

Porque o amor de Deus é incondicional?
Em: 18/07/2023
Por: raphael
Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia
O Amor de Deus é um tema antigo e sempre novo, porque continua confundindo, pelo fato de ser inexplicável, e ao mesmo tempo encantando pessoas cada dia mais. Talvez, para alguns, ainda seja algo muito distante, porém o amor Dele é o destino de todos.
Compreenda, renove, aprofunde mais sobre o amor de Deus neste material que preparamos especialmente para você.
A definição do amor de Deus
Definir o quanto Deus nos ama não é fácil, porque não existe uma explicação exata para o amor, qualquer que seja. Se você perguntar para uma mãe o que é o amor, ela responderá com base na experiência da maternidade, mas não dirá tudo.
Se por acaso, você perguntar a um pai sobre o amor, ele também dirá algo, mas nunca diz tudo. Imagine o que é explicar o amor e a paternidade de Deus! No entanto, a Palavra nos esclarece muito e nos aproxima da compreensão sobre quem é Deus. Observe:
“De longe me aparecia o Senhor: “Amo-te com eterno amor” (Jr.31,3)
“Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti.” (Is.43,4)
“Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca.Eis que estás gravada na palma de minhas mãos, tenho sempre sob os olhos tuas muralhas.” (Is.49,15)
“Deus é amor” (I Jo.4,8)
“De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3,16)
“Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou.” (Jo.13,1)
As indicações bíblicas descrevem quem Deus é, como Ele age, Sua insistência em ficar conosco, Sua presença constante. Ou seja, o amor em Deus se explica por Seu comportamento, porque ser e fazer em Deus são a mesma coisa.
Logo, o amor de Deus é Deus em pessoa com todas as suas qualidades – bondade, paciência, perdão, providência, etc; e seus poderes: criar, salvar, santificar, curar, libertar, consolar, conduzir, abençoar etc., tudo em vista do ser humano, sua maior criação.
O incondicional amor de Deus
Falemos sobre o amor incondicional partir de pequenos exemplos. O ponto de partida é o afeto humano, mas esse amor apenas sinaliza, porque o que o Senhor sente por nós é algo inexplicável, que brota das entranhas, do íntimo do coração.
Veja algumas situações:
Uma mãe que não desiste de seu filho dependente de drogas; um pai que se joga à frente de uma bala perdida para salvar seu filho; um religioso que se oferece para morrer no campo de concentração no lugar de um pai de família;
Uma filha que vai ao presídio visitar seu pai até que ele cumpra toda a pena, mesmo sabendo que ele é culpado; um filho que perdoa o pai no leito de morte por todos os males que fez à sua mãe e irmãos. Que nome você daria a essas atitudes tão absurdas?
Para o ser humano é difícil justificar esses casos, mas em Deus não é! Porque o quanto Deus nos ama é incondicional, ou seja, não impõe condições. E a palavra que melhor explica isso é esta: misericórdia! Deus é misericordioso e nos ama com toda a nossa miséria.
“Misericórdia é o coração de Deus” diz o Papa Francisco, que sempre deixa aberta uma possibilidade para o ser humano. Na verdade, Deus olha para nós como somos – seus filhos e filhas, Ele nos criou e jamais tem uma visão negativa sobre nós. Esse ato de Deus se justifica pelo seu amor incondicional. O amor incondicional é a misericórdia de Deus.
Leia também: Afinal, o que é fraternidade?
Por que é difícil acreditar no amor?
Apesar de tantas provas de amor que Deus nos apresenta, ainda existe muita resistência em acreditar em sua presença no meio de nós. A que se deve isso? Ao fato de que as pessoas estão cada dia mais superficiais, principalmente no que se refere ao amor.
O casamento, por exemplo, está cada dia mais frágil; a fidelidade entre amigos, irmãos e casais é condicionada o tempo todo. Se o outro for fiel, eu serei! A violência tira as pessoas que amamos de perto com facilidade; e o dinheiro dita as regras em todo o lugar.
Mas o Reino de Deus não é assim! Cristo entregou sua vida por nós, não apenas na cruz, mas desde o momento em que se encarnou no ventre de Maria. Ele desceu, fez-se homem, rebaixou-se para nos levantar consigo como fez com a mulher pecadora: Ele inclinou-se, olhou para ela, fez a pergunta essencial sobre sua vida, a perdoou e ela foi amada.
O amor de Deus é uma relação profunda com o ser humano. Deus não desiste de amar, ao contrário, está sempre inspirando uma obra, curando, libertando, sustentando a Igreja, nos enviando a Virgem Maria e tantos santos para falar sobre o amor. Então, se amarmos profundamente como somos amados por Deus, mais pessoas acreditarão no Amor.
“O amor me explicou todas as coisas” (São João Paulo II)
O amor de Deus não se explica, como dissemos no início, mas se sente. E é visível através da vida de Cristo, por meio de muitos testemunhos e exemplos dos santos e santas, homens e mulheres simples que fizeram a experiência pessoal do amor em suas vidas.
Mas hoje a pessoa que melhor convence alguém sobre o amor de Deus sou eu e você. Ou seja, com o nosso testemunho pessoal, a partir da nossa história de vida, porque Deus não se explica, mas se revela de forma pessoal para cada um de nós. E então transmitimos essa experiência com gestos simples e grandes, seja no “bom dia” ou no perdão.
Como São João Paulo II bem disse que o amor o explicou tudo, quando nos encontramos pessoalmente com o amor de Deus, as situações mais absurdas da vida ganham sentido e fazemos a passagem mais fantástica de todas – saímos de ouvintes a praticantes da Palavra; de leitores a protagonistas e proclamamos como Maria Madalena: Eu vi o Senhor!
Por fim, o incondicional amor de Deus vence na vida, na família, nas relações sociais e transborda na Igreja. Vamos nos aproximar desse amor porque ele é o remédio sem contra indicação para toda nossa vida.
Ei, já viu este conteúdo: Querigma e catequese, qual a diferença?
Buscar
Posts Recentes

Obra Social investe mais de 300 mil reais em energia solar
Ler mais

Desperta Aí: Encontro Vocacional Reúne 150 Jovens para Projetar a Vida
Ler mais

Educanda elabora poesia em gratidão ao CEDB
Ler mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ ATENDE JOVENS COM DEFICIÊNCIA
Ler mais

Falece Isabel Artime García, Mãe do Reitor-Mor, P. Ángel.
Ler mais

Volta às aulas 2023 📚
Ler mais

Início das atividades do Programa Educando para a Vida
Ler mais

Formação continuada do Parque Dom Bosco
Ler mais

P. Sérgio Ramos de Souza nomeado Vice-Inspetor
Ler mais

Esporte e brincadeiras marcam colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Festa de Natal 2022
Ler mais

Entrega dos Certificados do curso Geração 2030
Ler mais

Auto de Natal encanta famílias
Ler mais

Parque Dom Bosco recebe certificação do Selo Social ciclo 2021/2022
Ler mais

Mostra de Talentos Parque Dom Bosco
Ler mais

Expo Geração 2030
Ler mais

Câmara de Vereadores homenageia obra social Dom Bosco de Joinville
Ler mais

Entrevista com Wanteilang Khyllait, missionário salesiano enviado à nossa Inspetoria
Ler mais

Educandos do Parque Dom Bosco na III Conferência Municipal da Juventude de Itajaí
Ler mais

Festival de Futsal do Colégio Salesiano Auxiliadora
Ler mais

Nosso aluno é campeão Estadual de Oratória
Ler mais