dirija sua vida espiritualmente, é como ter um irmão mais velho. Bem como, o diretor espiritual contribui com sua longa experiência na vida religiosa.

Portanto, tenha bons critérios na escolha de alguém que te acompanhe durante o seu caminho vocacional.

Participe de encontros vocacionais

Uma das opções que um vocacionado pode fazer para ajudar em seu processo é participar de encontros vocacionais.

Encontre uma instituição com a qual você se identifica e se informe acerca dos encontros vocacionais da instituição.

Geralmente os encontros promovem momentos de pregação e de orações que nos ajudam a escutar melhor o chamado de Deus.

Os encontros proporcionam ainda momentos de fraternidade, que nos ajudam a conhecer pessoas que estão vivendo o mesmo caminho.

Compartilhar a vida com outros vocacionados, principalmente as dores e os medos, nos fazem entender que temos sentimentos comuns a outros aspirantes à vocação religiosa.

Comentar