

Visitação às famílias marca o avanço dos projetos missionários no sul do Brasil e Uruguai
Em: 15/01/2025
Por: Eduardo Schmitz
Categorias: Portal Notícia Destaque
Desde o dia 12 de janeiro, a Inspetoria São Pio X realiza projetos missionários em cidades do sul do Brasil e no Uruguai. Na segunda-feira (13), teve início a visitação às casas das comunidades, uma das etapas mais importantes, que permite aos missionários se aproximarem das famílias e vivenciarem a missão de forma mais intensa. As visitas ocorrem simultaneamente aos oratórios festivos, momentos de oração e convivência fraterna entre os missionários. O trabalho de visitação está sendo conduzido com grande envolvimento dos mais de 150 missionários, que fazem parte do Projeto Missionário Juvenil (PMJ), do Projeto Missionário de Adultos (PMA) e da Expedição Missionária em Rivera (Uruguai).
Camille Liliane Ferreira, missionária da PMJ em Diamante D’Oeste, no Paraná, relata que essa experiência está proporcionando grandes aprendizados. “Ter corações que pulsam juntos, na minha opinião, é quando várias pessoas se mobilizam para o mesmo propósito. E na PMJ, mesmo com pessoas de vivências diferentes, estamos sempre nos alinhando para o sucesso do projeto“, afirmou. Ela destaca ainda o desafio pessoal de superar a timidez e a dificuldade em conversar com novas pessoas. “Estou tentando fazer novas relações e novas amizades, e isso tem sido um grande crescimento para mim”, conclui.
Em Itajaí, no estado de Santa Catarina, a missionária Eduarda Basilio compartilhou seu entendimento sobre a missão. “Pulsar juntos significa correr atrás do mesmo objetivo, que é priorizar a juventude que a gente tanto ama“, disse. Para ela, as partilhas entre os missionários são essenciais para o sucesso da missão. “Nas partilhas, trazemos nossa realidade e aprendemos com os outros, ampliando nossa visão sobre diferentes situações”, acrescenta.
Eduarda também revelou um desafio pessoal que está buscando superar. “Quero trabalhar mais minha coragem e audácia, como Dom Bosco, e sair daqui mais corajosa para enfrentar desafios maiores na minha vida“, disse, referindo-se à inspiração que o fundador dos Salesianos sempre representou.
No Uruguai, em Rivera, Marcelo Rosa das Chagas destacou a importância da acolhida nas visitas às casas. “É fundamental estabelecer uma conexão inicial com a comunidade, especialmente por estarmos em outro país. A confiança mútua facilita a interação com as pessoas“, explicou. Marcelo falou também sobre os desafios da escuta ativa. “Como estamos no Uruguai, as pessoas falam rapidamente, então precisamos estar concentrados para entender o que elas estão dizendo. Isso é fundamental para oferecer uma palavra de motivação e apoio, algo que sempre é esperado pelas pessoas que nos recebem”, compartilhou.
Veja as fotos da visitação às comunidades nos projetos missionários
Buscar
Posts Recentes

Centro Educacional Dom Bosco marca presença no 25º Encontro Anual da Rede Nossas Crianças com foco em fortalecimento institucional e proteção integral
em 16/09/2025
Ler mais

Educação Salesiana em destaque no Desfile Cívico de Balneário Camboriú
em 16/09/2025
Ler mais

Escuta Salesiana: avaliação institucional é tema do Encontro de Gestores
em 16/09/2025
Ler mais

Inspetor Salesiano visita Paróquia Sagrado Coração de Jesus nos 114 anos de sua criação
em 16/09/2025
Ler mais

Fiéis da Paróquia Auxiliadora participam de peregrinação ao Santuário Dom Bosco em Brasília
em 16/09/2025
Ler mais

Faculdade Dom Bosco abre edital para bolsas complementares do ProUni no EAD
em 15/09/2025
Ler mais

Ponta Grossa: Comunidade Dom Bosco celebra festa do padroeiro com fé e espírito salesiano
em 15/09/2025
Ler mais

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora reúne conselhos de pastorais em três noites de oração, reflexão e planejamento
em 15/09/2025
Ler mais

Uma manhã especial de amor e cuidado com nossos pets!
em 13/09/2025
Ler mais

Simulados TOEFL®/2025: início da caminhada rumo à certificação internacional
em 12/09/2025
Ler mais