Sacramentos: o que são e como vivê-los bem
Sacramentos: o que são e como vivê-los bem

Sacramentos: o que são e como vivê-los bem

Em: 21/12/2021

Por: raphael

Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia


Aprofundar o conhecimento sobre os Sacramentos é algo que muitos católicos não tiveram a oportunidade de fazer, seja por falta de tempo ou de oportunidades formativas.

Conhecer melhor os sacramentos nos faz crescer na fé católica e em nossa experiência com o mistério, que vivenciamos em cada um deles.

O Espírito Santo permanece na Igreja, ela “é o grande sacramento da comunhão divina que reúne os filhos de Deus dispersos”. A igreja é o Fidei Depositum, o depósito da fé, nela estão contidos os sacramentos.

De antemão, queremos te dizer que este texto foi feito para você que deseja conhecer melhor os sacramentos e viver bem cada um. Faça bom proveito deste conteúdo.

O que é um sacramento?

A palavra sacramento tem sua origem na palavra latina “Sacramentum”, que por sua vez, tem origem na palavra grega “Mysterion”. Desse modo, a palavra sacramento significa, a partir da sua origem grega, mistério.

No número 1161 do Catecismo da Igreja Católica, encontramos a seguinte definição sobre sacramento: 

“Os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, pelos quais nos é dada a vida divina. (CIC 1161)

O Sacramento é um sinal visível de uma graça invisível, é o sinal que podemos ver de uma realidade oculta da salvação, o mistério.

Portanto, aprender mais sobre o que são os sacramentos é algo bastante importante para a vivência da fé. Afinal, quando conhecemos melhor o que estamos vivendo, mergulhamos mais no mistério de cada sacramento.

Desse modo, precisamos aprofundar, através do Catecismo da Igreja Católica e de outros documentos do Magistério da Igreja, o que são os Sacramentos

.

Os sacramentos no Catecismo da Igreja Católica

Este documento é um verdadeiro manual de instruções doutrinária da Igreja Católica. Separamos algumas frases sobre sacramento para você:

“Os sacramentos são sinais sensíveis (palavras e ações), acessíveis à nossa humanidade atual.” 1084

“Na liturgia, o Espírito Santo é o pedagogo da fé do povo de Deus, o artífice das «obras-primas de Deus» que são os sacramentos da Nova Aliança” 1091

“Toda a ação litúrgica, especialmente a celebração da Eucaristia e dos sacramentos, é um encontro entre Cristo e a Igreja” 1097

“Toda a vida litúrgica da Igreja gravita em torno do sacrifício eucarístico e dos sacramentos” 1113

“Cristo dispensa nos sacramentos, porque «o que no nosso Salvador era visível, passou para os seus mistérios»”1115

Tenha fé no mistério

A atitude mais importante para a vivência dos Sacramentos é a Fé. Eles fazem parte de um grande mistério que Cristo deixou para sua Igreja.  Afinal, receber cada sacramento, com fé e piedade, é um ato que nos introduz no mistério de Cristo.

A fé abre os nossos olhos sobrenaturais, que nos permitem enxergar aquilo que é invisível aos olhos humanos. Um sacramento é um sinal de uma graça invisível, de um mistério, precisamos de fé para vivê-los.

Participar de um sacramento sem fé, pode diminuir a qualidade da nossa experiência. Enquanto vivemos com fé, realizamos belíssimas experiências com o Divino.

Conhecer o que estamos celebrando

Vimos que ter fé é bastante importante para vivermos bem os sacramentos. No entanto, por outro ângulo, conhecer o que está sendo celebrado é fundamental para a experiência vivenciada nos sacramentos. 

Precisamos conhecer aquilo que estamos vivenciando pela fé, nunca de modo completo, pois isto é impossível para o mistério. Contudo, podemos conhecer mais sobre a nossa fé e aquilo que estamos celebrando.

Conhecer mais a espiritualidade e o que a Igreja diz sobre cada sacramento, nos ajuda a viver com mais fé cada um deles.

Podemos nos deter a estudar o Catecismo  da Igreja Católica e tantos outros documentos da Igreja. Eles podem nos ajudar a aprofundar nosso entendimento sobre cada um dos sacramentos.

Alimentar a razão e a inteligência com conteúdos de fé nos faz crescer enquanto católicos e cristãos. Muitos fiéis vivem os sacramentos sem ao menos saber o que está acontecendo.

Por exemplo, muitos católicos não compreendem a celebração eucarística. Eles não conhecem a riqueza e o mistério de cada momento do rito da santa missa. Podem até viver com fé a celebração, mas se conhecessem melhor o que está sendo vivenciado, poderiam estar mais mergulhados na riqueza do momento.

O Catecismo da Igreja Católica é um compêndio doutrinal que pode ajudar bastante os católicos a aprofundarem seus conhecimentos nos sacramentos.

Existem ainda outros documentos e exortações que tratam dos sacramentos como: Sacramentum Caritatis (Eucaristia), Amoris Laetitia (Matrimônio), Presbyterorum ordinis (Ordem), e tantos outros documentos do Magistério da Igreja.

Para viver melhor os sacramentos, precisamos alimentar a nossa fé e conhecer melhor o mistério celebrado.

Quer saber também como equilibrar trabalho e vida paroquial ? Acesse aqui e descubra!

Comentar