

Vocação: graça de Deus e nossa missão.
Em: 18/08/2023
Por: Centro Educacional Dom Bosco
Categorias: Sem categoria
“Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). Foi assim que Igreja no Brasil quis motivar os fiéis a viverem este ano vocacional. O lema nos inspira a olhar para a dimensão vocacional pelas óticas da escuta, reconhecimento e impulso que o encontro com a pessoa de Jesus pode causar na vida de uma pessoa. De fato, assumir a própria vocação, seja ela qual for, é atitude de quem sente o próprio coração ardendo pela experiência com Jesus e coloca-se sempre a caminho do seu próximo, dos que precisam, dos que ainda não conhecem a ternura e o amor de Deus.
Junto a isso, também somos guiados pelo tema que nos lembra que a vocação é uma graça, um presente de Deus, e uma missão, uma tarefa a ser assumida como compromisso de vida. Assim, nos damos conta de que não basta o chamado de Deus na nossa vida. Ele nos criou na liberdade e, por isso, viver a própria vocação e realizar-se plenamente é fruto de uma escolha livre e consciente de cada pessoa.
Desta forma, se delineia a provocação que este ano vocacional faz, não só para cada cristão em particular, como também para as comunidades eclesiais, pastores, educadores, grupos e movimentos pastorais, escolas e centros sociais e, também, para cada família. É missão da Igreja, das famílias, das pessoas que já descobriram a sua vocação, ajudar os que ainda estão buscando o seu caminho, especialmente os adolescentes e jovens de suas comunidades. Isso é criar uma cultura vocacional!
E, este mês de agosto, é uma bela oportunidade de evidenciar a riqueza das vocações, com toda sua beleza e desafios. Somos convidados a olhar para o chamado que Deus faz a todos, sem distinção, mas também, a pensar e propor as vocações específicas, que são as diferentes formas de viver o mesmo projeto de vida e felicidade. Por isso, a cada semana lembramos de uma vocação: ministérios ordenados – diáconos, padres e bispos; matrimonial; religiosa; leiga – cristãos engajados na vida eclesial – e missionária.
Nas vocações específicas, cada um serve ao seu modo, na riqueza da sua vocação pessoal. E todas as vocações juntas formam o mais belo mosaico na cooperação para a construção do Reino de Deus já aqui na terra.
Assumamos juntos o compromisso de rezar, trabalhar e cuidar das vocações. O Senhor da Messe e Pastor do rebanho jamais deixará faltar os seus dons entre nós. Cabe a nós sabermos identificar, incentivar e cultivar todo sinal de vocação que brote nas nossas famílias. Que este ano e mês vocacionais fortaleçam e motivem sempre mais nossas comunidades no empenho pelas vocações, pois “a messe é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Mt 9, 37).
Escrito por: P. Diego da Silva, sdb
Buscar
Posts Recentes

Obra Social investe mais de 300 mil reais em energia solar
Ler mais

Desperta Aí: Encontro Vocacional Reúne 150 Jovens para Projetar a Vida
Ler mais

Educanda elabora poesia em gratidão ao CEDB
Ler mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ ATENDE JOVENS COM DEFICIÊNCIA
Ler mais

Falece Isabel Artime García, Mãe do Reitor-Mor, P. Ángel.
Ler mais

Volta às aulas 2023 📚
Ler mais

Início das atividades do Programa Educando para a Vida
Ler mais

Formação continuada do Parque Dom Bosco
Ler mais

P. Sérgio Ramos de Souza nomeado Vice-Inspetor
Ler mais

Esporte e brincadeiras marcam colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Festa de Natal 2022
Ler mais

Entrega dos Certificados do curso Geração 2030
Ler mais

Auto de Natal encanta famílias
Ler mais

Parque Dom Bosco recebe certificação do Selo Social ciclo 2021/2022
Ler mais

Mostra de Talentos Parque Dom Bosco
Ler mais

Expo Geração 2030
Ler mais

Faculdade Dom Bosco promove exposição Territórios Religiosos
Ler mais

Reitor-Mor dos Salesianos é cardeal para toda Igreja
Ler mais

Reitor-Mor dos Salesianos receberá título de cardeal no sábado
Ler mais

Comemoração do aniversário do Padre Assis
Ler mais

Setembro Amarelo no Parque Dom Bosco
Ler mais