Vocação: graça de Deus e nossa missão.
Em: 18/08/2023
Por: Centro Educacional Dom Bosco
Categorias: Sem categoria
“Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). Foi assim que Igreja no Brasil quis motivar os fiéis a viverem este ano vocacional. O lema nos inspira a olhar para a dimensão vocacional pelas óticas da escuta, reconhecimento e impulso que o encontro com a pessoa de Jesus pode causar na vida de uma pessoa. De fato, assumir a própria vocação, seja ela qual for, é atitude de quem sente o próprio coração ardendo pela experiência com Jesus e coloca-se sempre a caminho do seu próximo, dos que precisam, dos que ainda não conhecem a ternura e o amor de Deus.
Junto a isso, também somos guiados pelo tema que nos lembra que a vocação é uma graça, um presente de Deus, e uma missão, uma tarefa a ser assumida como compromisso de vida. Assim, nos damos conta de que não basta o chamado de Deus na nossa vida. Ele nos criou na liberdade e, por isso, viver a própria vocação e realizar-se plenamente é fruto de uma escolha livre e consciente de cada pessoa.
Desta forma, se delineia a provocação que este ano vocacional faz, não só para cada cristão em particular, como também para as comunidades eclesiais, pastores, educadores, grupos e movimentos pastorais, escolas e centros sociais e, também, para cada família. É missão da Igreja, das famílias, das pessoas que já descobriram a sua vocação, ajudar os que ainda estão buscando o seu caminho, especialmente os adolescentes e jovens de suas comunidades. Isso é criar uma cultura vocacional!
E, este mês de agosto, é uma bela oportunidade de evidenciar a riqueza das vocações, com toda sua beleza e desafios. Somos convidados a olhar para o chamado que Deus faz a todos, sem distinção, mas também, a pensar e propor as vocações específicas, que são as diferentes formas de viver o mesmo projeto de vida e felicidade. Por isso, a cada semana lembramos de uma vocação: ministérios ordenados – diáconos, padres e bispos; matrimonial; religiosa; leiga – cristãos engajados na vida eclesial – e missionária.
Nas vocações específicas, cada um serve ao seu modo, na riqueza da sua vocação pessoal. E todas as vocações juntas formam o mais belo mosaico na cooperação para a construção do Reino de Deus já aqui na terra.
Assumamos juntos o compromisso de rezar, trabalhar e cuidar das vocações. O Senhor da Messe e Pastor do rebanho jamais deixará faltar os seus dons entre nós. Cabe a nós sabermos identificar, incentivar e cultivar todo sinal de vocação que brote nas nossas famílias. Que este ano e mês vocacionais fortaleçam e motivem sempre mais nossas comunidades no empenho pelas vocações, pois “a messe é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Mt 9, 37).
Escrito por: P. Diego da Silva, sdb
Buscar
Posts Recentes
Jovens missionários iniciam projeto do GIAM em Itajaí (SC)
em 13/01/2025
Ler mais
Jovens e adultos participam de projetos missionários no sul do Brasil e Uruguai
em 13/01/2025
Ler mais
Celebração Eucarística marca envio de missionários leigos para projetos em São Joaquim e Guarapuava
em 08/01/2025
Ler mais
Missionários são enviados em celebração em Ponta Grossa
em 08/01/2025
Ler mais
Cardeal Ángel Fernández Artime é nomeado Pro-Prefeito de Dicastério no Vaticano
em 06/01/2025
Ler mais
Estreia 2025 é lançada: acesse o documento
em 02/01/2025
Ler mais
Faculdade Dom Bosco e CNBB Sul 3 articulam parceria para auxílio a atingidos por enchente
em 26/12/2024
Ler mais
Formatura do Ensino Médio/2024
em 23/12/2024
Ler mais
Celebração de envio PMJ 2025
em 23/12/2024
Ler mais
IV Natal Iluminado em Viamão emociona e reúne a comunidade em noite de celebração e solidariedade
em 23/12/2024
Ler mais