A caridade de Dom Bosco, um exemplo para nossos tempos
A caridade de Dom Bosco, um exemplo para nossos tempos

A caridade de Dom Bosco, um exemplo para nossos tempos

Em: 15/12/2022

Por: raphael

Categorias: Portal Blog


A vida, a entrega e a caridade de Dom Bosco ainda inspiram muitas pessoas ao redor do mundo. Acima de tudo, foi a caridade que guiou Dom Bosco na fundação da Congregação que até hoje se ocupa dos meninos e meninas, especialmente os mais pobres.

Mas como os ensinamentos de Dom Bosco podem nos guiar na vida comum dos dias de hoje?

Infelizmente o mundo está trocando uma verdadeira vida e obra de amor por um amor falseado e que, na verdade, nos machuca de forma camuflada. Tanto interiormente, como exteriormente. Às vezes parece que com isso a caridade do homem acabou. E assim passamos a viver em um tempo onde a busca pelo “se sentir feliz” está acima de qualquer coisa, inclusive a vida do outro.

Muitos não enxergam que ter um olhar focado em todo momento apenas em si mesmo, sem preocupar-se com o outro, no fundo, denota a sua triste realidade. A realidade de que a humanidade está longe de sua essência de ser.

Então, vamos saber mais sobre a verdadeira forma válida de amor praticada por Dom Bosco? Confira todo o texto a seguir com muita atenção, você vai gostar muito.

A caridade de Dom Bosco nos ensina a imitar a caridade de Jesus

Jesus nos ensina a viver a plenitude desse amor, como nos mostra o Catecismo da Igreja Católica: “Amando os seus “até ao fim” (Jo 13, 1), manifesta o amor do Pai, que Ele próprio recebe. E os discípulos, amando-se uns aos outros, imitam o amor de Jesus, amor que eles recebem também em si” (Cf. Catecismo da Igreja Católica § 1823).

O conhecimento e intimidade com Deus nos leva ao outro, quase que não nos deixa viver em paz enquanto essa paz não for também vivida pelo outro. Dom Bosco foi este grande Santo que, conhecendo a Deus e ciente de sua razão de existir, rompeu com o egoísmo e com uma vida centrada em si mesmo.

Nunca se falou tanto em acolher o diferente, amar o outro e tantos outros termos que aparentemente parecem, na prática, uma farsa. Não se aceita o outro abandonando no erro e na ignorância. Não se acolhe o outro de uma maneira que  se possa contribuir para que este cresça.

Conheça ainda mais sobre a vida de Dom Bosco, suas obras e missões. E perceba que você também é chamado na sua vida a imitar o amor do Pai ensinado por Jesus aos discípulos.

A caridade de Dom Bosco nos ensina a acolher

Incansavelmente Dom Bosco é grande exemplo de uma vida inteiramente doada e de um coração que pulsa somente para encontrar-se com Deus e com o outro. A caridade de Dom Bosco era inquestionável. Sua vida e sua missão deixavam claro seu coração sensível.

A criação de oratórios, as catequeses frequentes com os jovens, através de uma proximidade interessada em levar o outro ao conhecimento da verdade. Por exemplo, muitos jovens que chegaram até ele estavam completamente perdidos, com muitos problemas de conduta, revoltosos e violentos. Mesmo assim Dom Bosco acolheu a todos como um pai.

Dom Bosco percebia a necessidade dos irmãos

Dom Bosco criou também uma escola profissional, tendo em vista que muitos jovens que iniciavam seus estudos não conseguiram concluí-los devido a dificuldades financeiras. Oferece então um apoio técnico para ajudar estes jovens a desenvolverem sua carreira profissional.

Nosso querido patrono da juventude pensava na salvação dos homens como um todo, sempre atento e ciente para com todas as suas necessidades.

Leia também: Quais as características de um missionário Salesiano?

Como Dom Bosco, tenha uma caridade genuína

A caridade encontrada em Dom Bosco é genuína e brota do próprio Cristo, o Bom Pastor atento que dá a vida às suas ovelhas. Imitando a Cristo, ele consome toda a sua vida para que os outros vivam em abundância e alcancem a vida eterna.

Passou vários anos lutando contra uma grave doença antes de sua morte, contudo sempre estava em completa entrega e doação a favor dos irmãos. Não importando se fossem os mais novos ou aqueles que já bebiam de seus ensinamentos.

Uma caridade vinda do próprio Deus e que transborda nas obras de João Bosco a ponto de outros juntarem-se a ele formando uma grande família: a família Salesiana.

Até hoje esta família gera filhos e mais filhos. Sendo assim, com um coração desejoso de imitar o seu mestre, levam o espírito, doação e caridade deste grande Santo para a nossa igreja.

Leia também: Conheça a vocação Salesiana

Assim…

A caridade de Dom Bosco é imensa, um caminho certo para os homens dos tempos atuais. Não se deixe confundir com as mentiras acerca do amor como apenas uma forma de satisfação. A caridade é muito maior do que isso, e há uma verdadeira alegria para aqueles que se propõe a vivê-la.

Já que você chegou até aqui. FALE CONOSCO e aproveite para nos conhecer lendo mais artigos do nosso site e nos acompanhar lá, no Instagram.

Comentar