<strong>Como ser um Jovem autêntico no mundo hoje?</strong>
<strong>Como ser um Jovem autêntico no mundo hoje?</strong>

Como ser um Jovem autêntico no mundo hoje?

Em: 08/06/2023

Por: raphael

Categorias: Inspetoria Blog


“Jovem autêntico”, mas que termo é esse? Um jovem beato chamado Carlo Acutis disse: “Todos nascemos originais, mas muitos morrem fotocópias”. Nossa! Que força tem essa declaração! Então autêntico é o mesmo que original? 

De fato, há muitas ‘capas’, ou seja, imitações de pessoas, à disposição da juventude na modernidade! Mas como identificar essa situação? E, além disso, como ser um jovem autêntico ou original nos tempos de hoje?

Vamos conversar um pouco sobre isso aqui neste post! Confira! 

Jovem, quem é você?

Falar sobre autenticidade na juventude é um desafio. Primeiro, que a Organização Mundial da Saúde considera que a juventude se estende dos 15 aos 24 anos. Mas ainda especifica que há adolescentes jovens (de 15 a 19 anos) e adultos jovens (de 20 a 24 anos).

Porém, de forma geral, a juventude se desenvolve a partir dos 15 até os 24 anos, sem falar na diferença de desenvolvimento que existe entre moças e rapazes, uns amadurecem mais rápido que os outros. 

No entanto, apesar dos desafios, das mudanças, dos hormônios, das transformações que acontecem com todos, a juventude é uma passagem inesquecível; uma fase de descobertas, de erros, paixões, aventuras e também de decisões.

E entre as descobertas, está o fortalecimento da identidade. Ou, segundo a psicologia, o momento em que são instituídas as relações do “Eu” e do “Nós”, em que também são superadas as relações com o infantil para formar uma nova trajetória através da vida.

Então, é a fase em que o jovem olha para si mesmo, ao mesmo tempo em que olha para outras pessoas, como: amigos, familiares, músicos, influenciadores, e se pergunta: quem sou eu? Qual a minha identidade? Quem serei no futuro? Com quem me identifico?

Jovem, descubra sua autenticidade!

Então, as perguntas anteriores são provocativas! Elas vão acontecendo durante a juventude, e há até alguns que passam a vida inteira em busca dessas respostas! Mas o jovem é uma pessoa em descoberta por excelência, essa é a fase marcante para isso.

Assim, é fundamental ter referências, porque ninguém está no mundo sozinho, mas somos pessoas em relação constante uns com os outros. Por isso, a referência é tão importante, e surge pela admiração ou pela necessidade. A família, por exemplo, é um referencial necessário.

Agora, onde entra a autenticidade? Autenticidade vem do adjetivo autêntico que caracteriza aquilo que não deixa dúvidas, que não é falso, que é real, positivo, ou melhor, original, sem cópia! Se há algo que é original no mundo é a criação! Deus criou tudo, sem repetição!

E falar de ser humano sem falar de Deus é muito difícil, porque a origem da pessoa humana esbarra inevitavelmente em um mistério, um acontecimento fantástico, que até hoje causa admiração para a ciência e a humanidade. 

Então, ser autêntico é descobrir-se diante de um mistério! Esclarecendo que mistério para a vida cristã não é o mesmo que enigma, mas significa revelação. Que descobrir-se pessoa com suas potencialidades, totalmente original? Vamos lá!

“Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gn 1,26)

Essa frase do livro do Gênesis, que fala da criação, é famosa. Vamos parodiar para chegar às portas da autenticidade do jovem. Então, Deus disse: “Façamos o jovem…” (da mesma forma, com a criança e cada etapa da vida humana. Mas o jovem tem preferência agora.)

Assim, quando Deus criou cada jovem, Ele deu características comuns de ser pessoa, mas únicas enquanto personalidade. A prova disso é que nem os gêmeos são iguais. Logo, a inteligência, a vontade, a afetividade, a memória e a imaginação, todos têm, porém é diferente em cada pessoa.

Ou seja, a criatividade de um é diferente da criatividade do outro; a inteligência, da mesma forma. Portanto, somos semelhantes, mas não iguais. Isso se chama originalidade. Cada jovem é uma pessoa em potencial, capaz, em desenvolvimento. Isso é um dom de Deus.

Portanto, para que o jovem descubra sua autenticidade é simples: basta olhar para si, dentro do coração, na própria história de vida e reconhecer-se pessoa dotada de capacidade naturais e sobrenaturais. Mas o desafio está em não ser cópia de ninguém! 

“E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa…” (Mc 10,21)

Falar para o jovem sobre autenticidade é também reconhecer o enorme investimento na sociedade consumista que tenta dizer o contrário através de diversas situações do dia a dia, fáceis de alcançar, visíveis aos olhos e cheias de propostas.

Por exemplo, são várias vozes que dizem: vista um certo estilo, escute tal música, beba, fume, leia esse conteúdo, faça grupos fechados; com a intenção de moldar a personalidade do jovem e mudar sua rota a fim de que ele se torne mais um consumidor do mercado.

Mas há uma proposta sempre atual e original para a juventude: a experiência com Cristo. Em Marcos 10,21, um jovem se aproxima Dele e pergunta o que fazer para alcançar a vida eterna. O Senhor, então, olha para ele, o ama e diz: falta-te uma coisa… 

Na verdade, todos querem a vida eterna, mas não é apenas isso que está em jogo no Reino de Deus, mas a descoberta de uma amor original, que faz a pessoa feliz e geradora de felicidade; a descoberta de ser filho de único de Deus, sem clone, nem imitação.

O segredo da autenticidade!

Não há um tempo determinado para se alcançar a maturidade da personalidade, mas há o caminho a seguir que nos levará para a meta certa. Se o jovem deseja um caminho autêntico, então a resposta está em um encontro verdadeiro com Cristo.

E sabe qual a melhor notícia? Ele se deixa encontrar. Há vários grupos de jovens decididos em seguir a Cristo, movimentos juvenis, testemunhos de castidade, de serviço ao próximo, de superação das drogas e da prostituição de jovens.

Além de muitas pessoas que estendem a mão em nome de Cristo para dizer ao jovem: vem! 

Então, que tal a aventura de ser original a partir da experiência com Deus. Mais do que praticar normas, é possível encontrar a razão de dizer “não” a tudo que nos desconfigura. 

Uma forte intercessão para os jovens: Santos Salesianos como padrinhos dos jovens

Comentar