Representantes da Inspetoria São Pio X aprofundam carisma salesiano no Equador
Em: 19/11/2024
Por: Eduardo Schmitz
Categorias: Portal Notícia
A Escola Salesiana de Acompanhamento Integral (ESAI) reúne, desde 4 de novembro, 28 participantes de diversos países da América Latina em Quito, no Equador. Entre eles estão três representantes da Inspetoria São Pio X, que participam de uma experiência formativa baseada na vida de Dom Bosco e na vivência oratoriana.
Experiência formativa e objetivo da ESAI
A iniciativa tem como objetivo oferecer aos participantes uma experiência pessoal e comunitária fundamentada no acompanhamento integral inspirado por Dom Bosco. A metodologia parte de uma fórmula conhecida como “3 + 4 = 7“, que combina o acompanhamento pessoal, grupal e ambiental com os pilares oratorianos de casa, igreja, escola e pátio. Esses elementos são integrados aos dinamismos salesianos como providência, graça da unidade, espírito de família, Maria Mestra, alegria e santidade, otimismo cristão e salvação da juventude.
Além das formações teóricas, a dinâmica da Escola inclui um caderno de Bitácora, no qual os participantes registram reflexões, e um cofre simbólico para guardar “riquezas”, representadas por palavras e frases significativas. Na etapa atual, os participantes revisitam figuras históricas que marcaram a trajetória de Dom Bosco, como Mamãe Margarida, Dom Calosso, Dom Cottino e Dom Malória, amigos, Luís Comolo, José Cafasso, Marquesa de Barolo, Teólogo Borel. Na última semana da escola serão vistas as referências a São Filipe Neri, São Carlos Borromeu, Santo Afonso Maria de Ligório, Santo Inácio de Loyola e São Francisco de Sales.
Participação dos representantes do sul do Brasil

Da Inspetoria São Pio X, participam padre Assis Moser, padre Tarcizio Paulo Odelli e Gilson de Oliveira Cardoso. Para Cardoso, a ESAI tem sido uma oportunidade única de aprofundar o carisma salesiano. “A Escola tem por objetivo oferecer uma experiência formativa baseada no caminho de Dom Bosco ‘acompanhado-acompanhante’. Têm sido dias de convivência fraterna, aprendizado e aprofundamento da missão”, afirmou.
O padre Assis Moser destacou a relevância do momento para o crescimento pessoal e missionário. “A Escola tem sido um tempo de reflexão, oração pessoal e comunitária. Tudo me ajuda a crescer na espiritualidade juvenil salesiana. Sou grato à Inspetoria e à equipe que proporciona essa oportunidade.”
Já o padre Tarcizio Odelli enfatizou a importância do exercício de revisitar as figuras que marcaram a vida de Dom Bosco para refletir sobre sua própria trajetória. “Está sendo um tempo propício para espelhar-me nesses personagens e rever minha história, identificando as pessoas que me acompanharam ao longo da vida.”
Continuidade da formação
A ESAI, que encerra sua primeira etapa no dia 23 de novembro, terá continuidade no próximo ano.


Buscar
Posts Recentes
Quarta-feira de Cinzas: um chamado à conversão e à renovação da fé
em 19/02/2026
Ler mais
Preparar para Educar com Excelência
em 19/02/2026
Ler mais
Comissão Inspetorial de Pastoral debate caminhada para o triênio 2026-2028
em 18/02/2026
Ler mais
Primeira formação do ano reúne educadores do Novo Lar para refletir a Campanha da Fraternidade e o compromisso de ser casa que acolhe
em 18/02/2026
Ler mais
Dia da Camisa de Time promove integração no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no ISAS
em 13/02/2026
Ler mais
Semana Pedagógica do ISAS fortalece a missão salesiana e prepara educadores para 2026
em 13/02/2026
Ler mais
2ª Oficina de Férias Dom Bosco promove desenvolvimento, convivência e espiritualidade entre crianças do ISAS
em 13/02/2026
Ler mais
Inspirado pela Dilexit Nos, Café de Acolhida aos Educadores do ISAS promove encontro de humanidade e presença
em 13/02/2026
Ler mais
Projeto Missionário de Adultos em Curitiba fortalece presença evangelizadora no território do Parolin
em 12/02/2026
Ler mais
Coordenações da AMJ Paraná 2026 reúnem-se em Ponta Grossa para planejamento da missão
em 11/02/2026
Ler mais





