Quais as características de um missionário Salesiano?
Quais as características de um missionário Salesiano?

Quais as características de um missionário Salesiano?

Em: 01/11/2022

Por: raphael

Categorias: Vocacional Blog


Com certeza você já ouviu falar sobre a importância de pregar a Palavra de Deus pelo mundo. De carregar um ardor missionário e inquietude no coração ao ver outros irmãos que não tiveram um encontro com o Senhor.

Não se contentar com o sofrimento dos mais pobres, ou daqueles que sofrem com o pecado e os vícios. Ou seja, com as dificuldades próprias da vida é, sem dúvidas, uma característica comum dos cristãos missionários. Assim também para os nossos queridos Salesianos.

Proporcionar um encontro com o amor de Deus é a vocação missionária de todo cristão!

Desse modo, vamos aprender com a vocação missionária dos Salesianos a viver a nossa própria missão. 

As características do início de uma missão

Desde que Dom Bosco foi ordenado, no seminário de Chieri, ele iniciou a sua obra missionária. Começou a anunciar a Palavra de Deus aos jovens, especialmente, os mais pobres e desamparados.

O próprio Dom Bosco, fundador dos salesianos e patrono da juventude, viveu na pobreza devido ao falecimento de seu pai com apenas dois anos e foi educado pela sua mãe nos valores religiosos.

Dessa forma, podemos já entender um pouco sobre o carisma dos Salesianos, de onde vem uma das suas maiores características: evangelização das almas juvenis e dos pobres.

Hoje todos os Salesianos vivem a continuação desse mandato divino.

A característica de ser como jovem

Quando Dom Bosco foi para Turim e lá fundou o Oratório São Francisco de Sales, pôs-se a ensinar a Palavra de Deus. Muitos jovens tiveram um encontro com Jesus e descobriram o sentido para as suas vidas.

Assim, com a evangelização da juventude e de todas as estratégias para promover isso no mundo até os dias de hoje. Tudo isso permitiu que os missionários Salesianos assumissem os valores e as dificuldades de tal missão.

A força para levar a Palavra de Deus com esperança e uma doação de se colocar em favor dos que necessitam. Capaz de sair de si mesmo e de esquecer os seus próprios interesses, sem deixar escapar a alegria juvenil apaixonada por Jesus.

Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo” (Jo 15,11-12).

Confira também: 5 Salesianos para inspirar a santidade

A característica de viver em comunidade

Uma característica marcante dos missionários Salesianos é a grande alegria de viver em comunidade. Por exemplo, no oratório eles viviam um genuíno amor pela Palavra de Deus, lendo e meditando-a várias vezes ao dia.

Assim também durante a ação missionária, sempre realizada com a característica de partir em grupo e criar uma forte vivência comunitária. Sempre buscando anunciar o Evangelho de forma simples e a beleza do Amor de Deus pelos seus filhos. Como disse o Papa Francisco, no EVANGELII GAUDIUM: ”Da alegria trazida pelo Evangelho, ninguém é excluído” .

A característica da amizade missionária

No dia 08 de dezembro de 1841, Dom Bosco se encontrou com um jovem após celebrar uma Missa. O jovem se chamava Bartolomeu Garelli, que recebeu uma aula de catecismo do padre santo e uma oração. Rezaram juntos a Ave-Maria.

Após isso, sabe o que aconteceu? O jovem Bartolomeu voltou e convidou outros amigos a irem em busca de Dom Bosco, e não demorou muito para vir outros e mais. Daí nasceu uma verdadeira amizade em Cristo Jesus.

Confira também: Quais as características de um jovem Salesiano?

O motivo por trás de tantos jovens buscarem se encontrar com o padre foi de encontrar um amigo em quem confiar. Pois, com tudo isso, eles encontraram algo que se tornou para todos o mesmo propósito: uma vida de comunhão com Jesus Cristo.

Só depois de viverem com esse propósito por muito tempo foi que eles se estabeleceram em Valdocco e fundaram o Oratório São Francisco de Sales. Todos buscavam uma vida de comunhão com Deus e de anunciar o Evangelho.

Sendo assim, também nós nos dias de hoje precisamos aprender com os jovens Salesianos. Eles buscaram viver desde a fundação até os dias de hoje essa verdadeira amizade, através de suas vidas e missão.

Conclusão…

Portanto, que possamos olhar essas e mais outras características missionárias dos Salesianos para aprender com eles a amar verdadeiramente a Deus. Levando sempre esse entusiasmo pelas missões com os jovens, a sua força e ardor.

Como também o mesmo desejo de vivermos em comunidade missionária, olhando sempre o exemplo e o carisma Salesiano, principalmente, em nosso pai e mestre Dom Bosco.

Clique aqui para conhecer mais sobre os Salesianos e nossas obras!

E também colabore com a nossa missão fazendo a sua doação!

Comentar