Pastoral Juvenil Salesiana avalia ações e traça prioridades para o próximo período
Pastoral Juvenil Salesiana avalia ações e traça prioridades para o próximo período

Pastoral Juvenil Salesiana avalia ações e traça prioridades para o próximo período

Em: 09/12/2024

Por: Eduardo Schmitz

Categorias: Vocacional Notícia


A equipe inspetorial de Pastoral Juvenil Salesiana (e-PJS), a equipe de Comunicação Social (e-CS) e o Observatório Salesiano de Juventudes (OSJ) se reuniram em Penha/SC, de 4 a 8 de dezembro, para um encontro de avaliação e planejamento. Participaram membros das equipes, delegados e coordenadores inspetoriais da Animação Vocacional, Animação Missionária, Articulação da Juventude Salesiana (AJS) e comunicação, além de referenciais estaduais da PJS, o inspetor salesiano e o delegado inspetorial da PJS.

Reflexão sobre o futuro e temas pastorais

O encontro debateu a meta de onde a Pastoral Juvenil Salesiana pretende chegar em 2031, com foco em objetivos estratégicos. Também foram avaliados os próximos passos, incluindo eventos prioritários, temas pastorais e o calendário do próximo ano.

A formação sobre “Habitar a cultura e a vida dos jovens“, conduzida por Patrícia Vieira, do Observatório Salesiano de Juventudes, foi um dos destaques. Além disso, o Documento Final do Sínodo da Juventude Salesiana 2024 foi estudado com o apoio de Lucas Diel, representante da inspetoria no sínodo realizado em Turim. O encontro contou com a avaliação das ações e processos da PJS, do Observatório Salesiano de Juventudes e da e-CS.

Avaliações e transição na coordenação da PJS

Um momento marcante foi a Missa na sexta-feira (6 de dezembro), presidida pelo padre Ademir Ricardo Cwendrych, inspetor salesiano. Durante a celebração, padre Sérgio Ramos de Souza, delegado inspetorial da PJS, agradeceu pelo ciclo vivido na coordenação da pastoral. “Não é uma questão de cargo, mas sim de animação e serviço”, afirmou o padre Sérgio, ao enfatizar a missão pastoral. Ele também destacou o companheirismo da equipe e sua gratidão à congregação pelas experiências vividas.

Desde o início de 2024, a PJS vive uma transição para um modelo de responsabilidades partilhadas. Mais recentemente aconteceu a nomeação do padre Diego da Silva como próximo delegado da PJS. O processo de transição acontecerá ao longo de 2025.

O encontro reafirma o compromisso com a animação juvenil, o planejamento estratégico e a formação para o acompanhamento da juventude salesiana.

Comentar

Acompanhe as últimas notícias pelo nosso grupo do WhatsApp

Fique por dentro

Entrar no Grupo