O mês mariano que inicia com uma celebração a São José
O mês mariano que inicia com uma celebração a São José

O mês mariano que inicia com uma celebração a São José

Em: 28/04/2023

Por: raphael

Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia


O mês mariano é muito especial e esperado por católicos do mundo inteiro. Além das homenagens à Mãe de Deus, existe o dia das mães, é o mês das noivas, a celebração de alguns títulos de Nossa Senhora e ainda vivemos o tempo pascal.

E um mês tão importante só poderia começar com uma proteção muito forte: São José Operário – patrono dos trabalhadores. Sobre ele, disse o Papa Paulo VI:

“São José tem uma grande importância para Jesus, se verdadeiramente o Filho de Deus feito homem o escolheu para revestir a si mesmo de sua aparente filiação… Jesus, o Cristo, quis assumir a sua qualificação humana e social deste operário”.

Então, temos motivos para celebrar, agradecer e entregar grandes causas, no mês de maio, porque temos a intercessão dos pais de Jesus em nosso favor. Prepare seu coração e sua família para o mês mariano, cuja porta é aberta por São José! Confira.

O mês mariano é o mês dos filhos

“A Virgem Maria não é mais uma devoção” (Dom Jaime Vieira Rocha).

Sabemos da grandeza de Nossa Senhora pela fé de nossa família e pelos ensinamentos da Igreja. Por isso que o mês mariano é um reconhecimento das maravilhas que o Senhor fez por ela!

De fato, Nossa Senhora é um sinal de que para Deus nada é impossível e, ao mesmo tempo, ela é via de relacionamento com Cristo. Maria nos ensina a fazer tudo o que Ele nos disser,  nos acolhe como seus filhos e nos educa na vida e na fé! Somos mais que devotos, somos filhos de Maria.

Mas por que o mês de maio foi escolhido? Porque em maio começa na Europa a primavera; é o momento do florescimento da natureza, quando a vida se renova e o frio dá lugar ao belo, logo não havia melhor momento para honrar a Virgem, que  merece todas as flores!

Por isso, vamos ao seu encontro com cantos e preces, porque ela está com seus filhos em todas as situações da vida! Nela encontramos conforto e força para seguir adiante com esperança, sem desespero, olhando para Cristo, assim como ela fez aos pés da cruz.

O mês mariano é rico em espiritualidade

Há uma grande riqueza espiritual no mês mariano. Primeiro que a Igreja está em plena Páscoa. Pelo calendário litúrgico, a semana santa acontece no início ou no fim do mês de abril, então o mês mariano sempre estará mergulhado na força do Ressuscitado.

Se o mês mariano começa com a proteção de São José, ele termina com a força de Pentecostes, e então somos enviados, mais uma vez, à missão. E assim estamos cercados de muitas orações a Virgem Maria e ao Espírito Santo por causa de Cristo Jesus.

Sendo assim, maio se torna um mês de muita graça! São terços, rosários, ladainhas, ofícios, missas rezadas todos os dias! São inúmeras homenagens à Mãe de Deus, além da novena de Pentecostes. Tudo isso enriquece nossa vida e renova nossa filiação divina.

Além das celebrações à Nossa Senhora de Fátima (13 de maio) e Nossa Senhora Auxiliadora (24 de maio), o mês termina com a coroação da Virgem Maria; a Mãe do Rei é também Rainha, não pelo poder, mas pelo serviço. Ela é a serva do Senhor!

Maria e José, minha família vossa é!

Não há quem proteja mais nossa família do que Maria e José, porque o Filho de Deus foi o centro de suas vidas. Eles tanto viveram em família como serviram a Deus com muito zelo. E qual o segredo da Família de Nazaré? Comecemos por São José:

São José amou Maria profundamente, com um amor cuja referência era Deus! Por isso ele foi capaz de respeitá-la e juntos eles viveram a castidade, porque o amor que os unia era maior do que uma atração humana. Ele é o modelo de amor maduro e afável!

A Virgem, por sua vez, acolheu o amor e também amou São José como seu esposo, com o mesmo respeito e admiração que ele tinha por ela. Ao mesmo tempo, ela confiou e se apoiou nele. Deixou-se cuidar por São José! Ela se entregou à proteção do Patrono da família.

Logo, o segredo dessa família era o amor que eles cultivavam uns pelos os outros. Mas não com inconstâncias, nem cobranças, muito menos agressividade, mas vendo em cada um a presença de Deus. 

Esta é a referência que precisamos: ver em cada pessoa de nossa família a presença de Deus.

Então, façamos da nossa família a escola de Maria e José, que traz a fé no Filho de Deus como motivo para recomeçar sempre! Que venha o mês mariano com todas as suas graças ao nosso encontro, porque precisamos do afago da Mãe de Deus.

Esse material é para você e sua família: Manual de espiritualidade para famílias

Comentar

Acompanhe as últimas notícias pelo nosso grupo do WhatsApp

Fique por dentro

Entrar no Grupo