Início do mês e do Ano, tempo para renovar os planejamentos para viver bem 
Início do mês e do Ano, tempo para renovar os planejamentos para viver bem 

Início do mês e do Ano, tempo para renovar os planejamentos para viver bem 

Em: 04/01/2023

Por: raphael

Categorias: Portal Blog


Começando um novo ano, iniciam-se novas perspectivas, projetos e anseios. As passagens de tempo fortalecem o desejo de mudança e a decisão por novos caminhos. 

No entanto, é preciso um olhar atento aos sonhos, as mudanças estruturais e familiares, ao desenvolvimento da sociedade e alinhar tudo isso com as transformações pessoais necessárias. 

No início desse novo ano é preciso revisar os projetos feitos para 2022. O que foi tirado do papel? Quais os objetivos que ficaram pelo caminho? Quais novas metas são necessárias? 

Selecionamos dicas que ajudarão você a viver bem os planejamentos desse tempo que começa! Confira! 

Faça uma boa revisão sobre as metas de 2022

Para dar início a uma nova jornada é indispensável saber seu ponto de partida. Desse modo, é importante uma avaliação sincera, sem medos ou sentimentos de culpa, acerca dos objetivos que foram ou não atingidos de um ano para outro. 

Olhando para onde estamos nos projetamos, para a meta aonde queremos chegar com segurança, medindo as possibilidades reais e o caminho a ser trilhado.

Leia também 5 características de Dom Bosco que deveríamos viver em 2023

Defina seus projetos e planos “possíveis”

Algo que precisa ficar claro na hora de renovarmos os planejamentos é o que são planos possíveis e que só dependem de mudança de hábitos nossa, ou o que está alheio à nossa vontade e foge do controle.

Obviamente, não dá para definir como projeto pessoal ganhar na loteria. Mas é absolutamente possível definir um novo meio de aumentar a renda da família, a partir da análise de possibilidades e oportunidades. Criar um plano orçamentário, definir disciplinas de compra e realizar outros métodos para alcançar melhorias financeiras. 

Sendo assim, pegue um caderno ou mesmo um arquivo digital, anote seus projetos, defina prazos e o caminho a ser trilhado neste tempo.

Observe sua rotina e seus hábitos 

Não adianta criar projetos, mas não olhar para eles e nem agir em sua direção em pequenos passos possíveis e diários. Isso implica em uma mudança de rotina e hábitos que levem você no caminho dos seus sonhos. 

Especialistas em desenvolvimento pessoal sugerem a criação de pelo menos 3 metas por ano, que sejam diluídas em metas mensais, semanais e diárias. Exemplo: Ler mais. Isso precisa ser quantificado em números possíveis. Ler 10 livros de 300 páginas. Diluindo isso em hábitos diários, ler pelo menos 10 páginas por dia já garante o cumprimento da meta anual. 

Não se esqueça do seu plano de vida espiritual

Assim como metas e práticas profissionais ou mesmo de desenvolvimento humano e intelectual, é importante definir um plano de vida espiritual, que nos aproxima de Deus e do propósito de santidade ao qual fomos chamados. 

Estabeleça um horário diário para um momento de oração. Não comece definindo períodos longos, mas de 15 em 15 minutos vá permeando seu dia com a presença de Deus. Busque definir mais momentos para confissão, ao longo do ano, e a participação mais constante na Eucaristia. 

De igual modo, é importante dedicar-se ao serviço do próximo, em especial dos mais necessitados. Procure viver melhor os momentos fortes da liturgia como Quaresma e Advento. Programe-se para eventos de espiritualidade, e se você não possui sacramentos importantes como Crisma, Matrimônio, procure a paróquia mais próxima e não deixe passar desse ano. 

“O descanso é também um dom precioso!” 

Um hino da Liturgia da Igreja canta que o descanso é também um dom precioso. Essa experiência nos permite observar nosso estilo de vida e perceber que são necessários horários de descanso ao longo do dia, períodos de sono de qualidade, com 7h a 8h de sono todos os dias, fins de semana de lazer com a família, entre outros. 

Casais com filhos pequenos, por exemplo, podem programar seu descanso, um auxiliando o outro, pois mesmo nos desafios do cotidiano e a noites mal-dormidas é possível um momento salutar para recuperar as forças. 

Portanto, um novo ano pode trazer consigo um novo tempo. Para isso é preciso um bom planejamento que favoreça seu caminho de transformação. Se você souber aonde quer chegar, certamente encontrará um meio para chegar até lá! 

Feliz ano novo a todos!

Comentar