Como viver na graça nos dias de hoje
Como viver na graça nos dias de hoje

Como viver na graça nos dias de hoje

Em: 09/05/2023

Por: raphael

Categorias: Vocacional Notícia


Cada dia que se passa aqui na terra aproxima-se a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sim, o Senhor voltará! E virá para buscar os que são seus, ou seja, os que vivem segundo os seus mandamentos e sua santa vontade.

Sendo assim, nem é preciso perguntar quem deseja ir com o Senhor, quem deseja entrar em sua santa morada para com Ele viver eternamente.

Todo aquele que é membro do Corpo de Cristo, ao se deparar com as duas realidades eternas às quais nossa alma pode ser destinada (céu e inferno), certamente desejará o Reino Celeste.

Entretanto, como viver nos dias de hoje no estado da graça?

Continue a leitura e entenda!

A vida na graça é o chamado para todos nós

Quando olhamos para a vida dos santos que hoje gozam da eterna presença do Senhor, pode parecer que para eles foi tudo muito mais fácil.

Mas isso não é verdade! Afinal, também eles precisavam perseverar todos os dias e travar lutas difíceis para manter-se em estado de graça.

São João Bosco, por exemplo, em toda a sua vida encontrou dificuldades e desafios que o poderiam ter feito desistir e até mesmo duvidar de Deus. Órfão de pai, e tendo uma vida muito pobre, houveram momentos em sua juventude em que ele precisou até mesmo mendigar para manter-se nos estudos. 

Apesar de tantos desafios, a Providência Divina sempre o acompanhou e o forjava numa vida de santidade através de sua mãe que sempre lhe impelia a uma vida virtuosa.

Mais do que nós mesmos, Deus deseja que vivamos com Ele eternamente em seu reino. Ele dispõe sempre de meios para que a vida na graça seja uma realidade para nós.

Clicando aqui, você pode conferir um E-book recheado de detalhes sobre a vida de Dom Bosco!

Viver na graça é um caminho para viver no amor

O caminho da graça, ou vida na graça, é o processo de conversão que iniciamos após termos abraçado a fé em Jesus.

Tocados por seu amor, nos deixamos conduzir por Seus divinos ensinamentos que aos poucos vão nos transformando. De tal forma que nos capacita a dizer sim para uma vida de santidade, onde colaboramos com o plano salvífico de Deus.

Apesar de possível, não é um caminho fácil!

Afinal, no momento em que Adão e Eva romperam com a graça divina, toda a humanidade criada por Deus desceu a um abismo que somente o braço forte de Jesus pode alcançar.

Na história e na vida missionária de Dom Bosco, ele sempre se deparou com jovens que tiveram vidas desordenadas, muitos deles não sabiam nem ler. E foi através da sua vida doada que Deus encontrou uma via para arrancar muitos jovens do abismo da desesperança e da perdição.

Dom Bosco, em todo o seu apostolado, transbordava amor! Ou seja, tudo o que fazia e todos os seus trabalhos pastorais eram permeados por uma vida de graça que se convertia em amor.

A vida na graça é viver pelo amor e através do amor, e nunca apartar-se dele.

Leia também o Ano Vocacional: você sabe a sua importância?

Vida sacramental e renúncia

A vida sacramental é de suma importância para a vida na graça de Deus, como era nos tempos de Dom Bosco e também para os dias de hoje.

Nosso patrono da juventude sempre participava assiduamente da Santa Missa e sempre estava buscando a confissão e o aconselhamento. Principalmente, pelo seu desejo de corresponder ao chamado de Deus sendo sacerdote.

O sacramento da confissão é sempre um recomeço para todos que desejam perseverar na vida da graça e restituir-se como imagem e semelhança de Deus.

Mas o santo também foi tentado a práticas erradas durante a escola, e ele mesmo relata em sua biografia que havia alunos maus. Ele escreve: “Um deles foi tão descarado que me aconselhou a roubar um objeto de valor da minha patroa para comprar caramelos” (Dom Bosco: uma biografia nova, Terésio Bosco).

Sua biografia conta que ele logo se afastou decididamente desses rapazes para não acabar como “rato nas mãos do gato”.

Enfim, para viver uma vida de graça é preciso renunciar a tudo que desagrada a Deus: renunciar os maus pensamentos, buscar práticas piedosas e uma boa convivência.

Dom Bosco também sempre mantinha aceso o seu amor e a confiança em Jesus Eucarístico para permanecer na graça. Ele mesmo dizia: “quereis que O Senhor lhes dê muitas graças? Visitai-o muitas vezes no santíssimo Sacramento”.

Clique aqui e baixe agora o E-book para conhecer mais sobre Dom Bosco, este grande instrumento de Deus!

A oração principia a vida na graça

Desde muito cedo Dom Bosco foi ensinado por sua mãe a rezar. Ajoelhava-se de manhã e à noite com seus irmãos para rezar recitando orações em comum.

Também enquanto criança participava da reza do terço, e através das 50 Ave-Marias aprendeu a falar com Nossa Senhora. Tal fato o tornou um santo com grande amor à Virgem Maria. Afinal, Maria é a medianeira de todas as graças em nossa vida.

A vida de oração precisa ser constante em tudo o que fazemos! É assim que também nós somos conduzidos por Deus para nos aprofundar cada vez mais em uma vida na graça.

Conclusão

Viver uma vida na graça é, sem dúvida, um grande desafio nos dias de hoje em que o pecado parece sempre bater à nossa porta. Mas lembremos que quem nos chama e nos sustenta é Deus.

Todo aquele que se lança em uma vida na graça recebe do Senhor a vitória também aqui nesta terra. E o prêmio final? Será a maior de todas as felicidades: uma vida em comunhão eterna com nosso Senhor no reino dos céus.

Baixe agora o E-book “Dá-me almas” – A História de Dom Bosco!

Comentar