Quais os desafios da juventude de hoje?
Quais os desafios da juventude de hoje?

Quais os desafios da juventude de hoje?

Em: 20/01/2022

Por: raphael

Categorias: Sem categoria


A juventude de hoje vive uma constante busca. Entretanto, esta vai desde o conhecimento melhor de si mesmo, até    às necessidade de realização pessoal, ao relacionamento com o outro e com Deus.

Porém, o jovem quer superar seus limites, busca constantemente sua independência e se revolta com os males da sociedade. O jovem tem dentro de si  desejo de transformar o mundo, no entanto nem sempre sabe como agir. 

Entre o estudo e o trabalho são muitos os desafios da juventude de hoje. Portanto, vamos refletir um pouco sobre alguns deles.

O relativismo moral e religioso 

Um dos maiores desafios que a juventude de hoje enfrenta é o relativismo. Afinal, seja na escola ou na faculdade, em livros, na internet, enfim, por todos os lados o relativismo moral e religioso é divulgado de forma discreta de maneira a ganhar o jovem. 

Os relativistas tentam fazer com que a juventude acredite que não existem verdades absolutas. De modo que, aquilo que é verdade para uma pessoa pode não ser verdade para a outra.

Contudo, nisto encontramos um problema grave, pois pecado sempre será pecado. Portanto, aquele que acredita e acaba seguindo este pensamento relativista cria suas próprias verdades, muitas vezes em discordância com a verdade da Palavra de Deus. 

Essas verdades inventadas, baseadas nos seus próprios interesses, satisfazem seus desejos. Por isso, essas atitudes acabam por criar pessoas egocêntricas, que pensam apenas em si mesmas, sem moral e certamente distante de Deus.

Desse modo, a Palavra de Deus nos alerta:

“Nota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um período difícil. Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus, ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão a realidade. Dessa gente, afasta-te!” (2Timóteo 3,1-5)

A inversão de valores da juventude de hoje

Tradições e valores morais e religiosos conduzem geração a geração. No entanto, a juventude de hoje encontra-se numa sociedade onde muitas vezes fica diante de situações onde os valores estão invertidos.

Aquilo que é certo é tido como errado enquanto que o errado é considerado como o certo. 

Contudo, a aceitação da inversão de valores contribui para a deturpação da ética, do conjunto de valores morais e cristãos. 

Isso tudo pode nos afetar consideravelmente, afinal é por meio dos reais valores que decidimos o que queremos, o que devemos e o que podemos fazer.   

As consequências da inversão de valores estão por toda parte. Um exemplo pode ser nas escolas. 

Antigamente os professores eram mestres a quem se devia todo respeito. Atualmente, são muitas as agressões que alunos cometem contra os professores.  

Neste sentido, a juventude de hoje precisa combater esta realidade e resgatar o sentido verdadeiro dos valores.

A banalização da sexualidade

Vivemos em uma sociedade onde grande parte das pessoas está cada vez mais sexualizada. 

A juventude de hoje é induzida a viver em função do sexo, a pensar que a sexualidade é algo tão importante, que precisa ser explorado precocemente. Portanto, desta maneira são estimulados a desenvolverem sua vida sexual antes de tempo. 

O resultado disso é visto: gravidez precoce, abusos e pessoas que respeitam cada vez menos a vida e o seu próprio corpo e dos outros. 

Sendo assim, enquanto devemos respeitar nosso corpo como templo do Espírito Santo, o que vemos são jovens que induzidos por filmes, séries, novelas, etc perdem sua inocência e pureza.

Portanto, é urgente que a juventude de hoje resgate a compreensão de que o sexo é uma bênção concedida aos humanos por Deus, como um complemento da vida conjugal. 

Ou seja, o sexo é um complemento do amor entre duas pessoas que devidamente casadas se tornam uma só, e por meio do qual se tornam continuadores da criação divina. 

Por isso, a Palavra de Deus afirmou:

“Por isso, o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne” (Gênesis 2,24).

Desta maneira, a juventude de hoje precisa filtrar o que vê. Afinal, o pecado começa pelos olhos e ocupa a mente com coisas que o afastam de Deus. 

A juventude de hoje pode confundir liberdade com libertinagem

Um dos grandes desafios dos jovens é não saber lidar com a liberdade e assim confundi-la com a libertinagem.

Liberdade é ser capaz de escolher entre o bem e o mal, é não ser escravo do pecado, dos vícios, de bebedeiras, de ou qualquer coisa que nos afaste de Deus. 

Por sua vez, uma pessoa libertina é aquela que se entrega livremente e sem pudor aos prazeres da vida.

Por isso, a juventude de hoje precisa saber usar bem a sua liberdade para não se tornar um escravo do pecado. Afinal, o pecado pode trazer consequências que nos atingem por toda a vida.  

Se você quer descobrir como falar de Deus para os Jovens leia aqui

Comentar