Os salesianos e a devoção a São José
Os salesianos e a devoção a São José

Os salesianos e a devoção a São José

Em: 17/03/2023

Por: raphael

Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia


São José é um santo universal. Ele é amado e venerado pela grande missão de ser o pai adotivo de Jesus, mas também por suas inúmeras virtudes reveladas pelo Espírito Santo aos seus queridos devotos. Entre eles, grandes personalidades da história da Igreja.

É fato que os Papas deram a São José grandes títulos, por exemplo:

  • O Papa Pio IX declarou São José Padroeiro da Igreja Universal com o decreto “Quemadmodum Deus”.
  • Leão XIII, na Encíclica “Quanquam Pluries”, propôs a São José o título de “advogado dos lares cristãos”.
  • Pio XII  fixou o dia 1º de maio como festa de São José Trabalhador.
  • Já o Beato Pio IX declarou-o “Padroeiro da Igreja Católica”.
  • E, por fim, São João Paulo II, como “Guardião do Redentor”.

Além disso, o povo invoca-o como “padroeiro da boa morte” e os agricultores esperam ansiosamente a chuva para garantir uma boa colheita durante o ano no dia de sua festa.

E entre esses ilustres homens, encontramos São João Bosco e a Obra Salesiana. Dom Bosco tinha São José como amigo pessoal, administrador das obras e serviços da congregação Salesiana. Por isso, conheça aqui esta bela história.

São José marca a espiritualidade salesiana

A espiritualidade, para uma congregação religiosa, caracteriza o seu jeito de ser e de viver. Ela mostra o caminho do encontro com Deus e com a missão. 

E o grande amor que Dom Bosco cultivou por São José também imprimiu nos Salesianos uma confiança em Deus que o pai adotivo de Jesus inspirava.

Então, não é à toa que o fundador dos Salesianos escreveu um pequeno livro sobre a vida deste querido santo onde ele diz:

“No mesmo silêncio no qual é envolta a sua vida, encontramos algo de misterioso e de grande. São José tinha recebido de Deus uma missão totalmente oposta àquela dos apóstolos. Esses deviam por tarefa fazer Jesus conhecido; José deveria mantê-lo escondido; esses deveriam ser tochas que o mostrassem ao mundo; aquele, um véu que o cobrisse. Portanto, São José não era para si, mas para Jesus Cristo”.

As palavras demonstram a profundidade com que a vida do Patriarca era vista, e essa contemplação espalhou-se por toda a Obra Salesiana, desde a vida religiosa às obras sociais, uma vez que Dom Bosco consagrou todas elas ao glorioso São José.

Porém não apenas as palavras reverenciam o santo, mas há Igrejas, que foram restauradas por Dom Bosco, com um altar em honra a São José: a Basílica de Maria Auxiliadora e a do Sagrado Coração, em Roma. Ambas com belos quadros da imagem da Sagrada Família. 

São José e seus poderosos benefícios à Obra Salesiana

Há um episódio nas memórias biográficas de Dom Bosco que explicam bem o porquê de sua confiança nos benefícios a este santo tão especial.

Conta-se que, em um dia de dedicação de um altar a São José, quando o quadro foi descoberto na presença de muitas pessoas, todos se admiraram com a beleza da pintura. No entanto, o que mais chamou a atenção das pessoas foi a figura de Jesus que passava para as mãos de São José rosas brancas e vermelhas.

Essas rosas caiam sobre a imagem da Basílica de Maria Auxiliadora e o Oratório de Valdocco, pintados no quadro como era em 1870. Diante dos comentários de todos, São João Bosco diz:

“As rosas brancas e vermelhas são as graças que Deus nos concede: também as rosas vermelhas, aquelas que são acompanhadas de dores, sofrimentos e sacrifícios, vêm de Deus e são as melhores”.

Sendo assim, a imagem e as palavras apenas confirmavam o que já acontecia na obra salesiana, uma vez que as necessidades das casas, as oficinas profissionalizantes e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora são confiadas aos cuidados de São José! E todas experimentaram a Providência em tudo.

“Ite to Joseph!”

São João Bosco recomenda a devoção a São José a todos os jovens e aos seus filhos(as) espirituais. São suas as palavras: 

“Não deveríamos crer que entre os bem-aventurados que são objeto de nosso culto religioso, São José, depois de Maria, é o mais poderoso de todos com Deus e o que mais justamente merece a nossa confiança e a nossa homenagem? ”.

A devoção é um transbordamento da confiança experimentada nas pequenas e grandes situações da vida. E quando se trata da obra de Deus, quando os desafios são enormes, exigentes e enfrentam grandes batalhas, ninguém melhor que São José à frente.

Por isso, Dom Bosco insistia com os seus filhos: “ Ite to Joseph ”, “Siga São José”! Coloquem tudo sob a sua proteção! De forma que São José é um dos patronos da Obra Salesiana.

E sob esta poderosa intercessão, cresceu e cresce a Família Salesiana com os seus destinatários da missão, na devoção e na imitação das virtudes de São José, principalmente as mais escondidas, que apenas o céu é testemunha.

Não perca esse conteúdo: Artêmides Zatti: o mais novo santo Salesiano

Comentar