Semana Santa e o Jovens: como viver com profundade este mistério
Semana Santa e o Jovens: como viver com profundade este mistério

Semana Santa e o Jovens: como viver com profundade este mistério

Em: 31/03/2023

Por: raphael

Categorias: Portal Blog


“Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te mode­lo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade.” (I Tim 4,12).

Vemos neste direcionamento de São Paulo ao jovem Timóteo, que a vivência sincera do Evangelho é também esperada pelos jovens. Durante a Semana Santa, apesar de seus poucos anos vividos, o jovem tem capacidade de chegar a uma profunda vivência dos mistérios deste tempo.

Mas, qual o significado da Semana Santa? E, em especial, para nós jovens?

Já em sua primeira Audiência Geral dedicada à Semana Santa, o Papa Francisco nos sugeriu alguns caminhos ao questionar: “O que significa seguir Jesus no seu caminho no Calvário rumo à Cruz e à Ressurreição?” (Cf. PAPA FRANCISCO – AUDIÊNCIA GERAL, 27 de Março de 2013).

Em resposta a tal pergunta nosso Papa diz que, na Semana Santa, “vivemos o ápice deste caminho…, que atravessa toda a história das relações entre Deus e a humanidade”.

Então, com esse desejo de viver profundamente os mistérios da nossa fé, convidamos você para mais uma leitura. Leia e reflita junto conosco!

O jovem encontra em Cristo uma verdadeira amizade

O jovem em sua essência é chamado à amizade! Por isso, uma das maneiras mais significativas para a juventude se aproximar do mistério de Cristo é vê-Lo como o seu Senhor, Salvador e também como amigo.

O próprio Jesus declarou: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai” (Jo 15,15).

Nos seus dias com os apóstolos, Jesus fazia-se próximo e demonstrava sua amizade e intimidade  ao revelar o plano salvífico de Deus para a humanidade. 

É com os apóstolos que Cristo faz a Sua Última Ceia. Também, são os apóstolos que Cristo convida para viver um dos momentos mais agonizantes de sua missão no horto das oliveiras.

Nas leituras da Semana Santa, percebemos como Cristo demonstra a confiança que deposita em seus amigos. Ele também confia em cada jovem e abre seu Sagrado Coração dando-se a conhecer a quem Dele se aproxima.

Um dos períodos litúrgicos em que o jovem pode ver expressamente a amizade que Deus deseja ter com ele é durante a Semana Santa.

Leia também sobre a Humildade: como e por que cultivar essa virtude.

Uma fonte para matar sua sede de amor

São diversas as maneiras em que o jovem pode sentir-se atraído para viver os mistérios da Semana Santa.

Ao perceber que alguém o ama desmedidamente, apesar de sua inconstância juvenil, sente despertar no seu coração de jovem contrição e gratidão. Todo jovem, por ser humano, tem em seu coração o infinito desejo de ser amado e de viver um grande amor.

O jovem deseja aventurar-se nos mais altos padrões de afeto.

Sempre em busca de amores intensos e verdadeiros, ao deparar-se com o amor avassalador de Nosso Senhor na Cruz é praticamente inevitável não se sentir chamado a correspondê-lo.

A Semana Santa é a revelação do maior e mais verdadeiro amor que pode existir na história humana, e ao ser vivido de perto e com sinceridade de coração, dá sentido a toda busca do jovem por amor.

O jovem, para viver a Semana Santa, precisa de renúncia

É preciso estar perto, próximo e lutar contra todas as distrações próprias da essência juvenil.

Se um jovem deseja conhecer e vivenciar de todo coração a Semana Santa, é preciso antes de tudo renúncia para que possa aproximar-se dos mistérios narrados.

A mente e o coração do jovem são cada dia mais assaltados por várias distrações. Sendo assim, o objetivo destas é afastá-los de Deus, como se dissesse a eles: “não se preocupe, aproveita a vida porque ainda tens tempo…”. Mentira!

O jovem atual trava um verdadeiro combate ao dar passos em direção a uma vivência maior e mais sincera da fé. Não faltam programas, convites e entretenimento para tirá-los de uma experiência profunda com o amor de Deus.

Confira também: Dom Bosco e a missão dos jovens no mundo de hoje.

A Semana Santa é camuflada por vários atrativos mundanos que a fazem parecer apenas um feriadão.

Mas quando um jovem consegue ser assíduo nas celebrações e vivenciar a Semana Santa como ela é, nunca mais a trocará por qualquer outra atividade. Pois encontrará nela o centro de sua existência, um grande vigor e o motivo de uma alegria que não acaba depois de um momento de diversão.

A Semana Santa também requer recolhimento

É preciso também que o jovem possa desfrutar de momentos de silêncio e recolhimento.

Diante de uma sociedade barulhenta e de muitas vozes em seu interior, aprender a recolher-se faz com que se experimente com maior profundidade os mistérios da Semana Santa.

Trazer para a sua realidade os ensinamentos da Semana Santa.

Uma forma profunda para o jovem viver a Semana Santa é associar as próprias lutas de sua vida com os sofrimentos de Cristo.

Algumas perguntas podem ser feitas como forma de reflexão e conversão. Tais como:

“Qual é a minha missão ao vir ao mundo? O que aprender com São Pedro diante de sua negação? Quais os motivos que tenho para, assim como Jesus, levantar diante de cada queda? Como vencer as tentações?”

Ao trazer para a sua realidade os ensinamentos da Semana Santa, os jovens podem encontrar na entrega de Cristo o sentido para suas dores. Assim como, um jeito intenso e todo novo de viver.

Portanto, é meditando os mistérios da Semana Santa que a juventude vivencia com profundidade este Tempo da Igreja. É contemplando na forma como se celebra a liturgia, e também na vivência com os irmãos, que tudo ganha força e sentido.

Seja caridade com os jovens e os necessitados do mundo. Faça a sua doação!

Comentar