ENARSE/ENEL 2025 destaca liderança e inovação
ENARSE/ENEL 2025 destaca liderança e inovação

ENARSE/ENEL 2025 destaca liderança e inovação

Em: 22/05/2025

Por: Eduardo Schmitz

Categorias: Portal Notícia


De 19 a 22 de maio, aconteceu em Aparecida (SP) o XXIII ENARSE – Encontro Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil – e o XVI ENEL – Encontro Nacional dos Ecônomos Locais. Com o tema “Protagonistas no presente, construtores do futuro: liderança salesiana para uma educação humanizadora”, o evento reuniu lideranças educacionais de todo o país. A Inspetoria Salesiana São Pio X participou com representantes dos oito colégios, da coordenação inspetorial da rede de escolas e da coordenação pedagógica inspetorial, reforçando o compromisso com uma educação inovadora e fiel ao carisma salesiano no Sul do Brasil.

Visão estratégica e identidade

A coordenadora inspetorial das escolas, Maria Elvira Menegassi, destacou a importância do encontro para o alinhamento entre missão, inovação e sustentabilidade. “Esse fortalecimento da missão salesiana, alinhado aos referenciais institucionais da rede, precisa estar sempre presente no nosso planejamento estratégico”, afirmou. Segundo ela, pensar o futuro das escolas exige compromisso com a identidade salesiana: “Podemos inovar, projetar cenários, mas sem nunca perder de vista nossa espiritualidade, que é a base que nos sustenta”.

Para Maria Elvira, o ENARSE tem foi espaço de provocações e experiências práticas. “Essa liderança que exercemos não é qualquer liderança. Ela pensa o futuro, mas com propósito, com carisma, com marca. Precisamos manter nossa missão viva no Sul do Brasil com sustentabilidade carismática”, completou.

Durante o evento, Maria Elvira também conduziu um dos momentos de espiritualidade ao lado da gestora pedagógica inspetorial, Ana Cristina Sofiati, e de outros participantes de escolas da inspetoria.

Renovação e protagonismo

Para Zuleide Minatti, diretora executiva do Colégio Dom Bosco de Rio do Sul, o reencontro presencial depois de seis anos foi marcado por emoção e sentido de missão. “Reencontrar colegas da missão salesiana, trocar experiências, escutar, partilhar e se emocionar… tudo isso nos anima, nos fortalece e nos renova”, declarou. Segundo ela, estar em Aparecida, “aos pés de Nossa Senhora”, tornou o evento ainda mais significativo. Zuleide também destacou o tema do encontro como norteador para a prática educativa: “Somos chamados a exercer uma liderança mais próxima, mais acolhedora e mais humanizadora”.

Gestão, rede e ação concreta

Luciano Botelho de Lucas, coordenador administrativo do Colégio Auxiliadora de Bagé, reforçou o papel do evento na articulação em rede: “A volta do presencial colabora para uma partilha de diversas realidades que vão além dos temas propostos. O uso do ‘pátio’, no encontro, é uma maneira bem nossa de nos manter em sintonia como rede”. Ele também enfatizou a necessidade de responder ao cenário externo com ações eficazes: “Precisamos aplicar ações concretas, inovadoras e uniformes para que não nos tornemos obsoletos na área da educação”.

Luciano citou a ferramenta Matriz das 4 Ações como um dos aprendizados mais aplicáveis à realidade local, permitindo decisões administrativas mais claras e eficazes.

Presença formativa no evento

Um dos destaques da programação foi a participação do padre Leandro Brum, da Inspetoria São Pio X, como conferencista. Ele conduziu a palestra “Gestores como arquitetos do futuro: o papel estratégico das lideranças na formação integral do egresso a partir dos referenciais institucionais”, com base no Currículo da Rede Salesiana Brasil, no Modelo de Significatividade da Escola Salesiana na América e no Planejamento Estratégico ESA. Sua fala provocou os participantes a pensarem a missão educativa como um projeto de transformação integral, onde o gestor atua com visão estratégica, fidelidade ao carisma e atenção às necessidades do mundo contemporâneo.

Comentar

Acompanhe as últimas notícias pelo nosso grupo do WhatsApp

Fique por dentro

Entrar no Grupo