Santo Antônio é realmente um santo casamenteiro?
Santo Antônio é realmente um santo casamenteiro?

Santo Antônio é realmente um santo casamenteiro?

Em: 08/06/2022

Por: raphael

Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia


Até para quem não é católico, o dia 13 de junho é marcado como o Dia de Santo Antônio, que é popularmente conhecido como o Santo casamenteiro. 

Porém, além dessa fama, Santo Antônio também é o padroeiro dos pobres e ajuda as pessoas a encontrarem objetos perdidos.

Mas você já se perguntou porque esse santo tão popular ficou conhecido por juntar casais ou interceder por quem quer encontrar o amor da vida?

Então, descubra neste post mais fatos sobre esse tão querido Santo casamenteiro. 

Muito além de um santo casamenteiro 

Fernando Bulhões é o real nome de Santo Antônio. Ele nasceu por volta do ano 1.195 em Lisboa, Portugal. Durante a maior parte de sua vida foi um exímio pregador, ao mesmo tempo que era dedicado e caridoso com os mais pobres.

Tornou-se sacerdote na Ordem dos Frades Agostinhos, onde passou a maior parte de sua vida religiosa. Santo Antônio viveu como místico e foi um frei com experiências radicais por Deus.

Era um ardente missionário, e por causa disso acabou conhecendo São Francisco, deixando a Ordem dos Frades Agostinhos para se tornar um Franciscano. 

Há muitos relatos sobre os milagres que o Frei Antônio teria realizado ainda em vida. Um deles, em certo domingo de Páscoa, bilocou-se (esteve em dois lugares ao mesmo tempo) na frente de centenas de pessoas.

Conta a tradição que Frei Antônio estava pregando na Catedral, quando na verdade esqueceu que deveria estar cumprindo um outro compromisso: entoar a  “Aleluia” na Missa que se celebrava naquele momento na Igreja do Convento franciscano.

Mas Antônio não queria ser desobediente, só que também não poderia sair correndo do púlpito. Foi então que  parou um pouco, calou-se como se estivesse retomando a respiração e, nesse momento, foi milagrosamente visto no Coro de seu convento, entoando o “Aleluia”. 

Em seguida, todos notaram a presença do Frei Antônio e a notícia espalhou-se pela região. 

Da mesma forma, há centenas de milhares de relatos de milagres grandiosos realizados por Santo Antônio, entre eles a ressurreição de um morto, a capacidade de impedir tempestades, a cura de diversas doenças, entre tantos outros fatos. 

E foi por causa de um milagre que também criou-se a fama de ser um santo casamenteiro. 

Leia também: Santo Antônio e a sua importância na Igreja 

Santo Antônio: por que um santo casamenteiro?

Você já deve ter ouvido o ditado: “a primeira impressão é a que fica. Então, foi justamente por causa de um de seus  primeiros milagres que Santo Antônio ganhou a fama de casamenteiro. 

Primeiramente, porque Frei Antônio, ainda em vida, se compadecia, com muita frequência, dos sofrimentos dos mais pobres. Depois de sua canonização, ainda continua a interceder pelos pequeninos do reino. 

Certa vez, uma moça de família muito pobre, precisava muito do dinheiro de seu dote para casar, o que era uma exigência na época, mas era impossível devido a sua origem. 

Desesperada,  a moça ajoelhou aos pés de uma imagem de Santo Antônio pedindo confiante que o santo providenciasse o dinheiro que ela precisava. 

Assim, conta a tradição que Santo Antônio apareceu naquele momento e lhe entregou um bilhete que dizia para procurar um certo comerciante que ele lhe daria a quantidade de moedas que valesse o peso daquele bilhete de papel. 

Ela foi ao encontro do comerciante e entregou o bilhete. O homem pouco se importou, pois achou que aquele papel não pesava quase nada. 

Mas, para a surpresa de todos que estavam ali,  o peso do bilhete valeu 400 escudos de prata, exatamente o que a moça precisava! 

Na mesma hora, o comerciante lembrou-se de que havia feito uma promessa para Santo Antônio que lhe daria 400 escudos, mas que nunca havia pago. Então, segundo a tradição, Santo Antônio foi cobrar ao homem. 

E assim surgiu a fama de que Santo Antônio resolve conflitos amorosos. 

O bolo e pães de Santo Antônio

Há uma antiga tradição nas festas juninas e nas paróquias em que Santo Antônio é o padroeiro de servir o tal “bolo de Santo Antônio”.

Algumas histórias afirmam que a pessoa que comer um pedaço do bolo abençoado aumenta as chances de achar alguém para um relacionamento sério ainda no mesmo ano. 

Em alguns lugares, é coloca-se até mesmo uma medalhinha de Santo Antônio no bolo e, quem a encontra, também tem grandes chances de achar um par para toda a vida! 

Há ainda a tradição dos pães de Santo Antônio

Em muitas localidades, as paróquias distribuem pães abençoados no dia de Santo Antônio que também simbolizam a fartura, a fraternidade e o cuidado com os pobres. 

Muitos fiéis colocam esses pães bentos nos sacos (vasilhas, latas e potes) de farinha, arroz e de outros alimentos, com a fé de que nunca lhes faltará o que comer.

Oração a Santo Antônio

Independente de suas intenções a São Antônio; seja para encontrar um parceiro para constituir uma família e concretizar o sacramento do matrimônio; seja por uma dificuldade financeira ou para encontrar pequenas coisas perdidas; o que vale é a sua oração sincera a esse santo tão poderoso. Por isso, peça a valiosa intercessão desse santo rezando: 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

“Eis aqui a Cruz do Senhor. Fugi, potestades inimigas! O Leão de Judá, descendente de Davi, tem vencido. Aleluia!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Eis aqui a Cruz do Senhor. Fugi, potestades inimigas! O Leão de Judá, descendente de Davi, tem vencido. Aleluia!

A vós, Antônio, cheio de amor a Deus e aos homens, que tiveste a sorte de estreitar entre teus braços ao Menino-Deus, a ti cheio de confiança, recorro na presente tribulação que me acompanha (diga o problema que o aflige).

Peço-te também por meus irmãos mais necessitados, pelos que sofrem e pelos oprimidos, pelos marginalizados e aqueles que, hoje, mais necessitam de sua proteção. Fazei com que nos amemos todos como irmãos e que, no mundo, haja amor e não ódio. Ajudai-nos a viver a mensagem de Cristo.

Vós, em presença do Senhor Jesus, não cesses de interceder a Ele, com Ele e por Ele a nosso favor ante o Pai. Amém.”

Comentar