As Sagradas Escrituras na vida de Dom Bosco
As Sagradas Escrituras na vida de Dom Bosco

As Sagradas Escrituras na vida de Dom Bosco

Em: 15/09/2022

Por: raphael

Categorias: Portal Blog


Todos os santos sempre trazem em comum algumas características como o amor ardente a Virgem Maria e pela Igreja, a alegria, uma vida com simplicidade. Como não poderia ser diferente disso, todas elas são fundamentadas pelo ardente desejo de viver conforme a Palavra. É isso que queremos exaltar aqui: a intimidade com as Sagradas Escrituras à exemplo da própria vida de nosso grande Dom Bosco.

A Vida e as obras de Dom Bosco são permeadas pela Palavra de Deus. Ele era filho de humilde família de camponeses e órfão de pai aos dois anos. Desse modo, viveu sua juventude e seus primeiros estudos com muito custo, cercado de muitos trabalhos e desafios. Recebeu uma formação teológica básica, porém se esforçou e estudou com atenção as Sagradas Escrituras. Sem dúvida, tirou grande proveito delas para a evangelização de seus jovens.

Clique aqui para ler as 3 dicas de evangelização que Dom Bosco nos ensina!

Olhando a vida desse grande santo, inspirado por um outro de semelhante envergadura, São Francisco de Sales, percebemos que não há outra alegria maior do que ter a vida transformada e guiada pelo Evangelho.

Por que esses santos conheceram tal grau de felicidade e perfeição? Seria por uma contemplação profunda a ponto de ver a Deus presente em suas vidas? O que fizeram foi aplicar-se a morrer a todo desejo que nos distraem da presença do Pai. Sendo assim, apegaram-se a Deus com todas as forças do coração.

Busquemos a mesma força para que, a exemplo de Dom Bosco, conheçamos profundamente o amor de Deus por nós. Logo, um caminho seguro para isso é arder o nosso coração pela Palavra.

Formação de Dom Bosco 

No dia 5 de Junho de 1841, foi ordenado sacerdote. Cinco meses depois, no dia 8 de Dezembro, iniciou sua primeira missão como padre, catequizando um jovem de 16 anos chamado Bartolomeu Garelli, em Turim, na Itália.

Na região de Valdocco foi fundada uma obra marcante deste santo, o Oratório de São Francisco de Sales. Esse era um local onde Dom Bosco catequizava, atendia e ensinava aqueles que o procuravam. Mais tarde, no mesmo local, foi crescendo e se desenvolvendo, ao passo que em 1859 originou a grande e conhecida Congregação Salesiana.

Se você ainda não conhece sobre a família Salesiana de Dom Bosco, clique aqui!


A partir disso, podemos perceber que Dom Bosco está mais para um mestre espiritual do que para um “autor espiritual”. Não escreveu algo de grande especulação teórica, mas era muito inteligente e sensível à pedagogia de Jesus e trazia amor às Escrituras Sagradas.

Sagradas Escrituras na experiência pessoal de Dom Bosco

São as próprias paredes do pórtico de Valdocco que confirmam isso, cheias de frases da Sagrada Escritura a mando do Santo como: “Todo aquele que pedir receberá, aquele que procura acha; e a quem bate será aberto”(Mt 7,8:) como nos mostra sua obra Memorie Biografiche cf 5, 543.

É a sua experiência espiritual que, por excelência, é a fonte de sua doutrina, pois ele não tinha tanto tempo ou preferência para grandes tratados, a sua vida era totalmente doada para o cumprimento da Palavra na vida de seus alunos. Escreveu bastantes obras, mas a maioria de caráter pastoral, evidenciando ainda mais como um grande pastor.

Contudo, as Escrituras sempre estavam presentes e latentes. Dom Bosco estava muito acostumado a recitar alguns trechos, em seu leito, das cartas de São Paulo e todos que estavam à sua volta eram alcançados por estas palavras. 

As Obras de Dom Bosco sobre as Sagradas Escrituras

Dom Bosco possui muitas obras relacionadas às histórias sagradas, não vamos citá-las todas aqui, mas sem dúvida seus escritos demonstram o relacionamento estreito que tinha com a Bíblia Sagrada.

Atualmente encontramos as Obras Bíblia ilustrada em 2 volumes, os textos desta obra é História Sagrada de Dom Bosco, uma compilação das Sagradas Escrituras que o Santo sabiamente fez para seus filhos espirituais terem um maior contato de forma simples e ao mesmo tempo aprofundado com os textos bíblicos.

Dividido em 7 épocas, contam desde a Criação até os Atos dos Apóstolos e o declínio de Jerusalém. Ao final dos capítulos, Dom Bosco costuma direcionar espiritualmente para que a criança possa colher ainda mais frutos daquela leitura.

Então perceba o seguinte, poderíamos citar mais das muitas Obras do nosso querido Dom Bosco, no entanto, o que deveríamos ressaltar de sua vida é que, a obra de maior Tomo de Dom Bosco não está escrita, é a sua vida de pastor. Homem santo de grande intimidade com a Palavra, que buscava sempre provocar nos seus filhos o encontro com Jesus.

O encontro com a Palavra diariamente, meditando e praticando com esforço para se desapegar das próprias paixões e atentos ao que pertence ao Reino de Deus.

Quantos jovens esse nosso pastor ajudou? Quantos obstáculos, que pareciam intransponíveis, ele não ajudou a ultrapassar? São muitos os testemunhos de jovens e adultos verdadeiramente transformados pela sua pedagogia envolvente de amor.

Enfim…

Sigamos os passos deste grande santo da nossa igreja, sejamos Salesianos de Dom Bosco. Desse modo, nos deixemos apaixonar pela Palavra de Deus, acolhendo todos os frutos que geram em nossas vidas. Que o nosso coração tenha, não somente, o desejo de conhecer a Deus por meio das escrituras, mas torná-lO conhecido, assim como muitos através de Dom Bosco conheceram a Deus.

Comentar