24 de maio: festa de Nossa Senhora Auxiliadora
24 de maio: festa de Nossa Senhora Auxiliadora

24 de maio: festa de Nossa Senhora Auxiliadora

Em: 04/05/2024

Por: Centro Educacional Dom Bosco

Categorias: Obras Sociais Joinville Noticias


No dia 24 de maio, o Centro Educacional Dom Bosco celebra a festa de Nossa Senhora Auxiliadora.  Ao longo dos séculos, a Igreja sempre recorreu à intercessão e à proteção da Virgem Maria. Os primeiros cristãos, por exemplo, na Grécia e no Egito chamavam a Santíssima Virgem Maria de Auxiliadora. Tanto que os dois títulos lidos nos manuscritos antigos do oriente são: Mãe de Deus (Theotokos) e Auxiliadora (Boeteia). São João Crisóstomo, padre da Igreja no ano de 345, diz: “Tu, Maria, és o auxílio potentíssimo de Deus”. E São João Damasceno foi o primeiro a propagar a jaculatória: “Maria Auxiliadora, rogai por nós”. Observamos, assim, que esse título de Nossa Senhora sempre esteve presente na história da Igreja.

A festa de Nossa Senhora Auxiliadora remete ao período da Revolução Francesa.  Napoleão Bonaparte, imperador francês, invade Roma, prende o Papa Pio VII e o leva como prisioneiro a Fontainebleau. No cárcere, o Papa, nas suas orações, invocou Nossa Senhora com o título de Auxílio dos Cristãos, solicitando para que ela protegesse a Igreja que estava sendo atacada. Ele foi solto da prisão e chegou em Roma no dia 24 de maio 1815. Para recordar esta proteção que recebeu de Maria, instituiu a festa de Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos, fixando-a para o dia 24 de maio.

Com São João Bosco (1815-1888), a devoção a Maria Auxiliadora ganhou popularidade e se espalhou por todo o mundo. Dom Bosco aprendeu com mamãe Margarida a confiar inteiramente em Nossa Senhora. Ensinou os membros da Família Salesiana a desenvolver uma devoção saudável a Nossa Senhora, enfatizando: “recomendai constantemente a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora e a Jesus Sacramento”. “Sê devoto de Maria Santíssima e serás certamente feliz”. Fundou, com Santa Maria Domingas Mazzarello, a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora como expressão de amor e gratidão a Nossa Senhora.

O Centro Educacional Dom Bosco, fundado no dia 15 de agosto de 1961, celebra o mês mariano com espírito de gratidão a Deus. Atualiza o método educativo do fundador como “casa que acolhe”; “escola que educa”; “paróquia que evangeliza” e “pátio para fazer amigos”. Acredita que Maria Auxiliadora intervém cotidianamente no processo de educação e evangelização dos jovens mais pobres da cidade de Joinville.

Dom Bosco escreveu que “a festa de Maria Auxiliadora deve ser o prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos, um dia, no paraíso”.

Ato de entrega a Nossa Senhora Auxiliadora

Ó Maria Auxiliadora, Mãe da Igreja, inspiradora e guia da Família Salesiana: Vós intuís maternalmente o coração de todos os irmãos; Vós iluminais e defendeis a sua consagração apostólica; Vós conhecer e promoveis o projeto educativo-pastoral a eles confiado; Vós compreendeis as suas fraquezas, limitações e sofrimentos; Vós amais a juventude confiada a cada um deles como dom de predileção… Pois bem, ó Santa Virgem Mãe de Deus, poderoso auxilio do Papa, dos Pastores e de todos os seus colaboradores: tomai sob o vosso atencioso patrocínio esta humilde e laboriosa Sociedade de São Francisco de Sales. Ela, com filial confiança, quer entregar-se solenemente a Vós; e Vós, que fostes a Mestra de Dom Bosco, ensinai-lhe a imitar todas as suas virtudes! Amém. (Egídio Viganó. ACS 309).

Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós!

Comentar

Acompanhe as últimas notícias pelo nosso grupo do WhatsApp

Fique por dentro

Entrar no Grupo