<strong>Nossa Senhora Auxiliadora: mãe e padroeira dos Salesianos</strong>
<strong>Nossa Senhora Auxiliadora: mãe e padroeira dos Salesianos</strong>

Nossa Senhora Auxiliadora: mãe e padroeira dos Salesianos

Em: 26/05/2023

Por: raphael

Categorias: Paróquia Sto Antonio Blog


Nossa Senhora Auxiliadora não é mais um dos títulos concedidos à Mãe de Deus, mas o título evocado por muitos cristãos no mundo, além de ser a Patrona da Obra Salesiana. 

Dom Bosco afirmou várias vezes: “Maria Santíssima foi sempre a minha guia”.

Desde criança, o santo já cultivava seu amor à Nossa Senhora, e Ela o visitou muitas vezes em sonhos, inclusive o inspirou na missão de cuidar da educação e salvação da juventude.

Ele, então, a elegeu como sua intercessora e consagrou a nova fundação aos cuidados dela, e a Santa Mãe nunca o decepcionou, mas cuidou de realizar muitos milagres em favor dos pobres e pequeninos.

Agora, conheça esta bela história e celebre sua memória – dia 24 de maio –  com gratidão e com as honras que ela merece. 

História de Nossa Senhora Auxiliadora 

Nossa Senhora está sempre atenta aos perigos que ameaçam a Igreja e nunca abandona seus servos. E foi diante de uma ameaça que nasceu a história de Nossa Senhora Auxiliadora. 

O ano é 1571, quando Selim I, imperador turco, achou que podia conquistar a Europa como fez com várias ilhas do Mediterrâneo.

No entanto, O Papa Pio V organizou uma defesa poderosa para salvar os cristãos e confiou essa batalha ao auxílio da Virgem Maria. 

A graça aconteceu no dia 07 de outubro. Foi então que o Papa acrescentou à ladainha loretana a invocação: Auxiliadora dos Cristãos.

No entanto, houve outra conquista que selou a poderosa intercessão da Virgem com esse título. Desta vez com Napoleão I, que excomungado pelo Papa por causa da sua sede de dominar os estados pontifícios, sequestrou o Vigário de Cristo e o prendeu na França.

O Papa ficou preso por cinco anos, sofrendo várias humilhações. Porém, ele prometeu à Nossa Senhora Auxiliadora que, se o libertasse, ele a coroaria solenemente. 

O resultado foi a derrota de Napoleão, o retorno do Papa, a coroação de Nossa Senhora e a instituição da festa dia 24 de maio, quando o Papa retornou oficialmente para Roma.

Dom Bosco e a devoção à Nossa Senhora Auxiliadora

Dom Bosco destacou-se pelo carisma de cuidar da juventude, mas essa graça veio acompanhada pela companhia de quem soube educar Jesus muito bem, a Santíssima Virgem. E o santo homem reconheceu a presença e o auxílio materno dela em tudo.

Por isso, colocou todos os seus trabalhos sob a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora. E certa vez disse aos jovens:

“Maria quer que a veneremos sob o título de ‘Maria Auxiliadora dos Cristãos’. Os tempos correm tristes e temos necessidade de que a Virgem Santa nos ajude a defender a fé cristã. Construiremos uma igreja grandiosa e digna da Virgem”.

E assim fez! Muitos foram os milagres que Dom Bosco alcançou através das súplicas à Nossa Senhora Auxiliadora, como também recomendou sua novena sempre que as pessoas precisavam alcançar graças em suas vidas. 

O santo conheceu bem os favores da Virgem Auxiliadora e, para retribuí-los, decidiu construir uma Igreja em sua honra. 

Este acontecimento foi marcado por muitos milagres, já que ele não tinha recursos, mas, em 9 de junho de 1868, a nova igreja foi consagrada e hoje é a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora.

Imagem da Virgem Auxílio dos cristãos!

Com certeza, após tantas batalhas vencidas, a Virgem Auxiliadora só podia aparecer como uma grande guerreira. Porém, para Dom Bosco, não foi assim. Para ele, Nossa Senhora não é a guerreira armada, mas amante de Jesus e amada pelos seus inúmeros filhos(as).

Por isso, ele idealizou a imagem, que foi pintada por Tommaso Lorenzone. E sobre a obra, disse o santo: 

“A Virgem Maria aparece circundada por um mar de luz e de majestade… o Menino que tem os braços abertos, oferecendo assim as graças e a sua misericórdia a quem recorre a sua augusta Mãe.”

O quadro está no altar-mor da Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, em Turim, na Itália. É uma obra monumental, que tem mais de sete metros de altura por quatro de largura.

Família Salesiana

As constituições Salesianas de Dom Bosco afirmam:

“Cremos que Maria está presente entre nós e continua a sua missão de Mãe da Igreja e Auxiliadora dos Cristãos. Confiamo-nos a ela a humilde serva na qual o Senhor operou coisas grandiosas, para nos tornarmos, entre os jovens, testemunhas do amor inexaurível do seu Filho”.

Portanto, assim como Nossa Senhora foi modelo para Dom Bosco, ela continua sendo para toda a família salesiana.

Assim, a Congregação celebra sua patrona com grande festa e deseja, como Dom Bosco escreveu, que a festa à Nossa Senhora Auxiliadora aqui na terra seja uma antecipação da festa que comemoraremos no Céu.

Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, Protetora do Lar

O grande patrono dos jovens nos inspira a oração quando diz:

“A devoção e o amor a Maria Santíssima é uma grande defesa, meus filhos, e uma arma poderosa contra os ataques do demônio. Ouçam a voz desta boa Mãe que lhes diz: “Se sois pequeninos, vinde a mim”.

Portanto, rezemos à Virgem Auxiliadora dos cristãos:

Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos, nós vos escolhemos como Senhora e Protetora desta casa. Dignai-vos mostrar aqui Vosso auxílio poderoso. Preservai esta casa de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis. Abençoai, protegei, defendei, guardai como coisa vossa as pessoas que vivem nesta casa. Sobretudo concedei-lhes a graça mais importante, a de viverem sempre na amizade de Deus, evitando o pecado. Dai-lhes a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz. Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos que moram nesta casa que Vos foi consagrada.

Ei, navegue aqui e descubra um mar de novidades! 

Comentar