

Sacramentos: o que são e como vivê-los bem
Em: 21/12/2021
Por: comunicacao
Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia
Aprofundar o conhecimento sobre os Sacramentos é algo que muitos católicos não tiveram a oportunidade de fazer, seja por falta de tempo ou de oportunidades formativas.
Conhecer melhor os sacramentos nos faz crescer na fé católica e em nossa experiência com o mistério, que vivenciamos em cada um deles.
O Espírito Santo permanece na Igreja, ela “é o grande sacramento da comunhão divina que reúne os filhos de Deus dispersos”. A igreja é o Fidei Depositum, o depósito da fé, nela estão contidos os sacramentos.
De antemão, queremos te dizer que este texto foi feito para você que deseja conhecer melhor os sacramentos e viver bem cada um. Faça bom proveito deste conteúdo.
O que é um sacramento?
A palavra sacramento tem sua origem na palavra latina “Sacramentum”, que por sua vez, tem origem na palavra grega “Mysterion”. Desse modo, a palavra sacramento significa, a partir da sua origem grega, mistério.
No número 1161 do Catecismo da Igreja Católica, encontramos a seguinte definição sobre sacramento:
“Os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, pelos quais nos é dada a vida divina. (CIC 1161)
O Sacramento é um sinal visível de uma graça invisível, é o sinal que podemos ver de uma realidade oculta da salvação, o mistério.
Portanto, aprender mais sobre o que são os sacramentos é algo bastante importante para a vivência da fé. Afinal, quando conhecemos melhor o que estamos vivendo, mergulhamos mais no mistério de cada sacramento.
Desse modo, precisamos aprofundar, através do Catecismo da Igreja Católica e de outros documentos do Magistério da Igreja, o que são os Sacramentos
.
Os sacramentos no Catecismo da Igreja Católica
Este documento é um verdadeiro manual de instruções doutrinária da Igreja Católica. Separamos algumas frases sobre sacramento para você:
“Os sacramentos são sinais sensíveis (palavras e ações), acessíveis à nossa humanidade atual.” 1084
“Na liturgia, o Espírito Santo é o pedagogo da fé do povo de Deus, o artífice das «obras-primas de Deus» que são os sacramentos da Nova Aliança” 1091
“Toda a ação litúrgica, especialmente a celebração da Eucaristia e dos sacramentos, é um encontro entre Cristo e a Igreja” 1097
“Toda a vida litúrgica da Igreja gravita em torno do sacrifício eucarístico e dos sacramentos” 1113
“Cristo dispensa nos sacramentos, porque «o que no nosso Salvador era visível, passou para os seus mistérios»”1115
Tenha fé no mistério
A atitude mais importante para a vivência dos Sacramentos é a Fé. Eles fazem parte de um grande mistério que Cristo deixou para sua Igreja. Afinal, receber cada sacramento, com fé e piedade, é um ato que nos introduz no mistério de Cristo.
A fé abre os nossos olhos sobrenaturais, que nos permitem enxergar aquilo que é invisível aos olhos humanos. Um sacramento é um sinal de uma graça invisível, de um mistério, precisamos de fé para vivê-los.
Participar de um sacramento sem fé, pode diminuir a qualidade da nossa experiência. Enquanto vivemos com fé, realizamos belíssimas experiências com o Divino.
Conhecer o que estamos celebrando
Vimos que ter fé é bastante importante para vivermos bem os sacramentos. No entanto, por outro ângulo, conhecer o que está sendo celebrado é fundamental para a experiência vivenciada nos sacramentos.
Precisamos conhecer aquilo que estamos vivenciando pela fé, nunca de modo completo, pois isto é impossível para o mistério. Contudo, podemos conhecer mais sobre a nossa fé e aquilo que estamos celebrando.
Conhecer mais a espiritualidade e o que a Igreja diz sobre cada sacramento, nos ajuda a viver com mais fé cada um deles.
Podemos nos deter a estudar o Catecismo da Igreja Católica e tantos outros documentos da Igreja. Eles podem nos ajudar a aprofundar nosso entendimento sobre cada um dos sacramentos.
Alimentar a razão e a inteligência com conteúdos de fé nos faz crescer enquanto católicos e cristãos. Muitos fiéis vivem os sacramentos sem ao menos saber o que está acontecendo.
Por exemplo, muitos católicos não compreendem a celebração eucarística. Eles não conhecem a riqueza e o mistério de cada momento do rito da santa missa. Podem até viver com fé a celebração, mas se conhecessem melhor o que está sendo vivenciado, poderiam estar mais mergulhados na riqueza do momento.
O Catecismo da Igreja Católica é um compêndio doutrinal que pode ajudar bastante os católicos a aprofundarem seus conhecimentos nos sacramentos.
Existem ainda outros documentos e exortações que tratam dos sacramentos como: Sacramentum Caritatis (Eucaristia), Amoris Laetitia (Matrimônio), Presbyterorum ordinis (Ordem), e tantos outros documentos do Magistério da Igreja.
Para viver melhor os sacramentos, precisamos alimentar a nossa fé e conhecer melhor o mistério celebrado.
Quer saber também como equilibrar trabalho e vida paroquial ? Acesse aqui e descubra!
Buscar
Posts Recentes

Volta às aulas 2023 📚
Ler mais

Início das atividades do Programa Educando para a Vida
Ler mais

Formação continuada do Parque Dom Bosco
Ler mais

P. Sérgio Ramos de Souza nomeado Vice-Inspetor
Ler mais

Esporte e brincadeiras marcam colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Festa de Natal 2022
Ler mais

Entrega dos Certificados do curso Geração 2030
Ler mais

Auto de Natal encanta famílias
Ler mais

Parque Dom Bosco recebe certificação do Selo Social ciclo 2021/2022
Ler mais

Mostra de Talentos Parque Dom Bosco
Ler mais

Expo Geração 2030
Ler mais

Como ser um Jovem autêntico no mundo hoje?
Ler mais

Os 5 mártires Salesianos: conheça a história do Beato Francisco Kesy e seus Companheiros
Ler mais

ISAS recebe visita de voluntária Salesiana da Bolívia
Ler mais

Homenagens para as mamães no Colégio Salesiano Itajaí
Ler mais

Itinerário Zoologia – Passeio de estudos ao Zoológico de Pomerode: Conhecendo a vida selvagem de perto! 🦁🐾
Ler mais