Providência Divina, você já ouviu falar?
Providência Divina, você já ouviu falar?

Providência Divina, você já ouviu falar?

Em: 24/10/2022

Por: raphael

Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia


Você já escutou essa frase: “Providência Divina, providenciai”?

Ela representa não apenas uma súplica, mas o jeito de Deus agir em nosso favor. De tal forma Ele cuida de nós que ficamos até constrangidos de tanto amor (cf. 2Cor 5,14).

O Catecismo da Igreja Católica (CIC nº 303) afirma que a solicitude da divina providência é concreta e imediata. Logo, cuida de tudo, desde os mais insignificantes pormenores até aos grandes acontecimentos do mundo e da história.

Ou seja, Deus cuida de nós nos mínimos detalhes, desde a criação até chegar à plenitude de sua obra salvadora através de seu Filho, Jesus Cristo. Ou seja, o Pai nos ama profundamente e deseja que descubramos essa verdade em nossa vida.

Por isso preparamos este post para explicar um pouco sobre o cuidado de Deus que é o mesmo que providência divina.

A filiação faz parte da providência divina

A providência divina envolve toda a vida humana. Ou seja, ela não está ligada apenas a uma necessidade material, mas à felicidade da pessoa. Isso significa que desde o ser pessoa até o seu sustento temos os sinais da providência de Deus.

Quando Adão e Eva pecaram e se afastaram da presença de Deus, começou o plano redentor para resgatar o gênero humano e nos elevar de criaturas para filhos de Deus. A Palavra de Deus já se referia à Nossa Senhora e a vinda de Jesus (cf. Gn 3,15).

“Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato” (cf. 1Jo 3,1).

Eis o motivo de todo cuidado de Deus pelo ser humano – somos seus filhos! Em Cristo tudo se consolidou e o batismo concretiza essa filiação.

Portanto, ser filho de Deus é a maior de todos os títulos e de todas as graças. Deus é nosso Pai e não padrasto; Ele se interessa e se preocupa com nossa vida em todos os aspectos; ser filho de Deus significa que nada passa despercebido aos seus olhos.

E Deus ainda nos diz:

“Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mamãe não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê-lo,eu não me esquecerei de você! (cf. Is 49,15). 

Descubra aqui como crescer na intimidade com a Palavra de Deus!

O pão nosso é sinal da providência divina

“A fé na Providência Divina nos livra das preocupações, dos medos e inseguranças. Tudo concorre para o nosso bem.”

Essas palavras de Dom Orlando, Bispo de Aparecida-SP, nos ajudam a entender o significado de providência.

E quando rezamos o “Pai-Nosso” estamos nos entregamos à Providência de Deus. Ele sabe que precisamos de comida, de remédios, de emprego, de pagar as contas, de ajudar em casa  e tudo que uma pessoa necessita para viver.

Porém, acreditar na providência divina é também fazer a nossa parte “rezar como se tudo dependesse de Deus, e trabalhar como se tudo dependesse de nós”, como ensina Santo Inácio de Loyola.

Logo, quem exercita a confiança na Providência de Deus nunca se decepciona. Sobre isso, os pobres têm muito a nos ensinar, porque em tudo se confiam a Deus, levantam cedo para o trabalho e, ao final, agradecem pelo que conseguiram realizar.

E Deus Pai não se cansa de nos agradar, nos conduzir pelo caminho certo e mais que coisas, nos dá sua presença todos os dias. Temos o pão do corpo e o pão da alma. Basta confiarmos e entregarmos toda a vida aos seus cuidados.

Abandono total à providência divina 

Além de sermos filhos de Deus, de alcançar o sustento de todos os dias, temos ainda a graça de entendermos que caminho seguir à luz de sua providência. Mas como assim? Vamos entender que vocação é também dom da providência.

Deus nos criou semelhantes a Ele no amor, nos tornou seus filhos assim como Jesus, e ainda nos chama de amigos: “Já não vos chamo servos, [… ] mas de amigos” (cf. Jo15,15) e a amizade com Deus nos leva a perguntarmos: “Senhor, o que queres de mim?”

E com essa simples pergunta entre amigos, nasce o desejo de fazer por Ele todas as coisas, isso se chama vocação! E o melhor de tudo, é Deus quem põe no coração essa vontade de servi-Lo e nos indica o melhor lugar para vivermos a vocação.

Através da confiança e o abandono nas mãos de Deus enxergamos sua providência de forma concreta, seja para nós ou nossa família, nas pequenas e grandes situações. Porque um amigo como Deus jamais nos desampara, mas é fiel constantemente. 

“Ajuda-te que Deus te ajudará”

Assim como você já ouviu falar sobre a providência de Deus, certamente também escutou muitos testemunhos de pessoas que alcançaram graças através da confiança em Deus. E nada como o testemunho para convencer.

E os santos viveram bem isso, como por exemplo São João Bosco. Porém, ele dizia aos seus irmãos que era preciso trabalhar com confiança e Deus cuidaria do resto, ou seja: “Ajuda-te que Deus te ajudará!”

E como não lembrar de Nossa Senhora que acolheu todo o plano de Deus sem entender como seria? Ela, como ninguém, viveu sob a Providência Divina. Por isso, Dom Bosco ensinava:

“Pedi a Maria Auxiliadora e vereis o que são milagres”.

Agora, já sabemos o que significa a providência, então vamos assumir nossa filiação, dar nossa colaboração e deixar Deus nos conduzir por caminhos seguros e felizes.

Descubra aqui 4 motivos para confiar as suas intenções à Nossa Senhora Aparecida.

Comentar