

Quais as características de um missionário Salesiano?
Em: 01/11/2022
Por: raphael
Categorias: Vocacional Blog
Com certeza você já ouviu falar sobre a importância de pregar a Palavra de Deus pelo mundo. De carregar um ardor missionário e inquietude no coração ao ver outros irmãos que não tiveram um encontro com o Senhor.
Não se contentar com o sofrimento dos mais pobres, ou daqueles que sofrem com o pecado e os vícios. Ou seja, com as dificuldades próprias da vida é, sem dúvidas, uma característica comum dos cristãos missionários. Assim também para os nossos queridos Salesianos.
Proporcionar um encontro com o amor de Deus é a vocação missionária de todo cristão!
Desse modo, vamos aprender com a vocação missionária dos Salesianos a viver a nossa própria missão.
As características do início de uma missão
Desde que Dom Bosco foi ordenado, no seminário de Chieri, ele iniciou a sua obra missionária. Começou a anunciar a Palavra de Deus aos jovens, especialmente, os mais pobres e desamparados.
O próprio Dom Bosco, fundador dos salesianos e patrono da juventude, viveu na pobreza devido ao falecimento de seu pai com apenas dois anos e foi educado pela sua mãe nos valores religiosos.
Dessa forma, podemos já entender um pouco sobre o carisma dos Salesianos, de onde vem uma das suas maiores características: evangelização das almas juvenis e dos pobres.
Hoje todos os Salesianos vivem a continuação desse mandato divino.
A característica de ser como jovem
Quando Dom Bosco foi para Turim e lá fundou o Oratório São Francisco de Sales, pôs-se a ensinar a Palavra de Deus. Muitos jovens tiveram um encontro com Jesus e descobriram o sentido para as suas vidas.
Assim, com a evangelização da juventude e de todas as estratégias para promover isso no mundo até os dias de hoje. Tudo isso permitiu que os missionários Salesianos assumissem os valores e as dificuldades de tal missão.
A força para levar a Palavra de Deus com esperança e uma doação de se colocar em favor dos que necessitam. Capaz de sair de si mesmo e de esquecer os seus próprios interesses, sem deixar escapar a alegria juvenil apaixonada por Jesus.
“Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo” (Jo 15,11-12).
Confira também: 5 Salesianos para inspirar a santidade
A característica de viver em comunidade
Uma característica marcante dos missionários Salesianos é a grande alegria de viver em comunidade. Por exemplo, no oratório eles viviam um genuíno amor pela Palavra de Deus, lendo e meditando-a várias vezes ao dia.
Assim também durante a ação missionária, sempre realizada com a característica de partir em grupo e criar uma forte vivência comunitária. Sempre buscando anunciar o Evangelho de forma simples e a beleza do Amor de Deus pelos seus filhos. Como disse o Papa Francisco, no EVANGELII GAUDIUM: ”Da alegria trazida pelo Evangelho, ninguém é excluído” .
A característica da amizade missionária
No dia 08 de dezembro de 1841, Dom Bosco se encontrou com um jovem após celebrar uma Missa. O jovem se chamava Bartolomeu Garelli, que recebeu uma aula de catecismo do padre santo e uma oração. Rezaram juntos a Ave-Maria.
Após isso, sabe o que aconteceu? O jovem Bartolomeu voltou e convidou outros amigos a irem em busca de Dom Bosco, e não demorou muito para vir outros e mais. Daí nasceu uma verdadeira amizade em Cristo Jesus.
Confira também: Quais as características de um jovem Salesiano?
O motivo por trás de tantos jovens buscarem se encontrar com o padre foi de encontrar um amigo em quem confiar. Pois, com tudo isso, eles encontraram algo que se tornou para todos o mesmo propósito: uma vida de comunhão com Jesus Cristo.
Só depois de viverem com esse propósito por muito tempo foi que eles se estabeleceram em Valdocco e fundaram o Oratório São Francisco de Sales. Todos buscavam uma vida de comunhão com Deus e de anunciar o Evangelho.
Sendo assim, também nós nos dias de hoje precisamos aprender com os jovens Salesianos. Eles buscaram viver desde a fundação até os dias de hoje essa verdadeira amizade, através de suas vidas e missão.
Conclusão…
Portanto, que possamos olhar essas e mais outras características missionárias dos Salesianos para aprender com eles a amar verdadeiramente a Deus. Levando sempre esse entusiasmo pelas missões com os jovens, a sua força e ardor.
Como também o mesmo desejo de vivermos em comunidade missionária, olhando sempre o exemplo e o carisma Salesiano, principalmente, em nosso pai e mestre Dom Bosco.
Clique aqui para conhecer mais sobre os Salesianos e nossas obras!
E também colabore com a nossa missão fazendo a sua doação!
Buscar
Posts Recentes

Obra Social investe mais de 300 mil reais em energia solar
Ler mais

Desperta Aí: Encontro Vocacional Reúne 150 Jovens para Projetar a Vida
Ler mais

Educanda elabora poesia em gratidão ao CEDB
Ler mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ ATENDE JOVENS COM DEFICIÊNCIA
Ler mais

Falece Isabel Artime García, Mãe do Reitor-Mor, P. Ángel.
Ler mais

Volta às aulas 2023 📚
Ler mais

Início das atividades do Programa Educando para a Vida
Ler mais

Formação continuada do Parque Dom Bosco
Ler mais

P. Sérgio Ramos de Souza nomeado Vice-Inspetor
Ler mais

Esporte e brincadeiras marcam colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Festa de Natal 2022
Ler mais

Entrega dos Certificados do curso Geração 2030
Ler mais

Auto de Natal encanta famílias
Ler mais

Parque Dom Bosco recebe certificação do Selo Social ciclo 2021/2022
Ler mais

Mostra de Talentos Parque Dom Bosco
Ler mais

Expo Geração 2030
Ler mais

Câmara de Vereadores homenageia obra social Dom Bosco de Joinville
Ler mais

Entrevista com Wanteilang Khyllait, missionário salesiano enviado à nossa Inspetoria
Ler mais

Educandos do Parque Dom Bosco na III Conferência Municipal da Juventude de Itajaí
Ler mais

Festival de Futsal do Colégio Salesiano Auxiliadora
Ler mais

Nosso aluno é campeão Estadual de Oratória
Ler mais