

Cultores da História Salesiana se reúnem em assembleia em Brasília
Em: 25/09/2023
Por: Lavínia Pimpão
Categorias: Portal Notícia
Entre os dias 12 e 14 de setembro aconteceu a Assembleia Anual da Associação de Cultores da História Salesiana (ACSSA), na sede nacional da Rede Salesiana Brasil, em Brasília. O tema da reunião foi “Missionariedade e Missão Salesiana com atitude sinodal”. Participaram, como membros efetivos da ACSSA, Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Leigas e Leigos
Durante a Assembleia foram estudados e debatidos os temas de “Missionariedade” (Padre Djalma Antônio da Silva, da Congregação do Verbo Divino, doutor em Missiologia); “Presença das Filhas de Maria Auxiliadora na Amazônia” (Irmã Maria Carmelita de Lima Conceição, Inspetora FMA/BRM, de forma virtual); “Experiência e realidade do Museu da Obra Salesiana no Brasil” (Marcos de Lima Moreira, leigo, coordenador do MOSB e Cláudia Trindade, coordenadora do Arquivo Histórico BSP); “Os Salesianos em Poxoréo” (Padre Osmar Orotides de Resende, SDB/BCG); “Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora em Guaratinguetá” (Irmã Maria de Lourdes Macedo Becker, FMA/BAP); “Mapeamento do Patrimônio Histórico Salesiano” e “Encaminhamentos do Seminário Continental e do Congresso Mundial da ACSSA” (Irmã Maria Imaculada da Silva, FMA/BMM); “Processo Sinodal: inquietações” (Padre João Mendonça, SDB/BMA).
No segundo dia da Assembleia todos os participantes se reuniram no Santuário São João Bosco de Brasília, junto ao altar e junto à urna da relíquia de Dom Bosco, para comemorar os 10 anos de criação da Seção Brasil da ACSSA.
No terceiro dia da Assembleia realizou-se a eleição da Coordenadora FMA da ACSSA Brasil, na pessoa da Irmã Maria Imaculada da Silva (BMM), em substituição à Irmã Maria de Lourdes Macedo Becker (BAP), que completou seu tempo como Coordenadora. Como Coordenador SDB continua o Padre João Mendonça (BMA). Ao final da Assembleia foram definidos os projetos da ACSSA Brasil para 2024, ficando a próxima Assembleia agendada para os dias 27 a 29 de agosto de 2024, em Brasília.
Cada participante assumiu o compromisso de incentivar, nas diversas Comunidades e Obras de sua Inspetoria, a valorização e a salvaguarda do Patrimônio Histórico Salesiano, tanto em registros escritos e visuais quanto em objetos e locais que possam ajudar a conhecer e recompor a História da Obra Salesiana no Brasil.



Buscar
Posts Recentes

Educadores participam de formação continuada sobre a metodologia RPI
em 05/09/2025
Ler mais

Leituras Obrigatórias para o vestibular inspiram Mostra de Videoclipes do Terceirão
em 05/09/2025
Ler mais

Juventudes em Foco: O cotidiano que revela Deus – marcas da Espiritualidade Juvenil Salesiana
em 04/09/2025
Ler mais

Seminário Virtual da RSB aborda trabalho dos oratórios realizados na Inspetoria São Pio X
em 04/09/2025
Ler mais

Viajando pelos países hispanohablantes: 1ª série/EM realiza a Feira Hispânica 2025
em 03/09/2025
Ler mais

Faculdade Dom Bosco: Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é nota 4 pelo MEC
em 02/09/2025
Ler mais

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Ponta Grossa, acolhe novo Pároco
em 02/09/2025
Ler mais

Ponta Grossa: Paróquia realiza Missa de Consagração das Famílias
em 02/09/2025
Ler mais

Cooperadores da Província de Porto Alegre realizam Congresso e elegem novo Conselho
em 02/09/2025
Ler mais

Assembleia Legislativa homenageia 25 anos do Centro Educacional Dom Bosco em Joinville
em 01/09/2025
Ler mais