Estreia Salesiana 2024: “O sonho que faz sonhar”
Estreia Salesiana 2024: “O sonho que faz sonhar”

Estreia Salesiana 2024: “O sonho que faz sonhar”

Em: 29/01/2024

Por:

Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia


O carisma salesiano é um grande presente para a Igreja Católica. É através dele que a missão de São João Bosco continua viva no meio de nós.

Os Salesianos já se tornaram uma grande família espalhada pelo mundo inteiro e tem como principal missão a evangelização dos jovens, sobretudo os mais pobres e abandonados.

Dessa maneira, para nortear as atividades e ações dos membros Salesianos em todo o mundo, anualmente acontece o evento chamado A Estreia. Esse evento nada mais é do que um encontro onde são compartilhadas reflexões e mensagens que orientarão todo o ano pastoral salesiano.

Todo ano a Estreia salesiana acontece mediante um tema que conduzirá não somente este grande evento, mas toda a ação evangelizadora dos Salesianos. 

Em especial, neste ano de 2024, o tema da Estreia recorda um grande acontecimento na vida do fundador da obra Salesiana e é esse tema que queremos apresentar aqui. Continue lendo!

O Segundo Centenário do sonho dos 9 anos

Neste ano de 2024, todo o povo salesiano tem muito a comemorar. Pois foi há 200 anos, em 1824, que Deus revelou a São João Bosco o itinerário de sua missão nesta terra.

Aos 9 anos de idade, São João Bosco teve um sonho que marcou toda a sua vida missionária e sua maneira de relacionar-se com Deus e com os seus irmãos.

Apesar dos sonhos serem algo presente na vida do fundador Salesiano, os estudiosos da vida de Dom Bosco garantem que este sonho conhecido como “sonho dos 9 anos” têm algo em particular.

Dessa maneira esse sonho representa para o povo salesiano a prefiguração do oratório de Dom Bosco e de sua grande missão diante dos jovens.

O sonho que faz sonhar

“O sonho que faz sonhar – Um coração que transforma ‘lobos’ em ‘cordeiros’”. Esse foi o tema escolhido para todo o ano pastoral salesiano. Consequentemente, estará presente na vida de todo aquele que vive o Carisma fundado por Dom Bosco.

A Estreia é o palco onde o tema anual dos salesianos é oficialmente refletido e compartilhado. E neste ano de 2024 foi inundado pela certeza de que Deus fala conosco e nos inspira através de um sonho.

Dessa forma o tema serve para enfatizar a importância de nunca deixarmos de sonhar, mas, a exemplo de Dom Bosco, deixarmo-nos inspirar por Deus em nossas vidas.

Leia depois:

Está de férias? Confira essa lista de filmes, séries e livros para os dias de descanso

Paróquia: Comunidade de fé, acolhida e vivência dos sacramentos

Conheça a Articulação Juvenil Salesiana

7 formas de alcançar os sonhos da juventude com Deus

A importância dos sonhos em nossos dias

Vivemos em um tempo em que as pessoas estão envoltas por notícias negativas e acreditam bem pouco na mudança do mundo através da conversão do ser humano.

Dessa maneira, o tema salesiano da Estreia de 2024 parece ser um sinal de esperança para todos nós, mas é sobretudo um convite. Sim! Um convite, pois através desse tema somos chamados a acreditar no poder evangelizador de uma vida entregue a Deus.

Assim como na vida de Dom Bosco, Deus deseja realizar grandes coisas em nós e através de nós. Não somente no povo salesiano mas no mundo inteiro, pois de alguma forma este carisma respinga em toda a Igreja e em todo o mundo.

Sendo assim, somos convidados a acreditar que Deus tem sonhos e planos para cada um de nós seus filhos, mas que, a alguns em particular, Ele revela esses sonhos.

Nas Sagradas Escrituras, vemos claramente o poder de um sonho profético e como Deus revela a sua vontade.

Um exemplo bem claro é na vida vida de São José. Deus revela a pureza de Nossa Senhora bem como o faz conduzir a Virgem Maria e o Menino Jesus em segurança diante da perseguição de Herodes.

Sim, Deus pode relacionar-se conosco por meio dos sonhos e nos fazer transpor até mesmo dificuldades e adversidades acreditando em seu amor para conosco.

O Sonho de Dom Bosco é profético em nossas vidas

O tema Salesiano de 2024 nos convida a acreditar que somente Deus pode inspirar profundamente nossas almas nos dando sonhos revolucionários. Não há revolucionários como estes que querem nos fazer acreditar em ideias que se contrapõem a mensagem do evangelho.

Contudo, os sonhos são verdadeiros faróis de como o mundo pode ser melhor, cumprindo com a vontade de Deus.

Os sonhos de Deus não nos aliena, tampouco nos inibe, mas causa uma verdadeira revolução em nossas vidas. E é através dessa revolução que olhamos para esta terra e para o nosso próximo além de suas aparências.

Esse era o olhar de São João Bosco: um olhar que o fazia acreditar que era possível contribuir para um mundo melhor e para a salvação das almas.

“O sonho que faz sonhar” não só serve para estampar cartazes e iniciar reflexões, mas, acima de tudo, para relembrarmos que quem sonha realiza. Pois, toda realização começa através de um sonho.

Certamente, se São João Bosco parasse nas limitações do seu tempo jamais teríamos colhido os frutos dessa vocação tão linda que é a Salesiana.Portanto, o tema da estréia de 2024 é um novo ânimo para que voltemos a sonhar para nós e para a humanidade os sonhos de Deus. Mas, sobretudo, que deixemos o próprio Senhor sonhar em cada um de nós.  

Comentar