Não tire férias de Deus!
Não tire férias de Deus!

Não tire férias de Deus!

Em: 25/01/2023

Por: raphael

Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia


Nos meses de janeiro e fevereiro, muitas famílias aproveitam para tirar férias juntos. Ou até mesmo jovens e adultos desfrutam deste tempo para viajar, sair de férias e afastar-se da rotina. 

Este tempo de descanso e diversão é muito válido. Até mesmo as Sagradas Escrituras narram que Deus abençoou o período de descanso após a criação do mundo:  

“No sétimo dia, Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação” (Gn 2,2-3).

Não importa para onde você viaje, ou em que período do ano você tire as férias, o mais importante é recordar-se que não devemos tirar férias de Deus.

Mas se você quer saber como manter um período de descanso, longe da rotina, mas ainda pertinho de Deus, confira este post até o final. 

Férias: vontade e bondade divina! 

Assim escreveu sabiamente o autor do livro de Eclesiastes:

“Há um tempo certo para cada coisa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu!”  (Ecl 3,1)

Como já vimos, Deus, quando criou um mundo, reservou o sétimo dia para o Seu descanso. Mas o que isso significa para nós hoje?

Deus Pai, a própria sabedoria, deixou-nos a lição de que existe um tempo para cada coisa boa em nossa vida. É válido trabalhar duro, cuidar da família, dedicar-se bem aos estudos, mas precisamos achar um tempo para afastar-se de tudo isso para descansar. 

Por isso, o equilíbrio deve ser a palavra chave na vida de todo bom cristão!

O descanso é um presente de Deus para os homens,  mais do que isso, é uma necessidade humana. 

Pois, o nosso corpo é templo Espirito Santo, casa de Jesus Sacramentado, devemos cuidar dele muito bem, caso contrário, o desleixo com a nossa própria saúde, pode-se tornar até mesmo pecado. 

Não podemos sobreviver sem um ritmo saudável de trabalho e descanso. Ao mesmo tempo, que o descanso não deve ser o centro da nossa vida, pois certamente estaríamos caindo no vício da preguiça

Temos um ótimo exemplo de equilíbrio quando o assunto é férias: Jesus,  verdadeiro Deus e verdadeiro homem, soube viver com temperança e prudência o tempo descanso. 

Cristo sabia que seu corpo precisava de pausas e que sua mente precisava estar em ordem, por isso se retirava do meio das multidões, de todo trabalho missionário e ia rezar ao Pai.

Este é o ponto essencial, Jesus se afastava das multidões, mas não de Deus Pai! Pelo contrário, seus períodos de descanso eram justamente os que ele mais se aproximava de Deus. 

Tire férias, mas não de Deus! 

“Compreendemos agora por que uma alma deixa de saborear a paz e a serenidade quando se afasta do seu fim, quando se esquece de que Deus a criou para a santidade? Esforçai-vos por não perder nunca este ‘ponto de mira’ sobrenatural, mesmo à hora do lazer ou do descanso, tão necessários quanto o trabalho na vida de cada um” (São Josemaria Escrivá; Amigos de Deus, 10, p. 33)

Falamos sobre a importância de tirar férias e buscarmos o descanso. Mas essa certa distância da nossa rotina não deve ser distância das coisas de Deus ou do próprio Deus. 

Por exemplo, o Cristão que nas férias viaja e não vai à missa dominical ou não reza não entendeu nada sobre o que é descansar. 

Ou ainda, você sai de férias e resolve fazer tudo aquilo que não faria em sua rotina comum e acaba passando um pouco da conta, afinal, você está de férias em um lugar que talvez pouca gente ou ninguém conheça . 

Cuidado com a “falsa sensação de liberdade” que as férias podem trazer.

Nesta situação você pode acabar abusando da bebida alcoólica, perdendo a noção da realidade, dirigir alcoolizado, fazer ou falar besteira … Para não dizer aqui de outras situações bem piores que muitos cristãos já se meteram por conta de não escolher ser cristão em qualquer lugar que vá! 

Já disse Cristo: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação!”(Cf.Mat 26, 41)

Afinal ninguém está livre de más escolhas e de cair nas tentações! 

Por isso, busque uma rotina leve de oração mesmo nas férias e não deixe de viver em coerência com a sua fé em qualquer lugar que você vá!

A oração alimenta a nossa fé, que alimenta a nossa força para escolher uma vida virtuosa.

Dicas práticas 

Nas suas férias não se esqueça de buscar o “alimento espiritual”. O corpo está ligado ao espiritual, e é inseparável. Então, não basta somente descansar fisicamente.

Por isso, antes de sair de férias, não programe só o lugar, ou o roteiro de passeios. Pois, para completar o descanso precisamos buscar a Deus e o repouso Nele. Então reserve um tempo na sua viagem para a oração!

Mantenha um horário fixo todos os dias para rezar. Pode ser ao acordar e dormir por exemplo. Se você está inseguro, e acha que vai se esquecer de rezar, coloque um lembrete com alarme no celular! 

Ao viajar para lugares que ainda não conhece bem, busque antes em aplicativos ou mesmo no Google Maps, onde estão as igrejas mais próximas e informe-se sobre os horários de Missas dominicais. 

Quer uma experiência de oração bem legal nas suas férias? Quando a viagem for para lugares com praia ou natureza, que tal uma caminhada enquanto reza o terço? Esta é uma experiência revigorante que aproxima muito de Nossa Senhora!

Se você tem filhos, as férias são um ótimo momento para rezar em família. Não precisa de momentos demorados ou orações longas e complexas, use a criatividade e faça com que as crianças sintam-se parte desse momento, agradecendo a Deus pela viagem, por exemplo. 

Leve um livro de leitura espiritual. Pode ser história dos santos ou sobre espiritualidade por exemplo. Enquanto você está em uma fila, ônibus ou até no avião, aproveite para retomar a leitura!  

Por fim, entregue o seu tempo de descanso a Deus 

Que tal consagrar o seu tempo de férias e tudo o que você vai viver lá ao bondoso Deus?

Então, reze confiante essa oração e boas férias! 

Oração para o tempo de férias

Senhor, estou de férias.

Por isso, Vens comigo!

Que eu Te encontre na família, no descanso, no divertimento,

na natureza, em todos, em tudo, em todo o lugar.

Senhor que depois de todas as fadigas,

eu encontre um tempo  de verdadeira paz.

Depois de tantos estudos e trabalhos,

Dá-me o dom do descanso, que purifica e recria.

Cristo, dá-me a possibilidade de viver sem pressa,

deslumbrado (a)  com a surpresa que os dias trazem.

Dá-me a capacidade de estar de olhos abertos,

de viver intensamente.

Obrigado, Senhor, por estes dias

De descanso, férias, diversão e alegria! 

E quando essas férias terminarem, que eu esteja renovado (a)

para mais um período  de estudos e trabalhos,

Por sua honra e glória.

Amém! 

Você vai gostar de ler também: Providência Divina, você já ouviu falar?

Comentar