Como falar de Deus para juventude
Como falar de Deus para juventude

Como falar de Deus para juventude

Em: 15/12/2021

Por: raphael

Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia


Podemos até pensar que falar de Deus para a juventude é algo difícil e até nos faz sentir um pouco de medo.

A juventude costuma ter o coração aberto ao que pode lhe trazer felicidade. Portanto, falar de Deus para os jovens precisa ser em tom de conversa sobre alguém que pode fazê-los felizes.

Conversar com um jovem sobre a Bíblia e outros assuntos relacionados a Deus, não é uma coisa de outro mundo. Mas precisamos pedir ao Espírito Santo que nos dê sabedoria para falar e agir de uma maneira que o anúncio seja acolhido.

Preparamos este conteúdo para te ajudar a conhecer alguns pontos importantes sobre como falar de Deus para juventude.

Adentre no mundo da juventude

Algumas vezes, pensamos que precisamos trazer os jovens para o nosso mundo para que nos ouçam sobre Deus e o seu Evangelho.

No entanto, se queremos evangelizar a juventude, precisamos adentrar no seu universo com o coração escancarado para acolhê-los.

O mundo da juventude é um lugar onde tudo é intenso: desejos, emoções, frustrações, afetos e outros, e a evangelização dos jovens também acontece de forma igualmente intensa.

São João Paulo II atestou isso ao dizer aos jovens:

“se fordes aquilo que deveis ser, incendiareis o mundo inteiro!”.

Precisamos entrar no mundo dos jovens e nos colocarmos ao lado deles. Ter uma postura altiva e de superioridade ante os outros, não é algo muito legal, muito menos com os jovens.

Precisamos então nos colocar ao lado da juventude, sentar no chão com eles, se necessário e contar-lhes sobre quem é o verdadeiro Amor.

Conquiste a juventude pela amizade

Uma das melhores formas de falar de Deus para a juventude é por meio da amizade. Nessa fase da vida, suas amizades possuem um grande valor afetivo. Por isso, os jovens costumam ouvir e confiar nos conselhos dados por seus amigos.

Por isso, quando nos aproximamos de um jovem para falar de Deus, sendo um desconhecido, temos menos chances de ser ouvidos.

Contudo, não se trata de uma amizade forçada para o cumprimento de um objetivo evangelizador.  

Falar de Deus para os nossos amigos, é algo que precisa fazer parte do cotidiano da relação, pois já costumamos falar de coisas boas e valores entre amigos.

No Evangelho, o próprio Jesus se pôs numa relação de amizade com os seus discípulos. Ele já não os chamaria servo, mas amigos (cf. Jo 15,15).

O Papa Bento XVI, durante um encontro com jovens lhes disse:

“Cada cristão está convidado a ser amigo de Deus e, com a sua graça, a atrair para Ele os próprios amigos” Bento XVI

Por isso, jovens ou adultos, precisamos viver o nosso apostolado evangelizador em nossas amizades.

Ensine o perdão e a misericórdia

Durante o discurso de conclusão de uma das Jornadas Mundiais da Juventude, o Papa João Paulo II disse aos jovens:

“Cristo ama-nos, sempre nos ama! Ama-nos mesmo quando O desiludimos, quando não correspondemos às suas expectativas a nosso respeito. Jamais nos fecha os braços da sua misericórdia” São João Paulo II

Portanto, os jovens precisam conhecer e experimentar a misericórdia que está sempre de braços abertos para eles.

Sempre que estamos aprendendo algo, estamos passíveis a erros. Os jovens estão no começo desta jornada de aprendizado sobre a vida, estão aprendendo até mesmo a lidar com os próprios erros.

Por isso, a mensagem da misericórdia pode ser a chave capaz de abrir o coração do jovem para receber o anúncio.

Então, precisamos apresentar Deus, não como um juiz que os condena, mas como um Pai misericordioso sempre disposto a perdoar.

Fale de Deus nas rodas de conversa

As rodas de conversas dos jovens são sempre marcadas por vários assuntos, conseguem falar coisas bastante diversas. Conseguem contar do livro que estão lendo, até as montanhas russas de um parque de diversão que visitaram.

Desse modo, quando os jovens se unem para conversar, falam sobre vários assuntos de um modo bastante natural.

Portanto, falar de Deus nas rodas de conversa também pode ser um assunto conversado naturalmente.

Não é cafona falar de Deus, talvez não seja agradável discutir sobre religião ou outras coisas.

Contar alguma experiência já vivenciada com Deus para os amigos, pode ser um modo de falar de Deus bastante leve e agradável.

Falar de Deus para os jovens é algo maravilhoso, principalmente quando contemplamos vidas sendo transformadas.

Os jovens têm o coração sedento de Deus, buscam a Deus mesmo quando não sabem que o estão buscando.

Precisamos ter coragem de falar de Deus para os jovens,  pois quando fazemos isto, estamos realizando um enorme bem a eles. Assim, não deveríamos ter medo de fazer o bem.

Para falar de Deus para Juventude, é de fundamental importância conhecê-la! Preparamos um conteúdo que vai te ajudar a entender a juventude dos tempos atuais. Clique aqui e confira.

Comentar