Visita inspetorial – Presença Salesiana de Guarapuava
Visita inspetorial – Presença Salesiana de Guarapuava

Visita inspetorial – Presença Salesiana de Guarapuava

Em: 05/05/2022

Por: comunicacao

Categorias: Obras Sociais Guarapuava Noticias


Entre os dias 28 a 30 de julho, o Inspetor Salesiano Gilson Marcos da Silva, SDB, realizou a Visita Inspetorial à Comunidade Salesiana de Guarapuava, no Paraná.

No primeiro dia, aconteceu o encontro com a comunidade, uma conversa individual com cada um dos salesianos que que residem na presença de Guarapuava: P. Aristides Girardi, SDB, P. Antonio Braz de Oliveira, SDB, P. Heitor Girardi, SDB, e P. Osmar O. Resende, SDB. Padre Gilson também fez uma visita ao bispo diocesano Dom Amiltom Manoel da Silva.

No segundo dia, o Inspetor visitou a Obra Social; Instituto Assistencial Dom Bosco (IADB) com um “bom dia” para toda equipe de educandos, e em sua mensagem partilhou sobre as expectativas da Inspetoria Salesiana São Pio X para o próximo período pós pandêmico e fez orientações muito significativas para as etapas que estão por vir.

Em seguida, deu a bênção a tão esperada capela interna dedicada à “Nossa Senhora Auxiliadora”, bem como a “Sala de Escuta” e a “Biblioteca interativa”, três espaço reformados com as adequações conforme sugestão, tendo em vista o novo projeto que a obra assumiu “GERAÇÃO 2030”.

Após a bênção, P. Gilson teve o encontro com a equipe gestora da Obra Social e encerrou a manhã com um diálogo particular com a Coordenadora de Projetos.

No período da tarde, fez uma breve visita aos pais do P. Ademir Ricardo bem como uma visita às irmãs salesianas.

No período da noite, foi a celebração eucarística na Paróquia São João Bosco com a participação das diversas lideranças e pastorais da matriz e capelas .

No terceiro dia, depois do “Colóquio”, o Inspetor Salesiano conheceu a realidade das capelas, acompanhado do pároco P. Antonio.

Também esteve na agenda a visita aos bairros dos educandos, para conhecer, mesmo que rapidamente, a realidade dos destinatários da Obra Social.

A visita inspetorial encerrou-se com uma reunião entre a comunidade salesiana com participação da coordenadora de projetos.

Nos diálogos, foram abordados temas fundamentais para o seguimento das atividades da instituição, compreendendo os motivos os quais norteiam nossas ações e também para quem elas devem ser prioritariamente direcionadas: os jovens e a comunidade de Guarapuava.

A presença salesiana de Guarapuava, finalizou a visita com um sentimento positivo para planejar o futuro com uma característica a frente de seu tempo, seguindo uma abordagem assertiva do sistema preventivo de Dom Bosco. Garantindo o direito dos jovens, criando soluções criativas para a educação e a vida, acolhendo-os para que o futuro seja menos desigual e com mais oportunidades.

Isso só é possível com ideias coletivas presentes nas palavra do Padre Gilson.

 

Comentar