Cristo Rei do Universo: o que você precisa saber sobre essa Solenidade
Cristo Rei do Universo: o que você precisa saber sobre essa Solenidade

Cristo Rei do Universo: o que você precisa saber sobre essa Solenidade

Em: 24/11/2023

Por:

Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia


A Solenidade de Cristo Rei do Universo é uma celebração litúrgica da nossa Igreja Católica que encerra o Ano Litúrgico. Logo, o Ano Litúrgico é um tempo diferente do Ano Civil – que começa em primeiro de janeiro e termina em 31 de dezembro.

Assim, o Advento, em dezembro, marca o início deste novo tempo. Mas, o Advento acontece nem sempre em uma data fixa todos os anos, e encerra-se com a Festa de Cristo Rei, também sem um dia fixo. Na maior parte dos anos, essa solenidade acontece no último domingo de novembro, para nos recordar que devemos direcionar toda nossa vida a Jesus, o nosso Rei Salvador!

Logo, foi o Papa Pio XI que instituiu a festa de Cristo Rei, no ano de 1925, com o objetivo de reafirmar a realeza de Jesus Cristo sobre todo o universo. Ele instituiu esta festa litúrgica mediante uma carta encíclica chamada “Quas Primas”, de 11 de dezembro de 1925.

O significado da realeza de Cristo

A realeza de Cristo não é uma realeza terrena, baseada no poder e na força. Mas é uma realeza espiritual, baseada no amor e na justiça. Logo, Cristo é Rei porque Ele é o Filho de Deus e, como Filho de Deus, tem o poder e a autoridade sobre todo o universo.

A realeza de Cristo é um tema central na fé cristã e nos recorda que Jesus Cristo é o Senhor de todas as coisas, tanto no céu quanto na terra.

Contudo, o título de Cristo Rei não foi a Igreja quem criou, ou surgiu a partir da opinião de alguém. Ao contrário, é nas Escrituras Sagradas que encontramos a afirmação da a realeza de Cristo. Logo, no Antigo Testamento encontramos profecias que anunciam a vinda do Messias, que seria um Rei justo e misericordioso, e no Novo Testamento o próprio Jesus Cristo menciona a Sua realeza em várias ocasiões.

Portanto, selecionamos algumas passagens bíblicas que falam da realeza de Cristo:

Passagens bíblicas que falam da realeza de Cristo

 

Primeiramente, encontramos a profecia sobre o reinado de Cristo em Isaías 9, 5-7:

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz. Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre. Eis o que fará o zelo do Senhor dos exércitos”.

Em segundo, a autoridade de Jesus é confirmada em Mateus 28,18-20:

“Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: ‘Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo’”.

Por último, vemos a passagem de Apocalipse 19,11-16:

“Vi ainda o céu aberto: eis que aparece um cavalo branco. Seu cavaleiro chama-se Fiel e Verdadeiro, e é com justiça que ele julga e guerreia. Tem olhos flamejantes. Há em sua cabeça muitos diademas e traz escrito um nome que ninguém co­nhece, senão ele. Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome é Verbo de Deus.

Seguiam-no em cavalos brancos os exércitos celestes, vestidos de linho fino e de uma brancura imaculada. De sua boca sai uma espada afiada, para com ela ferir as nações pagãs, porque ele deve governá-las com cetro de ferro e pisar o lagar do vinho da ardente ira do Deus Dominador.

Ele traz escrito no manto e na coxa: Rei dos reis e Senhor dos senhores!”

Leia também: Qual o passo a passo para crescer na oração?

A importância da Solenidade de Cristo Rei

Antes de mais nada, a Solenidade de Cristo Rei é uma festa importante para nós porque reafirma a centralidade de Jesus Cristo na vida dos cristãos. Essa festa nos lembra que Jesus Cristo é o Senhor de todas as coisas, e que devemos nos submeter à Sua autoridade.

Contudo, Jesus demonstrou Sua realeza principalmente nestes momentos:

  1. Ao entrar em Jerusalém, como um Rei pobre, montado em um jumento emprestado.
  2. Ao ser humilhado na Paixão, revestido com manto de “púrpura-gozação e capacete de espinhos”.
  3. E ao morrer, despido, com o peito transpassado na cruz.

Portanto, Jesus é Rei da paz e Rei do amor sem limite, até a morte. Assim, a realeza de Jesus é a um reinado do Amor Ágape de Deus por toda a humanidade e por toda a criação.

Além disso, a festa de Cristo Rei é uma ocasião propícia para reconhecermos que, na cruz, o “poder dominador”, o ”poder opressor”, criador de desigualdades e exclusões, está definitivamente derrotado.

O que fazer na Solenidade de Cristo Rei

Na Solenidade de Cristo Rei, cada um de nós é convidado a celebrar a realeza de Jesus Cristo. E essa celebração pode ser feita de várias maneiras, como:

  • Participar da Missa festiva, que é celebrada em todas as paróquias da Igreja Católica;
  • Rezar o Ofício Divino, que é um conjunto de orações que celebram as obras de Deus;
  • Ler e meditar as Sagradas Escrituras, especialmente as passagens que falam da realeza de Cristo;
  • Meditar sobre a importância da realeza de Cristo em nossa vida.

Enfim, viva Cristo Rei!

A Solenidade de Cristo Rei é uma festa que nos convida a refletir sobre a centralidade de Jesus Cristo em nossas vidas. Essa festa nos lembra que Jesus Cristo é o Senhor de todas as coisas e que devemos nos submeter à Sua autoridade.

Aprofunde a sua leitura: Advento: como viver bem esse tempo

Comentar