Dom Bosco e a missão dos jovens no mundo de hoje.
Dom Bosco e a missão dos jovens no mundo de hoje.

Dom Bosco e a missão dos jovens no mundo de hoje.

Em: 04/11/2022

Por: comunicacao

Categorias: Vocacional Blog


Se Dom Bosco pudesse resumir em uma única palavra a mais importante mensagem que ele deixaria à juventude… Qual seria ela? 

Com certeza, apostamos que seria santidade!

Dom Bosco deixou muitas lições importantes aos jovens, grandes conselhos, mas se tentássemos resumir o seu esforço missionário diríamos isso. Converter e direcionar ao céu todos os que encontrar, especialmente os jovens.

Da mesma forma, todos os seus ensinamentos almejavam isso: que no Oratório de Dom Bosco todos os jovens pudessem conhecer, amar e proclamar as Sagradas Escrituras com alegria e firmeza.

A missão dos jovens é levar essa mensagem ao mundo de hoje, com a mesma doçura e firmeza de Dom Bosco, a santidade é para todos e o único caminho para a salvação.

Foi justamente isso o que o jovem rico ouviu ao perguntar a Jesus: “Que me falta ainda?” Respondeu Jesus: “Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!”.

Vamos nessa? Entender mais sobre o que nos falta para seguir com a nossa missão como jovem nos dias de hoje?

APROVEITE A LEITURA!

Jovem, qual é a nossa missão?

Motivar, orientar, formar e, enfim, a missão da juventude é proporcionar ao mundo a oportunidade de ter um encontro pessoal com Jesus Cristo. É com a força da juventude que a Igreja pode responder ao chamado de Deus, construindo a civilização do amor.

“Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo” (Atos 1,8).

O mundo precisa de tua força

Esse tempo é um novo tempo! Um tempo de reconstrução, de despertar muitos que estão dormindo para viver a alegria do Espírito Santo. Logo, os jovens são chamados a assumirem um papel de protagonismo na missão da igreja.

“Amados jovens, é o vosso turno de ser as sentinelas da manhã, que anunciam a chegada do sol que é Cristo ressuscitado! (cf. MENSAGEM DO SANTO PADRE JOÃO PAULO II, JMJ 2002).

O mundo vive numa escuridão. Infelizmente, são muitos os que se tornaram surdos aos chamados de viver na presença do Senhor. Ora, não podemos nos desanimar com a indiferença daqueles que não disseram sim a Deus. Antes façamos o que nos pedem o Evangelho.

“Vós sois a luz do mundo…” (Mt 5, 14). Então, ilumine os corações do mundo de hoje! Através da fé que os homens precisam para abandonarem o medo, a insegurança e tudo que a escuridão traz.

Dom Bosco assumiu a missão de anunciar aos jovens uma nova vida e, ainda hoje, podemos tirar muitos ensinamentos para a juventude de hoje. Logo, como ele, todos os jovens devem assumir o seu papel importante para a missão da Igreja.

O importante papel de anunciar o encontro pessoal com Cristo que ilumina a vida com uma nova luz.

Jovem, fale de um Deus que está dentro de você

Com seu modo juvenil testemunhando um Deus que é real dentro deles, não de um Deus que está fora. O mundo está buscando o sentido da vida fora, mas é no nosso interior que se encontra a verdadeira alegria.

Então, assim como Dom Bosco, quando chegou em Turim, logo buscou pregar a verdade com alegria, doçura e também firmeza. Com isso, muitos jovens puderam sair ociosidade, da perversão e de uma vida sem sentido.

Sejam santos, sejam vocês mesmos

Viver esse protagonismo através de uma vida de santidade e missionária não é assumir um novo estilo de vida. De fato não! É ser jovem de verdade. Dom Bosco mostrou a verdade de que não há maior alegria de viver com Jesus, de servi-Lo e amá-Lo.

O jovem precisa ser ele mesmo, vivendo uma verdadeira alegria e amando a Jesus Cristo. A sua importante mensagem é mostrar ao mundo e aos outros jovens que nem sempre há muito tempo para a conversão.

Só temos o HOJE para acolher Jesus e viver a verdadeira felicidade ainda aqui, neste mundo.

Conclusão…

Jovens, amados jovens, esse é o vosso turno de anunciar! Sejam vocês e não deixem que o mundo vos confunda. Sois fortes!

“Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a Palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno” (1 Jo 2, 14).

Então, com a mesma alegria de Dom Bosco, ide ao mundo e iluminai os corações dos homens para que eles vejam a Deus.

Já que você chegou até aqui. FALE CONOSCO e aproveite para NOS AJUDAR a levar a Palavra de Deus ao mundo através de nossas obras!

Comentar