Como é a Espiritualidade Juvenil Salesiana?
Como é a Espiritualidade Juvenil Salesiana?

Como é a Espiritualidade Juvenil Salesiana?

Em: 17/04/2023

Por: comunicacao

Categorias: Portal Blog


A juventude é uma realidade sempre presente em toda a nossa igreja. Em toda a história da salvação conseguimos enxergar o protagonismo juvenil na entrega e no serviço a Deus.

A espiritualidade juvenil Salesiana é um grande testemunho da força que o Espírito Santo exerce sobre a juventude em nossa igreja. Nela se encontra uma grande expressão de como ser jovem e de uma verdadeira vida de santidade.

Com o vigor e a vitalidade própria de sua essência, os jovens conseguem ser a expressão da força, da disponibilidade e da missionariedade na igreja.

Faça sua leitura até o final e entenda um pouco mais sobre o chamado de Deus para evangelizar os jovens por todo o mundo, por meio da espiritualidade Salesiana.

Dom Bosco: base da Espiritualidade Juvenil Salesiana

Na vida de São João Bosco, não faltam exemplos e características para quem deseja viver a espiritualidade juvenil salesiana de maneira autêntica. Uma proposta que tinha por finalidade nos conduzir ao céu.

Inspirado por São Francisco de Sales, Dom Bosco viveu uma vida simples e devotada a buscar a santidade através das atividades do cotidiano.

Desde cedo, envolto por uma realidade humilde e de muito trabalho, a vida de Dom Bosco inspira muitos jovens a vivenciarem suas vidas e desafios à luz da fé.

Dom Bosco não teve uma infância fácil, precisou trabalhar duro para continuar seus estudos e este é um dos exemplos que faz de Joãozinho Bosco um jovem admirável e digno de ser imitável.

Leia também: 5 Características de Dom Bosco que deveríamos viver em 2023.

Vivendo a Espiritualidade Juvenil Salesiana no dia a dia

A juventude é marcada por grandes acontecimentos e requer decisões que irão impactar o resto da vida. É preciso que o jovem tenha seu coração ancorado em Jesus Cristo e em Sua santa vontade: sempre o melhor caminho a ser trilhado!

A espiritualidade juvenil Salesiana conduz o jovem em toda a sua realidade. Sendo assim, inspira o homem a pensar e agir professando a encarnação de Deus e a reconhecer Sua presença em cada passo seu aqui na terra.

É constituída pela “sua fonte de vitalidade evangélica, seu princípio de inspiração e de identidade, seu critério de orientação” (Cf. SALESIANOS DON BOSCO).

Assim como a família de Nazaré, que viveu ordinariamente sua missão enfrentando dificuldades e desafios próprios de seu tempo, a espiritualidade juvenil salesiana convida a cada jovem a não fugir de sua realidade.

Aproveite para ler depois: Tríduo Pascal: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus

Vivendo a Espiritualidade Juvenil Salesiana na amizade com Jesus

O jovem salesiano é chamado a uma amizade profunda com Jesus. Em outras palavras, a não se contentar em apenas servir-Lo, mas buscar cada vez mais um relacionamento autêntico de entrega. 

Inspirados em orações de um fácil entendimento e inspirada pelas diferentes realidades onde está a Congregação, também praticadas por Dom Bosco, os jovens que se abrem à espiritualidade salesiana são chamados a cultivar a amizade com Cristo.

Nela se requer sempre mais doação e generosidade para com Aquele a quem amamos e chamamos de amigo.

Por  isso, ao se lançar em uma amizade com Jesus, a Espiritualidade Juvenil Salesiana convida os jovens a responder o chamado de Nosso Senhor com empenho e generosidade através da vivência radical do Evangelho.

Vivendo a Espiritualidade Juvenil Salesiana com Maria

A espiritualidade Juvenil Salesiana é marcada pela devoção, amor e veneração à Maria, sob o título de Nossa Senhora Auxiliadora. Presente na igreja como Mãe, é a Virgem Maria que conduz, auxilia, encoraja e consola cada jovem e cada pessoa no caminho rumo ao Céu.

O jovem Salesiano encontra em Nossa Senhora um modelo perfeito de doação, modelo de humildade, de serviço e de pureza do qual tanto necessita.

Maria, aqui na terra, foi a maior missionária que já existiu. Portanto, ao imitar Nossa Senhora o jovem salesiano torna-se essencialmente missionário e servidor.

Vivendo a espiritualidade com alegria e otimismo

São João Bosco apresentou aos jovens marginalizados a possibilidade de experimentar a vida como uma festa e a fé como felicidade. Dessa forma, a espiritualidade salesiana convida os jovens a expandir as amizades e o que há de positivo na vida.

Sem deixar a responsabilidade e o empenho de lado, o cotidiano pode ser vivido com alegria e otimismo. Sempre cultivando o clima de família, os ambientes e encontros salesianos proporcionam a aproximação, a amizade e o diálogo.

A juventude pode sempre encontrar nos ambientes salesianos o acolhimento e a fraternidade, trazendo à sua vida a alegria em pertencer a este movimento.

A juventude Salesiana na Igreja

A espiritualidade juvenil salesiana é marcada pela proximidade e vivência dos sacramentos. A confissão e a Eucaristia são parte de seu cotidiano.

Unido a vida da Igreja em todas as suas esferas – paroquial, diocesana e mundial -, o jovem salesiano é chamado a crescer na fé através da escuta da Palavra, da vida de oração e das celebrações litúrgicas.

Veja a experiência missionária dessa jovem, representando a Inspetoria São Pio X, no Projeto GIAM 2023. Clique aqui para a leitura!

A Espiritualidade Juvenil Salesiana também é marcada por encontros de convivência, festivaisde artes, onde os jovens se socializam e partilham suas diversas realidades.

Contudo, dentre tantas atividades da espiritualidade juvenil Salesiana, a mais preciosa é a promoção e favorecimento das diversas vocações.

Portanto, sem dúvida, através deste carisma tão único deixado por Dom Bosco, nascem verdadeiras vocações para a nossa igreja.

Então, faça parte você também desta família de jovens Salesianos!

Comentar