<strong>O que todo educador pode aprender com o Sistema Preventivo de Dom Bosco</strong>
<strong>O que todo educador pode aprender com o Sistema Preventivo de Dom Bosco</strong>

O que todo educador pode aprender com o Sistema Preventivo de Dom Bosco

Em: 26/05/2023

Por: raphael

Categorias: Portal Blog


O Sistema Preventivo de Dom Bosco é uma metodologia eficaz na educação de crianças, adolescentes e jovens até hoje. 

Na verdade, o Sistema de Dom Bosco corresponde ao jeito de ser do santo, não é um sistema no sentido estrito da palavra, mas se explica como uma forma de agir que envolve várias atitudes, cuja motivação é uma fonte perene: o eterno amor de Deus.

Ou seja, trata-se de uma experiência vivida com os jovens do seu tempo, que deu certo e se consolidou ao longo, com adaptações, mas conservando a essência salesiana.

Por isso, em comemoração ao dia do Pedagogo – 20 de maio – vamos conversar sobre uma graça, um dom que é ser educador, a partir do olhar de Dom Bosco.

O que é o Sistema Preventivo de Dom Bosco?

A palavra “sistema”, segundo o P. Jean-Marie Petitclerc SDB,  não se deve entender no sentido de “sistemático”, mas no sentido moderno de “sistêmico”: como um conjunto de elementos de tal modo coligados entre si que, se um deles for modificado, todos os demais serão afetados. 

Mas então o que significa o Sistema Preventivo de Dom Bosco? Antes de tudo, ele é preventivo, então antecede algo, previne. E está longe de ser repressivo, mas é um caminho de aprendizagem para a liberdade e a dignidade da pessoa humana.

Agora, ser preventivo, segundo Dom Bosco, não é sinônimo de proteção ou conivência com situações não educativas. Mas agir com o objetivo de educar, tendo como pano de fundo o resgate da pessoa, sua formação para a responsabilidade e, sobretudo, para o bem comum.

Para isso, é preciso chegar perto, acolher, dialogar, ouvir, respeitar a pessoa em sua individualidade e realidade; ajudar a superar dificuldades a partir de um aprendizado participativo entre duas partes ou mais, porque não há educação sem o envolvimento consciente de vários atores: da família, aos professores e a sociedade.

Três pilares do Sistema Preventivo Dom Bosco

Dom Bosco apoiava todo o seu edifício educativo sobre três pilares: razão, religião e amorevolezza.

A razão é a capacidade que a pessoa tem de compreender a vida e a razão de ser das coisas, não por causa de um regulamento, mas por compreender que é a coisa certa a fazer, ou melhor, fazer por convicção, para um bem pessoal e comum.

A religião se baseia na busca do sentido da vida e da alegria de viver. Essa fonte vem primeiro do Evangelho e se concretiza através de um encontro pessoal por parte de todos: professores, alunos, equipe de apoio e religiosos. A espiritualidade é o caminho para a construção de um ambiente melhor para si e para os outros.

A amorevolezza é a marca salesiana. Dom Bosco usava esta expressão para se referir ao amor, carinho, afeição demonstrada, familiaridade, presença. Para o Sistema Preventivo Dom Bosco é fundamental sentir-se amado, porque somente o amor é a força que nos faz capazes de superar dificuldades e ajudar o outro.  

A amorevolezza é uma força espiritual que nasce da mística do amor de Deus para os jovens. Essa força impacta, transforma e gera uma nova pessoa, que transforma tudo ao seu redor.  

Mas esses três elementos andam juntos e são invisíveis ao mesmo tempo, é como um tempero em uma comida, a gente não vê, mas ele existe e faz toda a diferença no paladar. 

Portanto, o Sistema Preventivo de Dom Bosco é um tempero completo para a educação em qualquer tempo.

Aprendamos com Dom Bosco

Ao longo do tempo, desde Dom Bosco até hoje, houve muito progresso na forma de se entender a educação. Graças a compreensão do homem a respeito de si mesmo e ao desenvolvimento de diversas teorias pedagógicas.

Mas a intuição que Dom Bosco teve sobre o que chamamos de Sistema Preventivo foi uma ação além do seu tempo – podemos chamar de profética – que possibilitou uma nova forma de tratar crianças e jovens, em suas particularidades, limitações e potencialidades.

Esta semente permanece até hoje e circula em toda a obra salesiana, como também fora dela, porque a educação é uma necessidade sempre urgente, mas também um caminho longo e árduo, tanto para a família como para a escola.

Mas se há algo que todos podemos aprender com o Sistema Preventivo Dom Bosco é que a educação é uma decisão consciente de todos os atores envolvidos, que não permite parada, nem recompensas, mas vale a pena, porque o fruto acontece em cada pessoa humana e a semente é lançada na sociedade.

E como disse Dom Bosco: “Que os jovens não só sejam amados, mas que eles próprios sintam que são amados”.

Confira este conteúdo: 5 Características de Dom Bosco que deveríamos viver em 2023 – Inspetoria Salesiana São Pio X

Comentar