

Beato Pio IX: o Papa amigo de Dom Bosco
Em: 07/02/2023
Por: comunicacao
Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia
Pio IX foi eleito Papa aos 56 anos e cumpriu sua missão de pontífice durante 32 anos, um dos mais longos papados da história da Igreja Romana. Mas o zelo apostólico começou cedo, resultado da vida espiritual que cultivava desde jovem.
Nascido sob a proteção da Virgem Maria, em 13 de maio, devotava a ela grande amor e admiração; inflamado de devoção ao Sagrado Coração de Jesus e bondoso para com todos, mas firme nos seus princípios, ele marcou seu tempo com valores do Evangelho.
Estamos falando sobre Giovanni Maria – hoje Beato Pio IX, amigo de Dom Bosco, abençoado por São Vicente Pallotti e defensor da Santa Igreja contra muitos ataques. Confira aqui a história do Papa que realizou o Concílio Ecumêncio Vaticano I.
Pio IX nasceu na nobreza, mas se fez servo de todos
Em 1792, nasce na Itália Giovanni Maria. Seus pais eram nobres e o educaram com todas as honras. Foi batizado no mesmo dia em que nasceu, crismado em 1799 e recebeu a Primeira Comunhão em 1803.
Desde cedo, o jovem Giovanni tinha propósitos espirituais, dedicava-se à oração e lutava contra o pecado a fim de agradar a Deus. Os estudos eram uma forma de aprender a fazer o bem a todos e não por ambição de saber, como ele mesmo declarou.
Mesmo com a saúde frágil, não desistiu da vida eclesiástica e sua amizade com Deus era a força que o fazia esperar o momento certo. E assim aconteceu: em 1817 recebeu as ordens menores, o diaconato em 1819 e o sacerdócio no mesmo ano.
Apesar de sua dedicação pastoral e social, não se esquecia de sua devoção à Eucaristia e à Nossa Senhora. Além disso, buscava sempre o recolhimento, era fiel à meditação diária e ao exame de consciência. Assim, o próprio Deus o escolheu para uma grande missão.
Pio IX, um vigário firme em uma época turbulenta
Pio IX aceitou ser bispo aos 36 anos, por obediência à Santa Igreja e foi destinado para a Arquidiocese de Espoleto. Seu zelo pastoral o fez um modelo de pastor para seu povo. E assim, em 1840, aos 48 anos, foi nomeado Cardeal e em 1846 foi eleito Papa.
No entanto, seu pontificado atravessou muitos problemas políticos devido à unificação da Itália e a perda dos Estados pontifícios. Mas o Espírito Santo sabe quem escolhe, e o governo de Pio IX foi marcado pela firmeza, fidelidade a Deus e diálogo a favor do povo.
Foram muitos os acontecimentos durante o seu papado, entre eles:
- A definição do dogma da Imaculada Conceição em 8 de dezembro de 1854;
- O envio de missionários ao Polo Norte, à Índia, à Birmânia, à China e ao Japão;
- A celebração, com solenidade, do XVIII centenário do martírio dos Apóstolos Pedro e Paulo;
- A celebração do Concílio Ecuménico Vaticano I – ponto alto do seu pontificado – que teve início em 1869 e se concluiu em 18 de julho de 1870.
Com o fim do poder temporal do Papa, Pio IX recolheu-se no Vaticano, considerando-se prisioneiro, e no dia 7 de fevereiro de 1878 fez seu encontro definitivo com Deus. Teve uma morte piedosa, encerrando o pontificado mais longo da história.
Amigo de santo, santo é!
No mesmo período do governo do Papa Pio IX, viveu Dom Bosco. Inclusive, foi o Papa com que o fundador dos Salesianos passou a maior parte de sua vida. Conta a história que eles tiveram numerosos encontros, audiências e trocaram centenas de cartas.
Mas quem chamava a atenção de quem? Com certeza, ambos compartilhavam de um desejo intenso de amar a Deus e servi-Lo através das pessoas. Dom Bosco com sua
dedicação aos jovens e aos trabalhadores e o Papa com o seu zelo apostólico.
A ousadia de Dom Bosco chamou a atenção do Papa várias vezes! Enquanto a Itália brigava politicamente, Dom Bosco catequizava incansavelmente e ia aos lugares mais desprezados, como as penitenciárias, para confortar e evangelizar os presos.
E enquanto muitos se voltavam contra o Papa, Dom Bosco o defendeu e afirmou sua fidelidade ao Vigário de Cristo. É dele a famosa frase:
“No que diz respeito à religião, eu estou com o Papa e disso me orgulho!”.
Uma amizade que levou os dois aos altares da Igreja.
Foi o Papa Pio IX que, em 1858, pediu a Dom Bosco para escrever sobre sua vida e obra. Dom Bosco, porém, demorou um pouco para atender esse pedido. Mas foi graças à insistência de Pio IX que, em 1867, Dom Bosco começou a escrever as “Memórias do Oratório” que conta o início de sua vocação e os primórdios do carisma salesiano.
Enfim, elevado à glória dos altares
Após cumprir sua jornada e o papado mais longo depois de São Pedro, o Papa Pio IX alcançou a glória dos altares.
Não pelas suas declarações dogmáticas, nem pelas suas realizações como autoridade suprema dos Estados pontifícios e muito menos pelas suas atividades pastorais.
Mas, principalmente, porque levou sempre uma vida santa, como jovem seminarista, Bispo e Pastor supremo da Igreja universal.
Além disso, porque praticou as virtudes teologais e cardeais com dedicação e estima.
E assim, foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em 3 de setembro de 2000. Sua vida permanece na história e sua oração intercede em favor da Igreja e em defesa da santidade.
Confira também: Mamãe Margarida e a sua importância para Dom Bosco e os Salesianos
Buscar
Posts Recentes

Volta às aulas 2023 📚
Ler mais

Início das atividades do Programa Educando para a Vida
Ler mais

Formação continuada do Parque Dom Bosco
Ler mais

P. Sérgio Ramos de Souza nomeado Vice-Inspetor
Ler mais

Esporte e brincadeiras marcam colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Festa de Natal 2022
Ler mais

Entrega dos Certificados do curso Geração 2030
Ler mais

Auto de Natal encanta famílias
Ler mais

Parque Dom Bosco recebe certificação do Selo Social ciclo 2021/2022
Ler mais

Mostra de Talentos Parque Dom Bosco
Ler mais

Expo Geração 2030
Ler mais

10 anos de pontificado do Papa Francisco e as transformações da Igreja neste tempo
Ler mais

CEDB participa do Encontro das Redes de Escolas e Obras Sociais Salesianas do Sul do Brasil
Ler mais

Domingo de Ramos: você conhece a importância desta celebração?
Ler mais

6ª Rústica Salesiana reúne mais de 200 atletas
Ler mais

Reunião de Pais do Projeto Educando para a Vida
Ler mais