Retiro marca início da catequese da Crisma no dia de Dom Bosco em Massaranduba
Retiro marca início da catequese da Crisma no dia de Dom Bosco em Massaranduba

Retiro marca início da catequese da Crisma no dia de Dom Bosco em Massaranduba

Em: 18/08/2025

Por: Equipe Comunicação

Categorias: Portal Notícia


A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Massaranduba/SC, celebrou de forma especial os 210 anos do nascimento de São João Bosco, com a realização do retiro que reuniu 104 adolescentes e jovens que iniciam neste ano a catequese da Crisma. O retiro aconteceu no sábado (16 de agosto) e contou com a presença das catequistas e coordenadores de catequese das comunidades da paróquia. O encontro passa a ser, a partir de agora, uma atividade instituída pela Equipe Arquidiocesana de Catequese para marcar o início da preparação dos crismandos.

Reflexão bíblica nas Bodas de Caná

O tema central do retiro foi a cena das Bodas de Caná, primeiro milagre realizado por Jesus. A dinâmica inicial de descontração abordou a confiança, preparando os jovens para a leitura pessoal do Evangelho. O grupo de jovens da Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, do Centro, encenou a passagem bíblica, introduzindo o momento de reflexão conduzido pelo pároco, padre Tarcizio.

Na explicação, o sacerdote destacou que:

  • Jesus se importa também com os detalhes simples da vida;
  • Maria é modelo de confiança e obediência;
  • Com Jesus, o melhor sempre vem, trazendo alegria verdadeira;
  • Deus conta com a colaboração humana, como os serventes que encheram as talhas;
  • O milagre aponta para algo maior, como sinal da nova aliança de Cristo com seu povo.

Participação ativa dos adolescentes

Após a reflexão, os adolescentes escreveram em silêncio aquilo que mais os chamou a atenção e, em grupos, partilharam suas percepções. Em seguida, redigiram preces em cartolinas, fruto da vivência do retiro.

O encontro teve ainda um momento profundo de adoração ao Santíssimo Sacramento, seguido da bênção final. O clima de oração e recolhimento marcou os participantes.

Convivência e vida comunitária

Ao término da parte espiritual, foi servido um lanche preparado pelos Salesianos Cooperadores e catequistas. A tarde seguiu com atividades do Oratório, em espírito de alegria e convivência.

Continuidade das celebrações

Nas próximas semanas, os crismandos serão apresentados em suas comunidades, e a paróquia viverá também as cinco Missas vocacionais, nas diferentes regiões, reforçando a dimensão da vida como vocação e recordando que todos somos “peregrinos da esperança”.

Comentar

Acompanhe as últimas notícias pelo nosso grupo do WhatsApp

Fique por dentro

Entrar no Grupo