Conheça a vocação Salesiana
Conheça a vocação Salesiana

Conheça a vocação Salesiana

Em: 12/08/2022

Por: raphael

Categorias: Vocacional Blog


Para explicar ou definir a vocação salesiana poderíamos usar uma única palavra: amor! Nosso carisma surgiu do coração amoroso de Dom Bosco em sinal de acolhimento aos jovens. E também é, sobretudo, no amor que a congregação se sustenta há mais de 160 anos.

Além disso, foi amando que muitos se tornaram beatos e santos, reconhecidos pela Igreja. 

Embora essa palavra possa definir o nosso servir, queremos que você conheça e se apaixone pela vocação salesiana. Portanto, vamos fazer uma imersão no carisma salesiano? Vou te apresentar nosso fundador, nossa espiritualidade e muito mais! 

Como tudo começou

Dom Bosco fundou a Congregação Salesiana, em 1859. Mas, muito antes disso, já fazia um lindo trabalho de evangelização enquanto catequizava os jovens. 

Ainda na infância, João Bosco teve sua primeira experiência com Deus e com Nossa Senhora durante um sonho. Nesse primeiro momento lhe foi revelado qual seria o propósito do seu servir. 

Alguns anos se passaram e ele entrou para o seminário de Chieri, em 1835, e sua ordenação aconteceu em 5 de junho de 1841. Durante uma visita aos presídios, encontrou muitos jovens perdidos que, sem trabalho e nem estudo, se rendiam ao crime. Desse modo, sentiu-se impelido por um profundo desejo de fazer algo por eles.

Desde então, começou a sua ação pastoral em prol da juventude, especialmente aos mais vulneráveis. Os rapazes procuravam Dom Bosco ao final da Missa para partilhar e serem aconselhados. Esse grupo crescia cada vez mais. Por onde ia, o santo atraía a juventude, que o seguia com ardor e fidelidade.

Ao se estabelecer em Turim, em 1846, fundou uma escola e depois um internato. Anos depois, em 1859, fundou a Sociedade São Francisco de Sales e seus membros são chamados de salesianos. 

A vocação salesiana no cotidiano

“Basta que sejais jovens para que eu vos ame” (Dom Bosco). 

A vocação salesiana consiste na entrega total da vida a Deus enquanto segue os passos de Jesus, comprometendo-se a amar e acolher os jovens, como fez o fundador da ordem, Dom Bosco. 

Portanto, o salesiano precisa se comprometer e ser obediente à vontade de Deus, tê-Lo como único Bem, se desprendendo das coisas materiais, vivendo a generosidade e a partilha com os mais pobres e os demais irmãos. 

Além disso, o salesiano deve ter Deus como único Amor, vivendo entregue aos outros. Seu comprometimento a esse amor acontece através do voto de castidade. 

O servir dos salesianos é vivido na alegria, na paixão pela vida e no amor Àquele que é o Senhor e Salvador. A vocação Salesiana cultiva a alegria de saber que o mundo e toda sua história estão nas mãos de Deus.

Ao compreender tudo isso e unir os princípios da ordem com o amor a Deus, os salesianos partem na missão de acolher, receber e educar toda juventude. Pois é neles que encontramos sinal da presença de Deus. 

A educação e o acolhimento 

“Devemos fazer Deus passar no coração dos jovens, não somente na porta da Igreja, mas também da escola” (Dom Bosco).

O coração de Dom Bosco sempre se agitou diante da educação, ou da falta dela, na vida dos jovens, e do quanto isso os prejudicava e os distanciava de um caminho digno. 

Além disso, mesmo enquanto era um sacerdote recém-ordenado, Dom Bosco já ensinava e educava os jovens. Portanto, a vocação salesiana se manifesta fortemente na educação.

A congregação tem diversas escolas e obras pelo Brasil e pelo mundo que educam, sob os fundamentos do carisma salesiano, e promovem o sistema preventivo de Dom Bosco que consiste em: razão, religião e amor.

Dom Bosco também acreditava que os jovens não devem ficar sozinhos nas escolas, mas devem ter sempre um educador para prevenir maus comportamentos. Porém, isso não deve impedir que sejam jovens e se divirtam. 

Além das escolas, alguns salesianos também recebem a missão de serem missionários. Esses partem para o mundo, evangelizando e levando o amor de Deus para todos os cantos.

Por fim…

A vocação salesiana é imensa, está presente em 134 países e conta com o servir de 14 mil religiosos e 68 mil formadores. É uma verdadeira alegria saber que há tantas boas almas amando e acolhendo os jovens.

Se você se apaixonou pela vocação salesiana ou sentiu no seu coração a vontade de conhecer mais sobre a congregação, entre em contato conosco. Estamos de braços abertos te esperando!

Comentar