Consagre sua família à Sagrada Família de Nazaré
Consagre sua família à Sagrada Família de Nazaré

Consagre sua família à Sagrada Família de Nazaré

Em: 14/12/2022

Por: raphael

Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia


A Sagrada Família é o modelo da família para todos nós. Em Jesus, Maria e José, Deus manifestou-se aos homens fazendo parte de uma família humana. Ele assim quis: nascer numa família e transformá-la em um presépio vivo.

A festa da Sagrada Família é celebrada no Domingo após o Natal durante as festas natalinas. E nesta data festiva, contemplamos a beleza do mistério, mas também a fé e a dedicação de Maria e José em torno do Menino.

E a Família de Nazaré tem muito para nos ensinar sobre colocar Jesus no centro, enfrentar as dificuldades que a vida nos impõe e praticar o trabalho com simplicidade e fé. Esses são apenas alguns motivos para consagrar sua família à Família de Nazaré.

O Menino Jesus ocupa o primeiro lugar na Sagrada Família

É fato que o amor reinava na Sagrada Família porque ela tinha Jesus no centro de tudo, ou seja, o objetivo era amar. Por isso ela transbordava as virtudes que toda família precisa, como paciência, bondade, partilha, diálogo, perdão, comunhão.

Se Jesus é a fonte na Família de Nazaré que faz brotar tantas virtudes. Então a família cristã precisa cultivar o encontro com o Senhor para viver o mesmo e deixar que o lar seja a casa de Nazaré pela oração, partilha da Palavra e a Eucaristia.

A família é a célula mãe da sociedade, a principal escola da fé e do convívio social, o primeiro lugar onde aprendemos sobre ética, responsabilidade e solidariedade, como também o alento para as dificuldades, tristezas e perdas ao longo do caminho.

E para que ela se mantenha viva e seja protagonista das transformações sociais, é preciso a força de Deus. E a Sagrada Família conhece bem essa força e sustento diários, porque passou pelos desafios próprios do seu tempo sem desanimar.

A Sagrada Família nos ajuda a superar as dificuldades

O Evangelho nos diz que a Sagrada Família precisou fugir com Jesus para o Egito (cf. Mt 2,13-23), para escapar de Herodes. Logo, a Família de Nazaré passou pela dor do exílio, da incerteza e do medo como tantas famílias passam até hoje.

Imagine em um tempo em que crises e instabilidades financeiras são constantes! Novamente, temos a Sagrada Família como modelo de equilíbrio diante das dificuldades, porque havia diálogo entre eles e a vontade de vencer pelo amor.

Logo, a Sagrada Família nos mostra a importância da união familiar nos tempos difíceis, através da ajuda de todos. E com certeza o jeito de resolver as dificuldades influenciou na educação de Jesus e da mesma forma nas nossas famílias.

Não podemos dizer que a Sagrada Família não conheceu a dor, ao contrário, a perda de Jesus no Templo foi outro momento de aflição para Maria e José (Lc 2,41). Portanto, eles são nosso modelo e sustento no caminho para todas as situações.

A Família de Nazaré vivia do trabalho!

Podemos correr o risco de achar que a Sagrada Família recebia seu sustento facilmente por causa de Jesus. Ao contrário, a vida em Nazaré era de trabalho. José era carpinteiro e colocava o pão sobre a mesa com o fruto do seu trabalho digno. 

Nossa Senhora, como toda mulher de sua época, tinha seus afazeres e arranjos domésticos, buscava água, cuidava da casa e da criança. No entanto, sem se esquecer da oração e sem perder de vista o Menino Deus, que se tornou homem em seu lar.

A vida simples da Sagrada Família nos ensina que o trabalho faz parte, ele tem seu valor, enobrece e nos sustenta. Porém, o trabalho não pode desgastar a instituição familiar e ocupar o lugar dos filhos, dos pais ou dos idosos, nem da oração.

A sociedade pós-moderna é impulsionada pela ambição, o consumismo e o status social. Mas quem se espelha na Sagrada Família sabe que a vida é mais do que ter, é ser. E isso implica valores evangélicos que sustentarão gerações mais que o dinheiro.

Que tal esse conteúdo? Providência Divina, você já ouviu falar?

Consagre sua família à Família de Nazaré!

O Cardeal Orani João Tempesta nos diz que a Sagrada Família é

“Verdadeiramente o “protótipo” de cada família cristã que, unida no Sacramento do matrimônio e alimentada pela Palavra e pela Eucaristia, é chamada a realizar a maravilhosa vocação e missão de ser célula viva não apenas da sociedade, mas da Igreja, sinal e instrumento de unidade para todo o gênero humano”.

Assim desejamos caminhar, colocando nas mãos da Sagrada Família nossa vida, projetos e desafios para o ano que se aproxima.

E a fim de que nossa família tenha os olhos fixos em Jesus, supere as dificuldades unida e viva do suor de seu trabalho, façamos a oração de consagração que o Papa Francisco nos propõe: 

Jesus, Maria e José, em Vós contemplamos o esplendor do verdadeiro amor, confiantes, a Vós nos consagramos.

Sagrada Família de Nazaré, tornai também as nossas famílias lugares de comunhão e cenáculos de oração, autênticas escolas do Evangelho e pequenas igrejas domésticas.

Sagrada Família de Nazaré, que nunca mais haja nas famílias episódios de violência, de fechamento e divisão; e quem tiver sido ferido ou escandalizado seja rapidamente consolado e curado.

Sagrada Família de Nazaré, fazei que todos nos tornemos conscientes do carácter sagrado e inviolável da família,da sua beleza no projeto de Deus.

Jesus, Maria e José, ouvi-nos e acolhei a nossa súplica. Amém.

Cultive a vida de oração em família com este Manual muito especial para as famílias. Veja aqui.

Comentar