4 fatos sobre a infância de Dom Bosco que você precisa conhecer
4 fatos sobre a infância de Dom Bosco que você precisa conhecer

4 fatos sobre a infância de Dom Bosco que você precisa conhecer

Em: 03/08/2022

Por: raphael

Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia


A infância de Dom Bosco não foi nada fácil. Desde pequeno teve que enfrentar muitas dificuldades e privações, chegando a mendigar para prosseguir com os estudos.

Porém, desde sua infância, soube escolher pelo bem e por Deus. Uma grande marca de sua personalidade era a persistência em fazer a vontade de Deus. 

Mas como ele conseguiu superar tantos desafios ainda criança, ao ponto de tornar-se um grande santo?

Então, acompanhe esses fatos tão marcantes da infância de Dom Bosco e como eles ainda são fortes ensinamentos para os nossos dias atuais. 

#1 A infância de Dom Bosco foi pobre, mas ele era muito esforçado

Giovanni Melchiore Bosco, também conhecido como Dom Bosco, nasceu a 16 de agosto de 1815, em um povoado rural na região da Diocese de Turim, na Itália. 

De uma família pobre, seus pais eram simples e analfabetos agricultores.  

Mas o pequeno João Bosco era muito dedicado para estudar, mesmo sem ter condições para manter os estudos. 

Assim, ainda criança, ajudava também a família nas tarefas da fazenda, cortando e recolhendo lenha.

Era tão esforçado que chegou a trabalhar como sapateiro, ferreiro, carpinteiro, alfaiate e, quando conseguia um tempo livre, estudava música, uma de suas grandes aptidões.

Quando ingressou no seminário de Chieri,  era tão pobre, que tinha de mendigar para juntar o dinheiro e as roupas necessárias.

#2 – A maior influência na infância de Dom Bosco foi a mamãe Margarida

Margherita Occhiena, mãe de Dom Bosco, foi sua principal fonte de incentivo durante toda a sua vida.

Quando Dom Bosco tinha apenas 2 anos, Margarida ficou viúva, tornando-se  responsável por criar os 3 filhos sozinha.

Mesmo sendo uma camponesa muito simples, analfabeta, essa corajosa mãe, era cheia de fé e sabedoria. 

Foi ela quem ensinou ao pequeno João os primeiros passos da fé católica, como o próprio Dom Bosco conta: 

“Desde pequenino, ela mesma me ensinou as orações; quando já era capaz de juntar-me aos meus irmãos, mandava-me ajoelhar com eles de manhã e à noite e, todos juntos, rezávamos as orações em comum e o terço. Recordo que ela própria me preparou para a primeira confissão e me acompanhou à igreja; confessou-se antes de mim, recomendou-me ao confessor e depois ajudou-me a fazer a Ação de Graças. Continuou a prestar tal assistência até que me julgou capaz de me confessar dignamente sozinho.”

Logo, a experiência de Dom Bosco e sua mãe nos mostram a riqueza do amor em família, de educar os filhos para a fé.  

Essa corajosa mãe foi capaz de gerar também todos os filhos espirituais de Dom Bosco, os meninos que ele se encarregava de salvar das ruas, e mais tarde todos os Salesianos

#3 – O sonho que inspirou a sua vocação 

Quando tinha apenas 9 anos de idade, Dom Bosco teve um sonho que marcaria sua vida para sempre:

Ele viu milhares de crianças brincando até que, em determinado momento, elas começam a se agredir e a gritar umas contras as outras.  

Então, aparece um homem de aparência muito bela e luminosa, que o chama pelo nome e pede a Dom Bosco que vá à frente daquelas crianças com estas palavras:

“Não é com pancadas, mas com a mansidão e a caridade que deverás ganhar esses teus amigos. Põe-te imediatamente a instruí-los sobre a fealdade do pecado e a preciosidade da virtude.”

Mas o pequeno João sente-se incapaz de mudar toda aquela realidade, e o homem luminoso intervém dizendo:

“Eu te darei a mestra, sob cuja orientação poderás tornar-te sábio, e sem a qual toda sabedoria se converte em estultície.”

Logo, a visão do sonho muda, e João Bosco vê que todos os meninos fugiram e no lugar há uma multidão de animais. É então que uma Senhora igualmente majestosa aparece dizendo: 

“Eis o teu campo, onde deves trabalhar. Torna-te humilde, forte, robusto, e o que agora vês a esses animais, deves fazê-los aos meus filhos. No momento certo você entenderá tudo.”

Então, os animais selvagens de repente se transformaram em cordeiros gentis.

O menino João Bosco não compreende tudo ao final do Sonho, mas com o passar dos anos, essa experiência vai fazendo cada vez mais sentido e impulsionando a sua vocação.

Assim, conta-se que a vocação de Dom Bosco surgiu desse sonho, e que o  homem belo e luminoso é Jesus Cristo que pede a ele para educar, não com pancadas, mas com carinho todas as crianças.

#4 – Desde pequeno ele usava seus dons para evangelizar

No período em que Dom Bosco era criança, nos entornos da Diocese de Turim, havia muitas crianças órfãs que precisavam trabalhar no campo.

Só que a situação era muito degradante e não havia trabalho para todas. Então, muitas crianças acabavam na rua passando fome, convivendo com o crime ou exploradas por quem usava de mão de obra barata.

O pequeno João Bosco cresceu em um pobre povoado da região, e essa realidade o fez ter um olhar diferente sobre as crianças e jovens que também sofriam.

Mesmo sendo ainda muito pequeno, João Bosco tinha uma capacidade muito especial de compadecer-se com o sofrimento de outras crianças. Além disso, desejava que outros meninos e meninas também conhecessem o amor de Deus.

Quando podia, João Bosco juntava um grupo de meninos para fazer pequenas apresentações de teatro, de mágica ou de música e, logo depois, dava uma mensagem de catequese e lhes contava sobre o amor de Deus. 

Dom Bosco nos ensina 

Esses e centenas de outros fatos sobre a vida de Bosco mostram como, desde a infância,  a escolha por Deus e Sua vontade pode não só transformar a própria vida, mas a de muitas outras pessoas, como fez esse Santo Mestre e Pai da Juventude. 

As obras de Dom Bosco salvaram milhões de meninos e meninas espalhados por todo o mundo.

E esta é uma herança que Dom Bosco deixou aos seus Salesianos, as Filhas de Maria Auxiliadora, a toda a família salesiana:

“Não basta amar os jovens, é preciso que eles saibam que são amados”

Conheça a história de um jovem santo Salesiano: São Domingos Sávio

Comentar