TODO DIA É DIA DA MULHER!
TODO DIA É DIA DA MULHER!

TODO DIA É DIA DA MULHER!

Em: 14/03/2023

Por: Centro Educacional Dom Bosco

Categorias: Obras Sociais Notícia Destaque


Inicio esta reflexão com as palavras do Papa Francisco na ocasião do Dia Internacional da Mulher em 2018, em que nos lembrou da importância histórica do papel feminino na igreja e do seu trabalho evangelizador: “As primeiras testemunhas da ressurreição são as mulheres. E isto é bonito. Esta é um pouco a missão das mulheres”. 
 
Esse é o dom das mulheres que permeiam nossas vidas, o dom divino de ter a sensibilidade para amar e se doar naturalmente em suas ações e trabalhos. Assim fez Maria, Mãe Santíssima de Jesus, nas bodas de Caná, quando viu que faltava vinho e intercedeu pelos noivos em suas necessidades.  

O Papa ainda concluiu o seu discurso citando a presença das mulheres no Vaticano em cargos importantes, como a teóloga Anne-Marie Pellettier, autora das meditações para a Via Sacra. 

Na Congregação Salesiana não é diferente.  Dom Bosco teve o grande apoio da sua mamãe Margarida em sua obra. Cito também as beatas salesianas Alexandrina da Costa, Eusebia Palomino, Laura Vucunha, Madalena Morano, Maria Romero Meneses e Maria Troncatti, e as veneráveis Dorotea de Chopitea, Laura Meozzi e Teresa Valse Pantellini.  

Também trago como exemplo a cofundadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Santa Maria Domingas Mazzarello, considerada o “braço feminino” da proposta pedagógica salesiana. Quando se completaram 150 anos do primeiro encontro de Dom Bosco com Maria Mazzarello, a Agência Salesiana de Informações (InfoANS) publicou um artigo deixando bem claro essa afirmação: 

Lê-se na Cronistória: “Dom Bosco chega a Mornese com os seus jovens em 1864 para abrir um colégio aos meninos do lugar. Maria olha para ele e exclama: “Dom Bosco é um santo, eu o sinto”. Dom Bosco visita a pequena oficina das Filhas da Imaculada e fica muito impressionado”. Com o passar dos anos há uma mudança de sentido: de pontos de vista, de proposta-aceitação, de partilha, de colaboração em vista do surgimento e da consolidação de uma nova realidade para a qual convergem os dois polos da relação, correspondendo não apenas psicologicamente e espiritualmente, mas também historicamente. De fato, Maria Domingas foi para Dom Bosco um verdadeiro “auxílio”, precisamente, pela sua compreensão e intuição feminina na percepção do carisma salesiano e pelo seu empenho total e absoluto ao levar à realização um desígnio providencial. A sua contribuição na fundação do Instituto foi, portanto, substancial. 

 (InfoANS: “150 anos da primeira visita de Dom Bosco a Mornese”). 
 
 
Em Joinvile, no Centro Educacional Dom Bosco, contamos com muitas mulheres que são luz no caminho de todos que por aqui passam, principalmente os jovens. São elas: Adriane, Beatriz, Celinha, Gislaine, Grasiele, Hédir, Heloisa, Janete, Juliana, Karine, Mariana Mariane, Michele, Nice, Rosangela, Muriel, Nathaly e Vanderleia. 
 
Nossa gratidão nesse dia especial a todas essas mulheres, que são exemplo e praticam o grande ensinamento de Dom Bosco: “Nossa vida é um presente de Deus e o que fazemos dela é o nosso presente a Ele.”  

Peçamos a Deus a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora, junto com Santa Maria Domingas Mazzarello, para que possamos ser uma sociedade que espalhe as virtudes femininas, promovendo amor, proteção e respeito à dignidade e à vida de todas as mulheres. 

Por: Hédir S. S.  Boeira (Educadora) 

Comentar