Páscoa para as crianças: como explicar o verdadeiro sentido desta festa para os filhos
Páscoa para as crianças: como explicar o verdadeiro sentido desta festa para os filhos

Páscoa para as crianças: como explicar o verdadeiro sentido desta festa para os filhos

Em: 03/04/2023

Por: raphael

Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia


A Páscoa para as crianças tem um sentido delicioso, pelo menos a maioria delas pensa logo nos ovos de chocolate que ganhará! Será que isto está errado ou falta alguma coisa para dar mais caráter religioso ao evento? Mas como explicar o significado mais profundo da Páscoa para as crianças?

Para isso, preparamos um conteúdo bem didático! Aproveite!

Páscoa para as crianças: a origem dos ovos, do coelho e do chocolate!

Ovo e coelho são dois sinais de páscoa para as crianças. Na verdade, a história conta que havia entre os pagãos um costume de presentear uns aos outros com ovos, na mudança do inverno para a primavera; isto porque ‘ovos’ simbolizava a fertilidade.

Mas com o aparecimento do cristianismo, exatamente no período da primavera, então as pessoas continuaram a presentear com os ovos. Porém, por causa da Páscoa do Senhor. 

Hoje, os ovos comuns foram substituídos pelos ovos de chocolate e movimentam um grande comércio na Páscoa.

Agora, há ainda a figura do coelho! Como ele apareceu? Se o ovo é sinal de fertilidade, o coelho é de fecundidade, porque uma ninhada gera muitos filhotes! Aí novamente o comércio se apropriou do coelho para transformá-lo em chocolate.

Em outras palavras, será que ovos, coelhos e chocolate fazem mal aos nossos filhos(as)? Apenas se não tiverem o lugar certo na vida de cada um, e se não lhes apresentarmos o verdadeiro sentido da Páscoa, a partir da fé em Nosso Senhor Jesus

Eis a missão da família: educar na fé e estabelecer os valores para cada coisa na vida.

Como apresentar a Páscoa para as crianças?

Os pais têm uma grande missão durante toda a vida. Primeiro com os filhos, depois com os netos e, até o último respiro, eles serão sempre uma referência em tudo. 

E a fé começa na família, falando de Deus desde que a criança está no ventre da mãe.

Mas vamos imaginar que seu filho(a) tenha menos de dez anos, já que a partir dessa idade, a criança já está na catequese paroquial ou em um grupo de perseverança, aprendendo muito sobre a vida de Cristo. Então, como apresentar a Páscoa para ele ou ela?

Veja agora algumas dicas simples, mas bem eficazes!

#1 Leia a história de Jesus para seus filhos!

Certa vez uma professora leu sobre a ressurreição de Jesus para seus alunos. Ela usou a bíblia infantil, mas utilizou gestos, mudou o tom de voz, pediu para eles imaginarem o cenário com muita simplicidade e deu certo. Foi surpreendente o que eles entenderam!

Faça o mesmo! Os pais são os primeiros catequistas! Então não tenha medo de contar a história verdadeira, não oculte os fatos, não transforme o Evangelho em um conto de fadas, porque, com o tempo, as crianças amadurecem e entendem tudo.

#2 Promova desenhos sobre a Páscoa

Após a leitura do Evangelho para seus alunos, a professora pediu que eles fizessem o desenho da cena. E para a surpresa dela, as crianças começaram a questionar sobre como Jesus havia se livrado daquela pedra enorme. Porém, elas mesmas responderam:

“O Pai dele nunca o deixaria lá, mas, à noite, ele rolou a pedra com suas próprias mãos”. Que resposta surpreendente! As crianças compreenderam a força do amor sem explicação teológica. E expressaram tudo nos desenhos que fizeram. Promova o desenho e deixe Deus com o resto.

#3 Assista a filmes temáticos

Uma coisa que tem na internet são filmes! E a imagem ajuda a fixar temas na mente humana. Então, uma forma de falar sobre a Páscoa para as crianças é assistindo a filmes com elas sobre a ressurreição de Jesus! 

Após o filme, converse sobre o assunto; faça perguntas, conte sua própria história com Jesus, o quanto Ele representa para você e sua família. As crianças têm uma capacidade de aprendizagem incrível e um coração aberto para a mensagem da fé.

#4 Faça momentos de oração com as crianças

As crianças aprendem por assimilação. Por isso, não adianta só falar que Jesus é importante e sobre a verdadeira páscoa para as crianças se os pais não colocarem isso em prática, seja pelos gestos do dia a dia, pelo perdão, pela paciência entre eles e pela oração.

Então, reze com seus filhos. Se há um crucifixo em casa, ainda fica melhor, ou uma imagem religiosa, porque ajuda a associar a palavra à pessoa. Porém, a oração é insubstituível; ela ajuda a acalmar e milagres acontecem quando a família reza!

#5 Realize um gesto de caridade na páscoa

Certa vez uma criança queria muito um ovo de páscoa dos pais e só falava sobre isso. Então, os pais fizeram um acordo com ele: daremos este ovo se você também der a alguma criança outro ovo com o dinheiro do seu próprio cofrinho. Isso deu bastante resultado.

Não só promoveu a caridade, como ensinou sobre economia para a criança! E a Páscoa aconteceu através da fraternidade com quem mais precisa! Isso é o sentido mais profundo da entrega de Cristo, instalar o amor entre nós! Então, escolha uma caridade para praticar.

Páscoa para as crianças: vamos celebrar com júbilo!

A Quaresma termina com a celebração do Tríduo Pascal. São três dias muito importantes para explicar a Páscoa do Senhor. Talvez seu filho(a) não consiga participar de tudo, mas há a Missa do Lava-Pés e a Via Sacra encenada que ajudam muito a catequizar.

Então, não deixe de levar seus filhos para celebrar a Missa de Páscoa em sua comunidade de fé! Coloque a melhor veste, junte sua família e comece a comemoração pela Igreja! Depois, o que vier será por causa de Cristo Vivo, que deseja toda criança feliz.

Deseja crescer na experiência com Deus? Leitura da Palavra de Deus: 7 Dicas para você crescer nesta prática 

Comentar