Faculdade Dom Bosco forma seu aluno mais velho
Faculdade Dom Bosco forma seu aluno mais velho

Faculdade Dom Bosco forma seu aluno mais velho

Em: 14/10/2022

Por: Lavínia Pimpão

Categorias: Portal Notícia


Senhor Oribe é exemplo de uma vida longa em busca do conhecimento

O Bacharel de Direito mais longevo que a Dom Bosco já formou, o Sr. Oribe Êlvio Vitalini Azevedo, infelizmente, perto de completar 93 anos, nos deixou no último dia 12, dia de N. Sra. Aparecida. A família comunicou que ele esteve hospitalizado por duas semanas, por problemas respiratórios, e não resistiu.

Nascido em 04 de dezembro de 1929 em São Borja/RS, teve 10 filhos (5 mulheres e 5 homens) e colou grau, em seu primeiro curso de graduação, no dia 20 de agosto de 2022, tornando-se o mais ancião bacharel de Direito formado pela Faculdade Dom Bosco (FDB).

Sr. Oribe foi um exemplo de dedicação e seriedade nos estudos. Mostrou que e que é possível buscar formação qualificada e o sonho almejado, independentemente da idade. Acadêmico exemplar, sobretudo em tempos de pandemia, onde também aprendeu o uso das plataformas virtuais e foi assíduo nas aulas remotas. De fácil trato e educado para com todos. Deixou grandes marcas nas relações estabelecidas e nos corredores da nossa Faculdade.

Há tempos conversamos com ele sobre sua experiência aqui na Faculdade Dom Bosco. Acompanhe abaixo seus ensinamentos.

Como surgiu a ideia de cursar Direito?
Sempre tive vontade, me interessava pelos textos da área de Direito, pelos julgamentos. Da oratória de grandes advogados e juristas como Rui Barbosa.

Como foram os anos de curso?
Foram ótimos, pela dedicação dos professores e professoras, foram muito eficientes. Fui bem atendido pela direção da Faculdade e pelos funcionários administrativos, do mais modesto ao mais elevado. Também pelos funcionários da Biblioteca, sempre muito atenciosos.

O que foi mais desafiador nestes anos de faculdade?
Não tive, a não ser o esforço de frequentar todas as aulas, sem perder nenhuma.

Como foi conciliar os estudos com a rotina?
Acordava às 6h da manhã, me preparava para as aulas e chegava na Faculdade às 8h.

Como era a relação com os colegas e professores?
Com 92 anos de idade, sempre fui muito bem atendido por colegas e professores.

Quais os planos a partir de agora?
É realizar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil e tentar advogar com inteligência e honestidade.

Que mensagem daria para quem acha que é tarde para ir atrás de um sonho?
A meu ver, nunca se deve desistir das coisas boas e úteis para o bem de todos. Na juventude, quando não pude mais assistir aulas, por ter que trabalhar, comprei os polígrafos do curso supletivo de 2° grau e estudava nas viagens e em casa. Apesar da dificuldade, realizei os exames de nove matérias e consegui aprovação. Meus 10 filhos já haviam estudado e se formado quando resolvi fazer o exame vestibular no curso de Direito da Faculdade Dom Bosco e, felizmente, conclui o curso e hoje estou formado.

Comentar

Acompanhe as últimas notícias pelo nosso grupo do WhatsApp

Fique por dentro

Entrar no Grupo