

Como você pode contribuir para aumentar o número de vocacionados na Igreja
Em: 02/08/2022
Por: comunicacao
Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia
Todos somos vocacionados na Igreja, e o mês de agosto é o momento próprio para refletirmos sobre a importância do chamado de Deus em nossas vidas. Então, se todos somos chamados, logo somos responsáveis por incentivar as vocações.
Segundo o Papa Francisco:
“Todos somos chamados a participar na missão de Cristo de reunir a humanidade dispersa e reconciliá-la com Deus.”
Sendo assim, o que podemos fazer? Que contribuição podemos dar para aumentar o número de vocacionados na Igreja? Para responder a essas perguntas, preparamos este post, confira até o fim.
Importância dos vocacionados na Igreja
Em certa ocasião, Jesus falava sobre o seu Reino para uma grande multidão. Quando terminou, os discípulos pediram que o Senhor dispensasse o povo para que ele fosse aos povoados comprar comida.
No entanto, Jesus disse aos apóstolos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (cf Mt.14,16), mas eles ficaram chocados com a resposta. Porém, o que as pessoas buscavam, antes do pão material, era o alimento espiritual e essa era a primeira missão dos discípulos.
Se avaliamos uma vocação a partir desse evangelho, entenderemos que assim como cada apóstolo alimenta uma parcela do povo, da mesma forma, acontece com uma vocação, porque cada uma delas é alimento para a multidão de filhos de Deus.
Portanto, uma vocação tem a proporção de uma nação, e incentivá-las é um compromisso de todo batizado e uma missão da Igreja.
Então, vamos acolher algumas dicas de como cumprir essa responsabilidade.
#1 Rezar pelos vocacionados na Igreja
A oração é uma fonte inesgotável de graças para a Igreja e todo o povo de Deus. E é o próprio senhor que nos orienta:
“Pedi ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a vinha” (cf. Mt.9,38)
Portanto, a primeira contribuição que damos aos vocacionados na Igreja é rezar por eles. Imagine uma paróquia sem sacerdotes, casais, religiosos (as) ou leigos nas pastorais? Seria muito triste e vazia, por isso peçamos ao Senhor por vocações.
Uma vez que o Senhor é quem ama, chama e consagra homens, mulheres e casais para o serviço do seu Reino, logo nosso compromisso é amar as vocações e incentivá-las na Igreja.
#2 Acolher os jovens vocacionados na Igreja
“[…]a vocação é para todos, porque todos são olhados com amor e chamados por Deus.” (Papa Francisco)
Sendo a vocação para todos, os vocacionados na Igreja começam cedo, desde a infância até a vida adulta. Mas são os jovens que mais têm condições de responder ao chamado de Deus por causa do coração disponível.
Dessa forma, acolher os jovens é uma maneira de incentivar as vocações. E essa atitude nos pede um coração semelhante ao Mestre, que elegeu Davi não por sua aparência, mas pelo seu interior.
Porém, essa acolhida significa abrir mão de julgamentos, rótulos e cobranças, uma vez que o tempo atual pede uma nova mentalidade, por causa da mudança de comportamento e da influência da internet.
Leia mais sobre: Famílias e jovens!
#3 Incentivar uma nova evangelização
O Papa João Paulo II foi que utilizou o termo “Nova evangelização” em sua viagem à Polônia em 1979 e, desde então, ela é usada para encontrar formas de levar o anúncio do evangelho para todas as situações da vida humana.
Sendo assim, é preciso ter um olhar novo sobre os vocacionados na Igreja, descobrir novos métodos para ensinar a fé; despertar um novo fervor, um novo modo de falar, brincar, mostrando como cada um é faz parte do projeto pensado pelo Pai.
Portanto, vamos investir em uma nova evangelização, com métodos renovados e uma sensibilização diante do ser humano de hoje. Sem, no entanto, esquecer que o conteúdo é o mesmo: O amor de Deus Pai por meio de seu Filho Jesus Cristo.
Aprofunde sua fé em Santo Antônio
#4 Dar espaços para pastorais e movimentos atuarem
“Diz um provérbio do Extremo Oriente “Um sábio, ao olhar o ovo, sabe ver a águia; ao olhar a semente, vislumbra uma grande árvore; ao olhar um pecador, sabe entrever um santo.
É assim que Deus nos olha: em cada um de nós, vê potencialidades, às vezes ignoradas por nós mesmos, e atua incansavelmente, ao longo da nossa vida, a fim de as podermos colocar ao serviço do bem comum.”
Essa fala do Papa Francisco para o dia mundial de orações pelas vocações nos alerta que todos são candidatos ao serviço na Igreja. Ninguém está de fora e é muitas vezes no serviço que nos apaixonamos pelo projeto divino e decidimos entregar a vida por Ele.
Portanto, é urgente dar espaços aos movimentos, pastorais, Novas Comunidades, Congregações, Ordens Religiosas, ou seja, todos os que promovem espiritualidade e exercem a missão, para que suas iniciativas suscitem vocacionados na Igreja.
Porque a Igreja é o corpo de Cristo; todos os batizados têm seu espaço e direito de promover iniciativas que somem e produzam resultados em vista das vocações. Logo, vamos continuar abrindo as portas da Igreja para sairmos em missão e deixarmos outros entrarem.
“Cristo Vive! Somos suas testemunhas”
O Mês Vocacional de 2022 tem como tema: “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e no lema: “Eu vi o Senhor!” (Jo 20,18), escolhido pela Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Agora, Se vimos o Senhor, então coloquemos em prática as sugestões citadas acima, porque as vocações são fundamentais para a Igreja e para o mundo.
E desde já, rezemos juntos:
Senhor da Messe e Pastor do rebanho, fazei ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”!
Derrama sobre nós O teu Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir sua voz.
Senhor que a Messe não se perca por falta de operários. Despertai nossas comunidades para a Missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa.
Senhor, que o rebanho não se perca por falta de pastores.
Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros. Dá perseverança aos nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo.
Maria, Mãe da Igreja e modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder: SIM. Amém.
Continue lendo: Passo a passo para evangelizar a juventude
Buscar
Posts Recentes

Volta às aulas 2023 📚
Ler mais

Início das atividades do Programa Educando para a Vida
Ler mais

Formação continuada do Parque Dom Bosco
Ler mais

P. Sérgio Ramos de Souza nomeado Vice-Inspetor
Ler mais

Esporte e brincadeiras marcam colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Festa de Natal 2022
Ler mais

Entrega dos Certificados do curso Geração 2030
Ler mais

Auto de Natal encanta famílias
Ler mais

Parque Dom Bosco recebe certificação do Selo Social ciclo 2021/2022
Ler mais

Mostra de Talentos Parque Dom Bosco
Ler mais

Expo Geração 2030
Ler mais

Dias dos namorados e Santo Antônio: qual a relação?
Ler mais

Como ser um Jovem autêntico no mundo hoje?
Ler mais

Os 5 mártires Salesianos: conheça a história do Beato Francisco Kesy e seus Companheiros
Ler mais

ISAS recebe visita de voluntária Salesiana da Bolívia
Ler mais

Homenagens para as mamães no Colégio Salesiano Itajaí
Ler mais