A importância das Sagradas Escrituras no Oratório
A importância das Sagradas Escrituras no Oratório

A importância das Sagradas Escrituras no Oratório

Em: 18/10/2022

Por: raphael

Categorias: Portal Blog


Dom Bosco foi um pastor genuíno e um guia para as almas. Ele iniciou uma verdadeira escola de espiritualidade para os jovens, com instruções práticas para a vida com Cristo, a partir das Sagradas Escrituras. Através de sua dedicação, formou santos, pois tinha a característica de um verdadeiro mestre espiritual.

E antes mesmo de criar um oratório, ele já tinha conseguido fazer com que os jovens tivessem uma vida voltada às práticas das escrituras, em direção à santidade. E, ao mesmo tempo, sem deixar de serem jovens.

O nosso grande santo tinha sensibilidade para entender que muitos jovens se afastavam da vida com Jesus por serem confundidos. Por causa das mentiras do inimigo, de que uma vida de serviço ao Senhor é uma vida triste.

Não, longe disso! Dom Bosco mostrou que, na verdade, não há maior alegria ainda aqui, neste mundo, que possa ser encontrada.

Além disso, Dom Bosco mostrou a eles que nem sempre há tempo para a conversão, só temos o hoje.

O oratório de Dom Bosco foi um ambiente para que essa e muitas outras mentiras fossem arrancadas pela raiz. Pela verdade das Escrituras Sagradas os jovens encontraram a salvação.

Descubra como foi a mudança de vida desses jovens no oratório de Dom Bosco.

Conheceram a Deus pelas Sagradas Escrituras

Muitos jovens que chegaram até ali, no oratório, estavam completamente perdidos e cheios de confusão. Fora isso, com muitos problemas de conduta, revoltosos e outros tristes.

Só conheciam os problemas que carregavam e os prazeres que, mesmo sem saber, os afastavam de Deus.

Certo dia, Dom Bosco teve um sonho que partilhou dentro do oratório muitas vezes. Ele estava acima de lindas colinas e dizia que nunca tinha visto um lugar tão lindo como esse. No sonho, ao longe ele avistou milhares de jovens vindo em sua direção.

Os jovens, ao chegarem até onde estava Dom Bosco, diziam que esse belíssimo lugar é repleto de luz, pois é onde está Deus. E que só podem ter acesso aqueles que abandonam o mundo e se unem a Ele.

Isso mostra qual é a mais importante característica vivida no oratório. Todos eles eram convidados a deixarem o mundo para que não perdessem o céu, onde Deus os está esperando.

Saiba mais sobre o que Dom Bosco diz aos jovens de hoje!

Guardem a alegria de servir a Deus

Quando chegaram até o oratório, vários deles não conheciam como é tão profundo o amor, muito mais do que conseguiam imaginar. E foi Dom Bosco que apresentou a eles o amor de Deus. 

Todos os dias, cheios desses amor, tinham nas manhãs momentos de orações, alguns minutos de meditação ou leitura com as Sagradas Escrituras e a santa Missa.

Pois nosso grande santo pedagogo sabia que precisava se importar com as ocupações deles. Com isso, aos poucos os jovens foram entendendo que Deus os amava muito e que não há maior alegria do que encontrar o Senhor.

Leia também: 3 formas de evangelizar os jovens da sua casa

A melhor forma de evangelizar com as Sagradas Escrituras

Outro dia, Dom Bosco ficou muito doente e quase à beira da morte. E todos os jovens começaram a fazer jejuns a Deus para que pudesse salvar o amado padre. Dom Bosco ficou curado e prometeu aos jovens que, até o último suspiro, dedicaria a sua vida pela vida desses jovens.

O que todos viviam no oratório era um verdadeiro cumprimento dos mandamentos: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu o coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito. Esse é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22,37 – 39).

A maior alegria é caminhar juntos e partilhar as vidas rumo ao céu. Aqueles que servirem a Deus com igual amor no coração alcançarão também uma grande graça, se guardarem sempre a Palavra. Na verdade, é isso o que torna o homem livre e feliz!

Vamos vencer o mundo

Abrir mão de tudo para escolher Deus, em vez do mundo, parece não ser fácil. Pois, muitas coisas atraem a nossa atenção hoje e tudo parece não ter consequências. Uma suposta “liberdade” para ir e vir.

Mas, na verdade, é simples! Então, o que fazer para vencer o mundo?

Ponha as suas preocupações em Deus e peça que Ele te ajude. Imite a Cristo da maneira que você consegue, mesmo que tenha começado a pouco tempo na caminhada. Mesmo parecendo que você vai ser esmagado. Apenas não aceite pecar em hipótese nenhuma!

Se algo está te afastando Dele, então tente voltar atrás e faça um esforço sincero, sem forçar demais o próprio coração para não quebrar.

Então qual é a medida? A humilde decisão diária. Seguir o que São João Paulo II, em sua carta apostólica (DILECTI AMICI) disse ao repetir as palavras da Mãe: “Fazei o que Cristo vos disser“.

Foi seguindo um caminho para permanecer firme nas Sagradas Escrituras que os jovens do oratório venceram o mundo. Aqueles que não escolheram seguir, ao conseguir o que desejavam usufruir do mundo, logo se sentiram culpados.

Por fim, sejam Luz

Com isso, a luta contra o mundo era, na verdade, um caminho de alegria e de paz. Na pedagogia de Dom Bosco, a obediência não era um fardo, fazer o bem aos outros era benefício próprio, ou seja, nada era tão difícil. Não porque tudo isso era fácil, mas devido ao olhar para o céu, que sempre se mantinha vivo nos olhos.

Os jovens aceitaram o seu chamado e através de suas vidas pregavam a felicidade que transbordava em seus corações: “Assim, brilhe vossa luz dian­te dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus” (Mt 5, 16).

Por último, a coisa mais importante que os garotos aprenderam no oratório é que não há nada melhor neste mundo do que viver para Deus.

Não fique de fora desta jornada!

Comentar